6 de abril de 2017

LIESA declara: Portela e Mocidade Independente são as campeãs do Carnaval 2017.

Fonte: http://www.srzd.com

Em plenária realizada na Liesa, nesta quarta-feira (05/03), com os presidentes das escolas de samba do Grupo Especial do Rio de Janeiro foi votado sobre o título do Carnaval 2017 ser dividido entre a Portela e a Mocidade. A votação foi: 7 a favor, 5 abstenções e 1 contra.

O site SRzd obteve detalhes da reunião. Ao contrário do que se possa imaginar a plenária transcorreu sem brigas ou elevação de voz. O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, colocou em votação o destino do Carnaval 2017 num modelo em que as 13 escolas poderiam escolher 3 opções: Abstenção, Mocidade e Portela. O único voto para Portela foi dado pelo presidente Luis Carlos Magalhães. Daí para frente o placar foi definido assim: 7  a favor (Vila Isabel, Grande Rio, União da Ilha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira e São Clemente), 5 abstenções (Imperatriz, Beija-Flor, Império Serrano, Unidos da Tijuca e Salgueiro) e 1 só a própria Portela votou contra.

O presidente da Liesa, Jorge Castanheira, recebeu os jornalistas que estavam presentes na sede da Liga Independente das Escolas de Samba. Nesta quinta(6), a Portela irá se pronunciar numa entrevista coletiva que será realizada no seu barracão na Cidade do Samba.

A Mocidade havia conquistado o vice-campeonato com 269,8 pontos,  apenas um décimo atrás da campeã, Portela, que totalizou 269,9. Caso o julgador que cometeu o deslize tivesse dado nota dez para a agremiação de Padre Miguel, a mesma empataria com a Portela, sagrando-se campeã do Carnaval pelo quesito comissão de frente, em que a azul e branco perdeu um décimo.

A Mocidade solicitou a divisão do título, no último dia 23, sob o argumento que o erro de um jurado que, segundo a escola, custou o campeonato à Vila Vintém, não poderia punir a agremiação.

A Mocidade identificou no julgador Valmir Aleixo o responsável pelo problema, já que ele usou material inadequado para avaliar o quesito Enredo. Aleixo deu um 9,9, e justificou a penalização por um décimo na ausência de um destaque de chão que não constava no caderno Abre Alas que serviu como roteiro oficial de desfile.

Com o resultado do colegiado na plenária da Liesa, a Mocidade Independente de Padre Miguel conquistou seu sexto título (1979, 1985, 1990, 1991, 1996 e 2017) rompendo um jejum de 20 anos sem vitórias no Carnaval.

Com isso, a Portela que também rompeu um longo jejum de 32 anos sem título, pela terceira vez seguida em seus títulos conquistados, terá que dividir o mesmo,  pois em 1984 foi campeã do sábado, sendo a Mangueira a campeã do domingo e a supercampeã, já em 1980 dividiu o título com a Imperatriz Leopoldinense e com a Beija-Flor, sendo em 1970 o último titulo ganho sozinho pela agremiação de Madureira.

Nenhum comentário: