A ordem de apresentação das 12 Escolas que integram o Grupo Especial do Carnaval Carioca foi definida em sorteio realizado no auditório da LIESA.
Antes, o presidente Jorge Castanheira reiterou que a vacinação da população contra a Covid 19 será fundamental para a realização do espetáculo, em julho de 2021.
Os Critérios do Sorteio:
Antes de dar início ao sorteio, que contou com a participação de diretores, conselheiros da entidade e representantes das 12 Agremiações, o presidente da LIESA, Jorge Castanheira, pediu que o plenário respeitasse um minuto de silêncio em homenagem a Farid Abrão David, sócio-fundador da entidade, ex-presidente da Beija-Flor de Nilópolis e ex-Prefeito de Nilópolis, e a Ubirany Félix, ex-fundador do Cacique de Ramos e do Grupo Fundo Quintal, falecidos na última semana.
Em seguida, Jorge Castanheira informou os critérios que norteariam o sorteio, definidos pelo plenário da Liga Independente:
1 – A Imperatriz Leopoldinense, campeã do Grupo de Acesso Série A, em 2020, fará a abertura do espetáculo de Domingo, 11 de julho; e a Paraíso do Tuiuti, 11a classificada do Grupo Especial em 2020, fará a abertura dos desfiles de Segunda-Feira, 12 de julho.
2 - As outras 10 Agremiações participariam de sorteio para definir as demais posições de desfile no Domingo e na Segunda-Feira.
Sorteio em duas etapas:
Logo após, o presidente da LIESA deu novas informações sobre as fases do sorteio:
1 – Para haver um equilíbrio de forças nos dois dias de desfiles, foram formados cinco pares de Escolas, compostos da seguinte forma:
Viradouro x Grande Rio;
Mocidade x Beija-Flor;
Salgueiro x Vila Isabel;
Mangueira x Portela; e
Unidos da Tijuca x São Clemente
2 – Na primeira fase do sorteio, os representantes das Escolas, já divididas em pares, sortearam bolinhas numeradas de 01 a 10. Quem tirasse, dentro de cada par, a bolinha com o número maior escolheria o dia em que pretendia desfilar: Domingo ou Segunda-Feira. Os representantes tiraram as seguintes bolinhas:
Viradouro 01 x 10 Grande Rio
Mocidade 07 x 02 Beija-Flor
Salgueiro 04 x 10 Vila Isabel
Mangueira 07 x 08 Portela
Unidos da Tijuca 08 x 03 São Clemente
Todas os que tiraram a bolinha com o número maior optaram pela Segunda-Feira.
O dois blocos ficaram assim definidos:
Escolas de Domingo –Imperatriz Leopoldinense, Viradouro, Beija-Flor de Nilópolis, Salgueiro, Mangueira e São Clemente.
Escolas de Segunda-Feira – Paraíso do Tuiuti, Grande Rio, Mocidade, Vila Isabel, Portela e Unidos da Tijuca
3 - Na segunda etapa do sorteio, as Escolas tiraram bolinhas com a respectiva ordem de desfile dentro do dia que acabara de ser sorteado. No Domingo e na Segunda-Feira, os representantes sortearam bolinhas de nº 02 a 06
Definição da ordem de desfiles:
Em seguida, o presidente Jorge Castanheira esclareceu que, de acordo com o Regulamento, as Escolas teriam dez minutos após o sorteio caso quisessem fazer a troca de posição dentro do mesmo dia de desfile.
4 – Após a realização do sorteio, a ordem inicial do desfile de Domingo ficou assim:
1ª) Imperatriz; 2ª) Salgueiro; 3ª) Mangueira; 4ª) Beija-Flor; 5ª) Viradouro; 6ª) São Clemente.
Aconteceram duas trocas: Mangueira e Salgueiro inverteram suas posições. A Verde e Rosa ficou com a 2a ordem e a Vermelho e Branco com a 3ª; Beija-Flor e São Clemente também inverteram suas posições; a Escola de Nilópolis encerrará o desfile de Domingo e a Agremiação de Botafogo passou a ser a 4ª a se apresentar.
5 – Em seguida foi realizado o sorteio do desfile de Segunda-Feira, cuja ordem inicial ficou assim definida:
1ª) Paraíso do Tuiuti; 2ª) Portela; 3ª) Unidos da Tijuca; 4ª) Mocidade; 5ª) Grande Rio; e 6ª) Vila Isabel.
Houve apenas uma troca, entre a Unidos da Tijuca, que havia tirado a bolinha nº 3 e a Mocidade, que tirara a bolinha nº 4.
Fonte: http://www.galeriadosamba.com.br/