24 de abril de 2008

Onda atinge catamarã e fere passageiros.

Onda atinge catamarã e fere passageiros, site: http://g1.globo.com

Segundo a Barcas S.A., água invadiu embarcação e atingiu algumas pessoas.Grupamento Marítimo dos Bombeiros alertou que mar está agitado no Rio e em Niterói.
A Barcas S.A., concessionária que administra as barcas,informou que, na manhã desta quinta-feira (24), um catamarã que faz a linha Rio-Charitas foi atingido por uma grande onda quando seguia para a Praça XV, no Centro do Rio.

Desde cedo, o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros alertou que o mar está agitado em algumas praias do Rio e da orla de Niterói.

A assessoria da Barcas S.A. contou que o acidente aconteceu porque o mar estava agitado e uma onda acabou atingindo uma porta da proa da embarcação. Alguns passageiros ficaram feridos, mas não há ninguém em estado grave.

Atendimento - Ainda de acordo com a Barcas S.A., uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) está na estação da Praça XV fazendo o atendimento aos passageiros.

A linha Rio-Charitas está temporariamente suspensa até que o mar volte a ficar calmo.
Passageiros que estão em Niterói e já compraram o bilhete terão o dinheiro devolvido, informou a assessoria.

A Barcas S.A. explica que o catamarã é uma embarcação fechada, com ar-condicionado e que tem capacidade para 247 passageiros. E, por medida de segurança, a orientação quando o mar está agitado é que a embarcação viaje com a velocidade reduzida.

Ressaca no calçadão - Segundo o Grupamento Marítimo do Corpo de Bombeiros em Niterói, as ondas nas praias do município chegam a 2 metros de altura e a corporação colocou um reforço de cerca de 30 salva-vidas em toda a orla da cidade. Pelas informações dos bombeiros, na Praia de Icaraí, as ondas já atingiram o calçadão e está sendo estudada a necessidade de fechar ou não uma das pistas para evitar maiores danos.

No Rio, também de acordo com o Corpo de Bombeiros, uma forte ressaca pode ser vista em toda a orla carioca. Três ambulâncias prestam atendimento na Praça XV aos passageiros atingidos pela onda no catamarã. Não há outros registros de ocorrências, no Rio, por causa das condições do mar.
A Barcas S.A., concessionária que administra as barcas, fretou seis ônibus para trazer passageiros que estavam em Niterói, na Região Metropolitana, para o Rio de Janeiro, depois que uma onda atingiu um catamarã na manhã desta quinta-feira (24). O transporte de passageiros está momentaneamente suspenso, segundo a Capitania dos Portos. A informação foi confirmada ao G1 pela assessoria da concessionária.

Ainda segundo a assessoria, passageiros que estavam em Niterói e já tinham comprado o bilhete para o Rio receberam o valor de volta. Outros preferiram usar os ônibus fretados.

Barcas confirma 20 feridos - A concessionária confirmou que 20 pessoas ficaram feridas, entre elas, havia duas mulheres grávidas. Algumas vítimas, com ferimentos leves, foram levadas para um hospital. Outros passageiros foram atendidos na estação Praça XV, com crise nervosa.

Segundo a Barcas S.A., o trajeto Rio-Charitas, que opera com quatro embarcações, continua suspenso. Por determinação da Capitania dos Portos, Rio-Niterói, Rio-Paquetá e Rio-Cocotá também pararam de circular. As embarcações que fazem a linha Angra dos Reis-Ilha Grande e Mangaratiba-Ilha Grande não foram suspensas.

A embarcação que vinha logo atrás do catamarã atingido pela onda nada sofreu.

Capitania suspende trânsito martímo - A Capitania dos Portos suspendeu temporariamente o trânsito marítimo na Baía de Guanabara nesta quinta-feira (24). A informação foi confirmada pelo capitão-de-mar-e-guerra, Lima Filho, em entrevista à rádio CBN. Ele recomenda que embarcações pequenas também evitem o trânsito pela Baía.

Ele disse também que vai ser aberto inquérito para apurar os fatos e tem 90 dias para concluí-lo. Ele ressalta que todas as denúncias serão apuradas e encaminhadas ao Tribunal Marítimo.

Lima Filho esclarece que quando a Capitania ficou sabendo da piora do estado do mar, a embarcação já tinha partido de Niterói para o Rio. Segundo ele, não houve tempo hábil de avisar o comandante do catamarã.

Nenhum comentário: