15 de março de 2010

Estreando na Ferrari, Alonso aproveita problema de Vettel e vence no Bahrein

Fernando Alonso e Felipe Massa fizeram a dobradinha da Ferrari no GP do Bahrein, na abertura da Mundial da F1 em 2010. O pódio em Sakhir ainda teve Lewis Hamilton
O sonho encantado de Fernando Alonso não tem hora para acabar. Foi a estreia perfeita para o espanhol e para a Ferrari em 2010. Consistente, o bicampeão mundial aproveitou o problema no escapamento do carro de Sebastian Vettel na parte final do GP do Bahrein e venceu a corrida disputada no circuito de Sakhir, neste domingo (14). A alegria foi dupla para a equipe italiana, já que Felipe Massa completou a dobradinha na pista barenita.
Os dois pilotos do time de Maranello sempre se mantiveram entre os primeiros da corrida. Na largada, houve o único momento de disputa entre os dois. Apesar de ter falado que talvez não atacasse, Alonso, que saiu em terceiro, viu uma brecha para passar Massa, segundo. Por dentro, ultrapassou o brasileiro e assumiu a vice-liderança. Vettel, o pole, continuou na ponta.No pelotão intermediário, até que não houve muitas vítimas na largada. Mark Webber deixou muita fumaça para trás, dando uma falsa impressão de que seu motor havia estourado, mas continuou na corrida. Robert Kubica e Adrian Sutil foram os mais prejudicados. Em uma disputa mais intensa por posição, rodaram, ficaram com o bico de seus carros apontado na contramão e caíram para o fundo do grid.Nico Rosberg largou bem e roubou a quarta colocação de Lewis Hamilton. Já Michael Schumacher aproveitou o susto de Webber para pular para o sexto posto.A corrida seguiu normalmente. Lá atrás, as equipes novatas tentavam se manter na pista. Mas os primeiros abandonos, esperados, foram acontecendo. Quem puxou a fila foi Karun Chandhok, que só teve uma breve impressão do que é ser piloto da F1 no fim de semana, já que mal deu dez voltas no Bahrein.Depois, foi a vez de Lucas Di Grassi retornar aos boxes, na terceira volta. Bruno Senna resistiu mais, conseguiu fazer um pit stop e parou no 19º giro, depois de dar 17 voltas com seu carro da Hispania. A primeira corrida do ano acabou para a Virgin quando Timo Glock também abandonou. Duas equipes já tinham encerrado seus trabalhos, mas a Lotus era guerreira e continuava firme e forte na pista.Vettel seguia na liderança e pôde abrir uma boa vantagem sobre os pilotos da Ferrari depois da parada nos boxes. Seu pit stop foi o mais rápido, em exatos 4 segundos. Alonso fez em 4s3 e Massa, em 4s5. Nessa janela, Hamilton conseguiu superar Rosberg e recuperou o quarto lugar.
Entre os dez primeiros, destaques para Vitantonio Liuzzi, que não deixava a Force India ficar sem um representante na zona de pontuação depois do incidente de Sutil, e Rubens Barrichello, na miúda, impondo seu próprio ritmo.A disputa pela liderança não era intensa, mas Vettel, Alonso e Massa permaneciam juntos. Ora um escapava, ora outro apertava. A partir da 30ª volta, Felipe perdeu um pouco de contato com os líderes, enquanto Fernando começava a pressionar Sebastian.O destino da prova foi selado quando o piloto da Red Bull começou a andar mais lento do que de costume. Um problema no escapamento do carro do alemão fez o motor Renault perder potência. Nesse momento, ficou impossível para Vettel segurar a Ferrari. Na 34ª volta, Alonso assumiu de vez a liderança. Um giro depois, Massa repetiu o companheiro e deixou o germânico para trás.

Muito lento, Sebastian passou a se arrastar na pista, com o único objetivo de terminar a corrida. Hamilton estava muito longe do alemão, mas também aproveitou o problema do carro da Red Bull e conseguiu seu lugar no pódio.Rosberg, Schumacher, Jenson Button e Webber seriam os próximos da lista, mas não houve tempo suficiente para alcançarem Vettel.No fim do GP, a ordem da Ferrari era clara: “Agora, é levar ambos os carros até a bandeira quadriculada”. Alonso e Massa apenas administraram e cruzaram a linha de chegada com o espanhol na frente. Hamilton completou o pódio.
Vettel lutou muito e conseguiu: quarta colocação. Depois da bandeirada, o piloto tratou de largar seu carro e voltar a pé para os boxes. Rosberg foi o quinto. O retorno de Michael Schumacher foi discreto, em sexto, seguido por Button, Webber e Liuzzi. Barrichello contemplou sua estreia na Williams fechando a zona dos dez primeiros e conquistando um ponto.Há de se destacar a Lotus, que cumpriu o seu objetivo de terminar o GP do Bahrein em sua primeira participação na F1 – no caso, a Lotus com investimento malaio, não a tradicional. Heikki Kovalainen foi o 15º, conseguindo o feito de acabar à frente de Sébastien Buemi, da Toro Rosso. Jarno Trulli foi o 17º.Entre os outros times, a Renault contou com o azar de Kubica, que tentou a recuperação, mas estacionou em 11º. Vitaly Petrov abandonou. Já a BMW Sauber decepcionou, com seus dois pilotos, Pedro de la Rosa e Kamui Kobayashi, deixando a prova.Com a nova pontuação, Alonso é o líder do Mundial com 25 pontos. Massa vem logo atrás com 18. Hamilton é o terceiro com 15, enquanto Vettel tem 12 no quarto posto. O campeonato continuará daqui a duas semanas. A segunda etapa de 2010 será o GP da Austrália, em Melbourne, no dia 28 de março.

Nenhum comentário: