29 de março de 2010

Metrô na Barra vai alternar tráfego subterrâneo com trechos sobre superfície

Fonte: Uma ponte de 350 metros será construída sobre o Canal da Joatinga.Trecho que passará pela Floresta da Tijuca será subterrâneo, www.g1.com.br
O trajeto do metrô da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, até a Zona Sul do Rio vai alternar trechos subterrâneos e na superfície. A primeira estação no bairro será a do Jardim Oceânico, na Avenida Armando Lombardi, entre o shopping Barra Point e a Unimed.

Deste ponto, a linha será subterrânea até a Igreja São Francisco de Paula. Próximo à igreja, o metrô passa a ser sobre a superfície. Uma ponte de 350 metros será construída sobre o Canal da Joatinga, ligando a Barra até São Conrado, na Zona Sul. A ponte sobre o canal ficará a 15 metros do nível do mar e passará entre outras duas pontes já existentes, que atualmente fazem a ligação entre a Estrada da Barra e a Avenida Armando Lombardi.
Já o trecho do metrô que passará pela Floresta da Tijuca será totalmente subterrâneo. Um muro de proteção em torno da floresta será erguido para evitar a expansão de favelas e a destruição ambiental. A Linha 4, que vai ligar a Barra à Gávea, na Zona Sul, terá 9,86 quilômetros de extensão. As escavações para a Linha 4 devem começar em aproximadamente 90 dias. Por enquanto, técnicos e engenheiros realizam a etapa de sondagem para identificar o tipo e as características do solo onde serão escavados os túneis e onde serão instalados os pilares de sustentação do viaduto por onde passará parte do trajeto da linha.

Depois de mais de 30 anos de espera, os moradores da Barra da Tijuca, na Zona Oeste, comemoraram a implantação do canteiro de obras do metrô no bairro.

Segundo o governador Sérgio Cabral, a expectativa é que até 2012 sejam entregues algumas estações da Linha 4, circuito que vai integrar a Barra à Linha 1 do metrô.
O canteiro de obras do metrô foi instalado na Avenida Armando Lombardi, no Jardim Oceânico, próximo ao shopping Barra Point. Neste ponto, a estação será subterrânea com duas saídas, uma para cada lado da avenida, para facilitar o acesso dos passageiros.

Outras estações serão criadas nos bairros da Gávea, São Conrado, Leblon e Ipanema, na Zona Sul, para interligar a Barra da Tijuca até a Linha 1, que tem como ponto final, a estação General Osório, em Ipanema.

As obras da nova linha do metrô foram orçadas em R$ 4 bilhões e segundo cálculos do governo, cerca de 240 mil pessoas seriam beneficiadas com o novo itinerário.

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