22 de julho de 2012

Alonso comemora sua 30ª vitória na F1, no GP da Alemanha



Praticamente de ponta a ponta, Fernando Alonso não deu chances a ninguém e venceu o GP da Alemanha, neste domingo (22) em Hockenheim. Foi a terceira vitória do piloto da Ferrari na temporada, a terceira no tradicional circuito germânico e também a 30ª da sua carreira na F1. Com o resultado, Fernando dispara na liderança do Mundial e caminha a passos largos rumo ao tricampeonato, o primeiro correndo pela equipe de Maranello.

No começo da corrida, Sebastian Vettel até ameaçou pressionar a soberania de Alonso. Depois da segunda janela de pit-stops, o alemão foi surpreendido ao ser ultrapassado por um surpreendente Jenson Button, que fez sua melhor corrida desde a vitória no GP da Austrália deste ano. Contudo, o britânico sofreu com o rendimento dos pneus nas últimas voltas e foi superado pelo alemão da Red Bull, que terminou em segundo, à frente justamente de Button.

Mas a manobra de Vettel foi objeto de investigação por parte da FIA, que, depois de duas horas, emitiu seu parecer sobre o caso. A entidade considerou manobra irregular e puniu Sebastian com o acréscimo de 20s em seu tempo total de prova, caindo do segundo para o quinto lugar. Button, então, subiu para segundo em Hockenheim.

Kimi Räikkönen foi um dos grandes destaques da corrida. Largando em décimo, o finlandês fez uma corrida consistente e, sem cometer erros, cruzou a linha de chegada em quarto, que virou terceiro. Na sequência, apareceu Kamui Kobayashi com a ótima Sauber, conquistando seu melhor resultado na carreira, fechando a prova à frente de Vettel. Consolidando a grande temporada que faz a equipe suíça, Sergio Pérez terminou em sexto depois de ter iniciado a prova em 17º.

Na sequência, três alemães completaram o rol dos dez primeiros do GP em Hockenheim: Michael Schumacher, Mark Webber, Nico Hülkenberg e Nico Rosberg fecharam a lista dos que pontuaram no circuito germânico.

Os brasileiros da F1 não foram bem no GP da Alemanha. Largando em 13º, Felipe Massa tocou na traseira do carro de Daniel Ricciardo logo no início da prova, danificou a asa dianteira da F2012 e comprometeu sua corrida. O ferrarista tentou se recuperar, mas cruzou a linha de chegada em 12º. Bruno Senna também se envolveu em um incidente na primeira volta, e desde então, teve uma corrida bastante discreta, terminando em 17º, duas posições atrás do seu companheiro de equipe, Pastor Maldonado, provando que a Williams não foi nada bem em solo alemão.

Com o resultado deste domingo, Alonso fecha a primeira metade da temporada com 34 pontos de vantagem para Webber. Agora o piloto da Ferrari soma 154 pontos contra 120 do australiano. Räikkönen, em sua temporada de retorno à F1, ultrapassou Lewis Hamilton, único a abandonar a corrida, e agora soma 95, enquanto o britânico permanece com 92.

CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:

1Espanha Fernando AlonsoFerrari154
2Austrália Mark WebberRed Bull120
3Alemanha Sebastian VettelRed Bull110
4Finlândia Kimi RaikkonenLotus98
5Reino Unido Lewis HamiltonMcLaren92
6Alemanha Nico RosbergMercedes76
7Reino Unido Jenson ButtonMcLaren68
8França Romain GrosjeanLotus61
9México Sergio PérezSauber47
10Japão Kamui KobayashiSauber33
11Venezuela Pastor MaldonadoWilliams29
12Alemanha Michael SchumacherMercedes29
13Reino Unido Paul di RestaForce India27
14Brasil Felipe MassaFerrari23
15Alemanha Nico HülkenbergForce India19
16Brasil Bruno SennaWilliams18




Nenhum comentário: