4 de julho de 2012

TJRJ dará posse a 37 novos juízes


Notícia publicada em www.tjrj.jus.br

O presidente do Tribunal de Justiça do Rio, desembargador Manoel Alberto Rebêlo dos Santos, dará posse a 37 novos juízes na quinta-feira, dia 5 de julho. Eles foram aprovados no 43º Concurso para Ingresso na Carreira da Magistratura fluminense. São 22 homens e 15 mulheres. A solenidade será realizada às 18h, no novo Plenário do Palácio da Justiça, localizado na Avenida Erasmo Braga, 115, 10º andar da Lâmina Central.

Os novos magistrados vão iniciar a carreira no cargo de juiz substituto, com salário de R$ 20.677,85. No Estado do Rio, a carência é de cerca de 200 juízes.

O TJ do Rio tem 180 desembargadores, com atuação nas 20 Câmaras Cíveis e 8 Criminais,  e 634 juízes, distribuídos entre as 81 Comarcas do Estado com 775 serventias judiciais. Atualmente estão em tramitação na Justiça fluminense mais de oito milhões de ações e, este ano, já foram  distribuídos outros 1.075.205 processos novos. Grande parte das ações está nos Juizados Especiais Cíveis, que receberam no ano passado mais de 500 mil novos processos.

Novo concurso aberto

A fim de atender à demanda, o Tribunal de Justiça do Rio já publicou edital para a realização do 44º Concurso para a Magistratura do Estado. As inscrições vão até o dia 27 de julho e podem ser realizadas no site www.vunesp.com.br. O valor da taxa é de R$ 200,00.

Os candidatos serão submetidos a cinco etapas de provas: objetiva seletiva, de caráter eliminatório e classificatório; discursiva e prática de sentença, de caráter eliminatório e classificatório; sindicância da vida pregressa e investigação social, exame de sanidade física e mental e exame psicotécnico, de caráter eliminatório; prova oral, de caráter eliminatório e classificatório; avaliação de títulos, de caráter classificatório.

Nenhum comentário: