17 de julho de 2012

Novos Gol e Voyage são lançados oficialmente.


Volkswagen apresentou nesta terça-feira (17), em Florianópolis, a renovação de meia-idade da 3ª geração do Gol, que inclui novo visual, motores recalibrados, mais equipamentos e a inédita versão Bluemotion, que promete economia de combustível.
A principal alteração está na frente copiada do Fox, com elementos mais retilíneos e sóbrios que, segundo a Volks, seguem o DNA estético mundial da marca. Atrás, há lanternas maiores e refletores nas extremidades inferiores do para-choque. No caso do Voyage, as lanternas passam a ser duplas: parte fixada na carroceria, parte na tampa do porta-malas. Cinco novos desenhos para rodas e calotas completam as mudanças de maior destaque.
Menos evidentes são as mudanças internas: saídas de ar com novo desenho, painel com iluminação branca substituindo a azul (a do console é vermelha), novo padrão para os tecidos de bancos e forração parcial das portas, e novos rádios. A repaginação interna inclui também novos itens, como acionamento elétrico dos vidros dianteiros e abertura interna da tampa do porta-malas desde a versão básica.
Entre os equipamentos, dois valem citação: ESS (Emergency Stop Signal ou Sinal de Frenagem de Emergência), que aciona as luzes de freio intermitentemente numa pisada mais forte no pedal, a fim de evitar colisões, e, com o veículo parado, liga automaticamente o pisca-alerta; e o ECO Comfort, espécie de tutor de economia, que naqueles modelos equipados com o computador de bordo I-System manda mensagens ao motorista do tipo “Ar condicionado ligado; fechar janelas” ou “Não acionar o pedal do acelerador na partida do motor”, entre outras.
A linha 2013 de Gol e Voyage também marca a estreia da versão Bluemotion – até então disponível apenas para o compacto-premium (já não tão premium assim) Polo. Um pacote de adaptações mecânicas, como os pneus com menor resistência à rolagem, permite aos modelos serem até 8% mais econômicos em relação aos seus antecessores, segundo a Volkswagen. Há, para ajudar no comportamento do motorista, um indicador digital de marcha ideal a ser utilizada.
A versão Bluemotion é oferecida apenas na motorização 1.0, que agora passa a receber o sobrenome TEC (Tecnologia para Economia de Combustível). De acordo com a marca, é possível obter 4% a mais de economia de combustível em relação ao motor 1.0 VHT. Potência e torque, no entanto, continuam os mesmos: 72 / 76 cavalos (gasolina / álcool) e 9,7 / 10,6 kgfm.
Economia de combustível também é promessa no motor 1.6, que, após mexidas nos retentores das válvulas, do eixo comando e da flange do virabrequim, reduziu o nível de atrito entre as peças. Potência (101 / 104 cv) e torque (15,4 / 15,6 kgfm) também permanecem intactos.

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