14 de outubro de 2012

Hülkenberg deixa Force India e forma dupla da Sauber com Gutiérrez em 2013


De nada adiantou o épico pódio conquistado por Kamui Kobayashi diante dos seus fãs no GP do Japão, na semana passada. Isso porque a Sauber deverá contar com uma nova dupla de pilotos para 2013. Saem Kobayashi e Sergio Pérez, este, de partida para a McLaren, e chegam Nico Hülkenberg, que faz bela temporada pela Force India, além de Esteban Gutiérrez, atual reserva do time suíço, mas que será promovido a titular no próximo Mundial. A informação foi divulgada há pouco pelo correspondente de F1 para a emissora BBC, o jornalista britânico Andrew Benson, neste domingo (14).
Dessa forma, abrirá uma vaga muito cobiçada na Force India. E são muitos os candidatos ao lugar de Hülkenberg. Benson aponta Sébastien Buemi e Jaime Alguersuari, ex-pilotos da Toro Rosso até o ano passado, como postulantes a um cockpit na escuderia anglo-indiana para 2013, além de Adrian Sutil, que foi dispensado da equipe de Vijay Mallya justamente para dar lugar a Hülkenberg. Entretanto, outros pilotos aparecem com força, como Jules Bianchi, atual reserva, o próprio Kobayashi e, com menos chances, Luiz Razia, que recentemente participou do teste com jovens pilotos pela Force India.
Oficialmente a Sauber não confirma o acordo com Hülkenberg e Gutiérrez, mas o próprio Peter Sauber, no dia em que completou 69 anos, disse que uma reportagem escrita por Roger Benoit, do diário suíço ‘Blick’ — uma espécie de voz não-oficial da Sauber —, apontando Nico e Gutiérrez como pilotos titulares para 2013, era uma possibilidade real.
À BBC, a sucessora de Peter Sauber e nova chefe de equipe de Hinwil, Monisha Kaltenborn, disse que o anúncio da nova dupla de pilotos para 2013 será feito “antes do fim desta temporada”.
Hülkenberg chega à Sauber como um dos nomes mais promissores desta nova geração da F1. Com 67 pontos conquistados em 35 GPs, o jovem alemão, de 25 anos, já conquistou uma pole-position, quando ainda corria pela Williams, em 2010, no Brasil. Depois de um ano como test-driver da Force India, Nico substituiu Sutil na equipe e, desde então, vem fazendo bom papel, ofuscando o badalado Paul di Resta. Neste domingo, Hülkenberg terminou o GP da Coreia do Sul em sexto e ultrapassou o escocês no Mundial de Pilotos. Agora o germânico tem 45 pontos — um a mais que Di Resta — e está em 12º.
Por sua vez, Gutiérrez chega à F1 depois de dois anos correndo na GP2. Primeiro campeão da história da GP3, Esteban é oriundo do programa de jovens pilotos da Telmex, chamado de Escudería Telmex, que revelou Sergio ‘Checo’ Pérez. Assim como o novo piloto da McLaren, o futuro titular da Sauber carrega o forte patrocínio do conglomerado de empresas de Carlos Slim, homem mais rico do mundo, segundo a revista ‘Forbes’.
Correndo pela Lotus GP, Gutiérrez terminou a temporada 2012 da GP2 em terceiro, atrás dos veteranos David Valsecchi, campeão, e de Razia. Mas é o jovem de Monterrey quem vai realizar o desejo dos seus rivais na categoria de acesso e chegará ao grid da F1 a partir de 2013. A vinda de Gutiérrez serve também para que a Sauber continue recebendo os investimentos e patrocínios do México, como agora. Entre os patrocinadores da equipe suíça estão a Telmex, Telcel e Claro — todas empresas de Slim —, Ministério do Turismo, além da filial mexicana NEC e da rede equatoriana de lojas de materiais para construção Disensa, com forte influência no mercado mexicano.




Nenhum comentário: