A Microsoft reuniu a imprensa em Nova York, nesta quinta-feira (25), para apresentar detalhes da próxima geração do seu sistema operacional, o Windows 8, que chega às lojas no mundo todo nesta sexta (26). Conforme Steve Ballmer, presidente-executivo da companhia, o lançamento marca o início de uma "nova era para a Microsoft" e seus clientes.
Na apresentação, a Microsoft disse que, com as parcerias fechadas com os fabricantes de computadores, mais de 1 mil PCs e tablets certificados, incluindo o Surface, estarão disponíveis para o lançamento do Windows 8. Conforme Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows e do Windows Live, o novo sistema operacional da Microsoft passou por 1,2 bilhão de horas de testes pelo público em 190 países.
Segundo Ballmer, os novos computadores com Windows, que irão chegar ao mercado nas próximas semanas, serão os “melhores PCs de todos os tempos”. O executivo disse que a experiência no Windows 8 é "verdadeiramente mágica" e que os usuários vão "adorar essa experiência”.
Outro grande lançamento da Microsoft desta quinta-feira (25) é a abertura da loja virtual Windows Store, que vai estar disponível em 231 mercados, incluindo o Brasil. A loja contará com aplicativos para a nova interface do Windows 8, bem como programas para o desktop tradicional. "Os desenvolvedores de todo o mundo entrarão em um momento de oportunidade sem precedentes com a inauguração da Windows Store. Há 670 milhões de PCs esperando para ser atualizados para o Windows 8”, disse Ballmer.
Depois de meses de antecipação, o Windows 8 chega oficialmente às lojas do Brasil nesta sexta-feira (26). Alguns estabelecimentos no país começarão a vender o Windows 8 na virada de quinta para sexta. O preço sugerido pela Microsoft é de R$ 270.
No varejo, a plataforma será vendida em duas versões – Windows 8 e Windows 8 Pro – assim como o Windows 8 Enterprise, para as organizações. Ao mesmo tempo, a empresa vai lançar ainda um novo membro da família Windows – o Windows RT – projetado para tablets baseados em ARM, que estará pré-instalado nos dispositivos.
Para atualizar o sistema, a Microsoft disse que o Windows 8 estará disponível para download em mais de 140 mercados em 37 idiomas a partir da meia-noite desta sexta-feira (26). No Brasil, a companhia anunciou uma oferta de atualização para o Windows 8 Pro pelo preço de R$ 70. Segundo o site da companhia, a oferta é válida de 26 de outubro de 2012 até 31 de janeiro de 2013.
O novo sistema é a aposta mais ousada da Microsoft em mais de 15 anos. A última mudança radical do Windows ocorreu em 1995, com o lançamento do Windows 95. Esse sistema estabeleceu as principais convenções de uso do Windows, como o botão Iniciar e área de desktop com barra inferior de atalhos para aplicativos. Esses conceitos foram aprimorados em versões seguintes, mas seu funcionamento permaneceu o mesmo nos últimos 17 anos.
O Windows 8 mantém esse desktop clássico do Windows como opção para seus usuários, mas a interface padrão é radicalmente diferente do tradicional desktop do Windows. Inicialmente batizada de Metro (o nome foi abandonado depois que a Microsoft perdeu uma disputa pela marca para a empresa alemã Metro AG), a nova interface substitui os tradicionais ícones por áreas em forma de quadrado ou retângulo, chamadas em inglês de “tiles” (azulejos).
Uma das vantagens dos “tiles” sobre os ícones comuns é a capacidade de mostrar informações para o usuário sem que ele tenha que abrir o programa relacionado. O “tile” de informações de tempo, por exemplo, exibe informações básicas sobre o clima já na página de início. O usuário precisa abrir o programa apenas se quiser informações mais detalhadas.
Outra mudança radical do Windows 8 é que seus aplicativos estão sendo criados para ocupar toda a tela, eliminando o menu superior que também é uma das marcas registradas do Windows tradicional.
Tantas mudanças podem assustar e espantar os consumidores interessados em comprar novos computadores. Não por acaso, os primeiros vídeos promocionais do Windows 8 mostram principalmente como usar o novo sistema , em vez de divulgarem novos recursos. Alguns analistas, porém, preveem que muitos consumidores ficarão confusos com o novo sistema .
A aposta da Microsoft é vista por muitos analistas como uma tentativa de dar novo fôlego ao mercado de PCs e, ao mesmo tempo, marcar posição no crescente mercado de tablets. A maior parte da receita da Microsoft vem da venda de licenças do sistema Windows e do pacote Office. O Windows é líder disparado em computadores, com mais de 90% do mercado, segundo dados da consultoria NetApplications.
O mercado de computadores pessoais , no entanto, está estagnado. Por outro lado, o mercado de aparelhos móveis (smartphones e tablets) vem crescendo fortemente, liderado por Apple e Google, os principais rivais da Microsoft.
Como também é preparado para tablets, o Windows 8 também é a aposta da Microsoft para não só manter sua liderança em PCs, mas também concorrer com o iPad e tablets com o Android.
Nenhum comentário:
Postar um comentário