7 de outubro de 2012

Sebastian Vettel vence fácil GP do Japão e ruma para o tri!


Largar na pole-position dá uma tranquilidade enorme a Sebastian Vettel. O atual bicampeão mundial deu, neste domingo (7), um importante passo rumo ao tri consecutivo na F1. De ponta a ponta e com direito a volta mais rápida, o piloto da Red Bull triunfou no GP do Japão e reduziu a vantagem de Fernando Alonso na liderança do campeonato para míseros quatro pontos.
O pódio da 15ª etapa do Mundial foi completado por dois pilotos que ainda não haviam terminado nenhuma corrida entre os três primeiros colocados em 2012. Felipe Massa, que largou em décimo, foi um dos destaques da corrida e terminou na segunda posição. Foi o seu primeiro pódio desde o GP da Coreia do Sul de 2010, há quase dois anos.
Em terceiro chegou Kamui Kobayashi. Em casa, o ‘mito’ da Sauber conquistou não só seu primeiro troféu de sua vida na F1, resultado muito festejado pelos milhares de torcedores presentes ao circuito de Suzuka. O feito de Kamui recolocou o Japão no pódio na categoria máxima após oito anos, o último fora Takuma Sato, no GP dos Estados Unidos de 2004, em Indianópolis.
Voltando a falar sobre Alonso, pela segunda vez no ano, o asturiano abandonou uma corrida, ainda na primeira volta. Em uma disputa com Kimi Räikkönen, o bicampeão do mundo levou a pior e rodou. Estava fora da corrida. O finlandês conseguiu seguir na disputa sem maiores problemas e terminou em sexto, atrás de Jenson Button e Lewis Hamilton. Kimi, a propósito, deixa o Japão como o único que cruzou recebeu a bandeirada quadriculada em todas as 15 corridas disputadas em 2012.
Bruno Senna não conseguiu um bom resultado neste domingo, pois depois de se envolver em um toque com Nico Rosberg, na largada, o piloto da Williams foi punido e não conseguiu reverter o início adverso. Após as 53 voltas, o brasileiro ficou só em 14º lugar.
A próxima etapa do Mundial de F1 acontece no próximo fim de semana, em Yeongam, na Coreia do Sul. Será a terceira edição da prova sul-coreana. As duas primeiras edições foram vencidas por Alonso (2010) e Vettel (2011), justamente líder e vice-líder do campeonato deste ano.
F1, GP do Japão, Suzuka, final:


Classificação do campeonato:

Nenhum comentário: