Fonte: http://carros.ig.com.br/
Conhecidos como “pés de boi”, os populares surgiram como versões peladas e fracas de modelos antigos. Uno Mille, Gol 1000, Chevette Junior e Escort Hobby foram os estreantes da categoria e suas ideias acabaram se perpetuando até pouco tempo atrás. O Clio ilustra bem essa situação.
Quando chegou ao Brasil, em 1999, o hatch da Renault era tido como sofisticado e trazia até airbags de série, numa época em que segurança não era uma preocupação no mercado. Hoje, o modelo é um dos mais baratos e simples à venda, distante da imagem ‘premium’ de 15 anos atrás.
Mas uma transformação está em curso desde a entrada em cena de alguns veículos de marcas que não atuavam no meio. March, HB20 e Sanderopassaram a enfrentar medalhões como o Gol, o Uno e Palio. Com isso, as marcas tradicionais tiveram de se mexer. A Fiat renovou o Palio e o próprio Uno enquanto a Volks redesenhou o Gol por completo e modernizou o Fox. Já a Chevrolet partiu para um modelo novo, o Onix.
No entanto, é a estreia do up!, da Volkswagen, e o lançamento em breve do novo Ka que têm potencial de mudar profundamente esse panorama. O compacto alemão já mostrou que pode fazer diferença.
Com um nível de segurança e construção nunca vistos entre os populares (e mesmo entre os nacionais), o up! promete pressionar a concorrência da VW a investir pesado em seus produtos. A Ford dá pistas que o novo Ka, que chega até antes da Copa do Mundo, fará algo parecido, com direito a sistema de entretenimento Sync desde as primeiras versões.
Nenhum comentário:
Postar um comentário