8 de fevereiro de 2014

Ford revela conceito do inédito "Ka Sedan".

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/

Como já vem se tornando tradição na marca, a Ford promoveu mais uma prévia de futuro lançamento nesta segunda-feira (3). A apresentação ocorreu simultaneamente no Brasil e na Índia, revelando a inédita variação três volumes do Ka, que chegará às lojas brasileiras no começo do segundo semestre como substituto do Fiesta Sedan Rocam. Assim como o novo Ka hatch, exibido no ano passado (veja ensaio exclusivo clicando aqui), o modelo foi mostrado ainda em forma de mocape, um conceito feito de fibra de vidro, sem mecânica ou acabamento, apenas para efeito visual.

Assim como na versão hatch, o Ka Sedan toma emprestada a plataforma do New Fiesta, mas tem como premissa maior espaço interno e porta-malas. Segundo fruto do projeto B562, o três volumes usa mesma arquitetura do hatch até a coluna traseira, incluindo as portas (uma solução para baratear o projeto como fazem os Chevrolets Onix e Prisma), se destacando a partir daí pelo “bumbum” arrebitado. Segundo apuramos, o comprimento ficará na casa dos 4,15 metros e o porta-malas terá capacidade um pouco abaixo de 500 litros. Com a missão de ser o primeiro sedã 0 km da chamada “nova classe média”, ele tem a necessidade de maior espaço que o New Fiesta Sedan, principalmente no banco traseiro e para as bagagens.

De acordo com o chefe de design da Ford brasileira, João Marcos Ramos, o sedã foi desenvolvido juntamente com o hatch para que o terceiro volume não parecesse uma adaptação. Ao mesmo tempo, a ideia era transmitir uma imagem de carro mais caro e confortável, alinhado com os sedãs maiores da marca, como Focus e Fusion. A coluna traseira tem caída suave e a tampa termina numa espécie de aerofólio integrado, que confere um ar mais dinâmico ao modelo e também favorece a aerodinâmica. O conceito estava equipado com as mesmas rodas aro 16″ do Fiesta Titanium, mas a versão de produção virá com rodas 14″ no modelo 1.0 e 15″ no 1.5.

O interior será o mesmo do Ka hatch, com desenho muito semelhante ao do New Fiesta, o que inclui o mesmo volante, saídas de ar circulares e o sistema de som em posição elevada. A Ford já divulgou em seu jornal interno, chamado NF (Notícias Ford), que o novo Ka estreará o MyFord Dock, que permitirá usar e recarregar aparelhos como smarthphones e navegadores GPS. Em termos estruturais, o Ka deve herdar a boa estrutura do Fiesta (que conseguiu quatro estrelas no teste de impacto do Latin NCAP), além de outras benesses comuns à plataforma, como a direção com assistência elétrica e a oferta de até seis airbags – laterais e do tipo cortina como opcionais. Nas versões mais caras, haverá também assistente de partida em rampa e controle de tração.

Outra atração do Ka 2014 (hatch e sedã) será o motor 1.0 três cilindros da linha ECOnetic já oferecida na Europa. A diferença é que por aqui este motor será flex (com a tecnologia Easy Start de aquecimento do etanol para partida a frio) e deverá ter potência superior a 80 cv quando abastecido com etanol. A Ford trabalha para que o Ka ECOnetic seja o mais econômico do Brasil pelas medições do Inmetro, superando o novo VW up!. O inédito bloco 1.0 será complementado, nas versões superiores, pelo Sigma 1.5 16V de 111 cv já oferecido no New Fiesta. O câmbio será sempre manual de cinco marchas no começo, deixando para o New Fiesta a opção da transmissão Powershift de dupla embreagem e seis velocidades. Quanto às versões, devem seguir a nomenclatura que vigora na marca atualmente: S, SE e SE Plus, sem previsão de uma Titanium para não invadir a seara do New Fiesta.

Em termos de posicionamento de mercado, o Ka Sedan atuará abaixo do New Fiesta três volumes, que hoje começa em cerca de R$ 50 mil. Com preços estimados entre R$ 35 mil e R$ 45 mil, principais rivais serão Hyundai HB20S e Chevrolet Prisma.

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