11 de dezembro de 2016

Fifa propõe Copa com 48 seleções e pênaltis para jogos empatados.

Fonte: http://revistaplacar.uol.com.br/

A Copa do Mundo deverá ter novo formato a partir de 2026. A Fifa apresentou cinco projetos para mudanças no torneio a partir do torneio daqui dez anos, sem sede definida.

Uma das propostas seria uma Copa com 48 equipes, divididas em 16 grupos com três equipes cada. Os dois primeiros de cada chave avançariam à primeira fase mata-mata. Contudo, com grande probabilidade de empate em pontuações e critérios de desempate, foi proposto também uma disputa de pênaltis em cada jogo que terminar empatada, para dar um ponto extra para as equipes.

Há ainda outro formato com 48 times, dois projetos com 40 equipes e um com 32, como é atualmente.

O presidente Infantino defende o projeto com 48 equipes, divididas em 16 grupos. Dessa forma, os semifinalistas seguiriam jogando sete partidas, com a final e disputa de terceiro lugar.

O outro formato com 48 equipes teria um playoff inicial com 32 times, que seriam sorteados em 16 jogos, classificado apenas o vendedor desses playoffs para a fase de grupos, em que estariam já aguardando as 16 equipes que ganhariam uma vaga de forma direta. Dessa forma, 16 equipes fariam apenas uma partida em todo o torneio, enquanto outras poderiam fazer até oito.

Em um dos projetos com 40 seleções, eles seria divididas em oito grupos com cinco, seguindo para o mata-mata a partir daí. Já o outro projeto faria quatro chaves com dez equipes cada, classificando o primeiro para as semifinais e depois finais. Nesse caso, as equipes fariam onze jogos para serem campeões.

Por fim, a última proposta é manter o formato atual.

Tudo isso será discutido em janeiro do próximo ano, quando o Conselho da Fifa se unirá em reunião.

Nenhum comentário: