2 de dezembro de 2016

Nico Rosberg surpreende e se aposentada da Fórmula 1.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

O anúncio mais surpreendente que o automobilismo poderia ter neste fim de 2016: Nico Rosberg acaba de anunciar nesta sexta-feira (02/12) que está deixando a F1, na semana em que finalmente garantiu o campeonato. O motivo é a falta de motivação para ir atrás de outro título mundial, no sentido de que não quer se sacrificar da forma que alegou ter feito para conquistar a taça deste ano.

“Para mim, é um dia muito especial por receber o troféu nesta noite. Vai ser incrível, mas por outra razão: quero aproveitar a oportunidade para anunciar o encerramento da minha carreira na F1. Desde quando comecei, aos seis anos, tive esse sonho: se tornar campeão mundial, e isso estava claro em minha mente. Conquistei isso, dei tudo por isso, e com ajuda dos fãs consegui alcançar isso. Vou lembrar disso para sempre”, declarou o agora, surpreendentemente aposentado Rosberg, durante a festa de premiação da FIA (Federação Internacional de Automobilismo).

"Em 25 anos no automobilismo, foi meu sonho, meu único, me tornar campeão mundial de F1. Através de trabalho duro, de dor, dos sacrifícios, sempre foi minha meta. E agora eu consegui. Subi minha montanha, estou no meu auge, me sinto bem. Minha emoção mais forte agora é agradecer a todos que me apoiaram por fazer esse sonho acontecer.

Esta temporada, digo a vocês, foi muito dura. Fiquei louco depois das decepções nos últimos dois anos, mas elas abasteceram minha motivação a níveis que eu nunca tinha experimentado. E é claro que tive um impacto naqueles que eu amo também: foi um esforço familiar completo de sacrifício, pondo tudo atrás do meu objetivo. Mal posso encontrar palavras para agradecer a minha esposa Vivian: ela tem sido incrível e entendeu que esse era o ano, nossa oportunidade de fazer isso, e abrir o espaço para eu me recuperar por completo entre cada corrida, olhando para nossa filha todas as noites, lidando quando as coisas ficaram difíceis e pondo nosso campeonato como prioridade.
  
Quando venci em Suzuka, do momento onde o destino do título estava em minhas próprias mãos, começou uma grande pressão e comecei a pensar sobre encerrar minha carreira no automobilismo se eu me tornasse campeão mundial. No domingo de manhã em Abu Dhabi, eu sabia que essa poderia ser minha última corrida, e esse sentimento abriu minha cabeça antes da largada. Queria aproveitar cada parte da experiência, sabendo que poderia ser a última... e então as luzes se apagaram, e eu tive as mais intensas 55 voltas de minha vida. Tomei a decisão na segunda-feira à noite. Depois de refletir por um dia, as primeiras pessoas com que falei foram Vivian e Georg [Noite, empresário], e depois com Toto (Wolff).

A única coisa que faz essa decisão de qualquer forma difícil é porque eu coloquei minha família do automobilismo em uma situação difícil. Mas Toto entendeu. Ele sabia que eu tinha plena convicção e me tranquilizou. Minha conquista mais orgulhosa no automobilismo será sempre ter sido campeão com essa incrível equipe de pessoas, as Flechas Prateadas.

Agora estou aqui só curtindo o momento. Haverá tempo para saborear nas próximas semanas, para refletir sobre a temporada e para aproveitar cada experiência que virá em meu caminho. Depois, vou virar a próxima curva em minha vida e ver o que tem para mim..."

Nico Rosberg revelou que contou sobre a repentina decisão para Lewis Hamilton, pouco antes de anunciar ao mundo a aposentadoria da F1. A dupla viveu uma intensa batalha pelo título neste ano, uma vez mais. E o alemão acabou por finalmente derrotar o grande rival no esporte, conquistando o título em Abu Dhabi no último domingo.  Falando durante a festa de premiação da FIA, em Viena, Nico disse que revelou sua decisão a Hamilton porque achou que era a melhor coisa a ser feita. "Sim, eu informei a Lewis antes disso. É a maneira mais correta de fazer isso. Tivemos tantas batalhas e tantos momentos, então pensei que seria correto dizer a ele, especialmente depois do post que ele fez ontem, que foi muito carinhoso da parte dele", afirmou o atual campeão da F1. "Talvez possamos conversar sobre isso hoje à noite. A prioridade era deixar a equipe saber o mais rápido possível. E cabia também a mima notificar a todos, por isso enviei uma mensagem a Lewis", revelou o agora ex-piloto sem contar, entretanto, a reação do britânico.

Resultado de imagem para nico rosberg
Nico Rosberg celebra título em Abu Dhabi (Foto: AFP)

Nenhum comentário: