11 de dezembro de 2016

A partir de 2019, Mundial de Clubes poderá ter 32 clubes.

Fonte: http://revistaplacar.uol.com.br/

O Mundial de Clubes da Fifa tem pouca relevância no calendário atual do futebol mundial. Apenas os países dos clubes participantes ficam ligados no torneio e, mesmo assim, muitas vezes nem esses países dão o devido valor à competição. Preocupada com isso, a Fifa tem ideia de modificar a disputa.

A partir de 2019, a ideia do presidente Gianni Infantino, divulgado pelo Blog do Rafael Reis, no UOL, é ampliar o torneio. A ideia é dar mais vagas aos clubes europeus e aumentar o interesse no torneio.

Com mais clubes europeus, a audiência para esses torneios aumentariam consideravelmente, aumentando também a possibilidade de clássicos europeus na competição.

Além disso, para dar mais valor aos europeus participantes, a disputa do torneio seria em junho, ao término da temporada europeia. O torneio passaria de sete para 32 participantes, fazendo com que fosse uma espécie de Copa do Mundo todos os anos. 

Com isso, as chances de conquistar título seriam ainda mais difíceis para clubes financeiramente mais fracos, como os da América do Sul, mas aumentaria a possibilidade de ter mais equipes fortes participantes, e até de um campeão mundial sem conquistar a Copa Libertadores.

Resta aguardar para saber que rumo a Fifa dará ao torneio, que em 2017 e 2018 serão disputados nos Emirados Árabes Unidos, como aconteceu em 2009 e 2010.

Nenhum comentário: