23 de março de 2012

NOVO FIAT SIENA, agora GRAND SIENA!

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

O Fiat Siena ganha um novo capítulo em sua história de 14 anos no mercado brasileiro. Totalmente novo, o sedã ficou maior, ganhou mais espaço interno e capacidade do porta-malas além do novo visual. Para caracterizar todas as mudanças, a Fiat também resolveu mudar o seu nome para Grand Siena. Confira as versões, itens de série e como vocês já estão acostumados aqui no CARPLACE, todos os detalhes com a galeria de fotos em alta resolução.

Para oferecer mais espaço ao Grand Siena, a Fiat adotou uma nova plataforma, o que resulta em um interior grande, largo e mais espaçoso. Com a nova plataforma o espaço para bagagem também aumentou: o porta-malas cresceu de 500 para 520 litros.

O novo visual do Fiat Grand Siena é fruto de uma parceria entre os Centros de Estilo da Fiat na Itália e em Betim. A partir de agora o Siena segue um caminho separado do Palio, com estilo próprio e independente da identidade do hatch.

A dianteira é afilada e traz nova grade central com o logotipo Fiat encaixado em um friso cromado na parte superior. Os faróis alongados possuem dupla parábola se estreitam em direção ao para-brisa. O para-choque dianteiro também difere do Palio, trazendo grade inferior com traços mais esportivos e que embutem os faróis de neblina.

Na lateral, destaque para a linha de cintura alta e vinco que parte logo acima do para-lama dianteiro para terminar nas lanternas traseiras.

Na traseira, as lanternas também exibem novo desenho que invadem a tampa do porta-malas, a qual recebeu um rebaixo para acomodá-las e prosseguem na lateral do veículo. O para-choque tem linhas arredondadas e conta com um rebaixo em preto para posicionamento da placa, o que dá um aspecto bem interessante. Nas extremidades, refletores realçam a o tamanho do sedã.

O Fiat Grand Siena será oferecido com os motores Fire 1.4 EVO – Flex ou Tetrafuel – e E.torQ 1.6 16V Flex. As versões são:

- Grand Siena Attractive 1.4
- Grand Siena Tetrafuel 1.4
- Grand Siena Essence 1.6 16V
- Grand Siena Essence Dualogic 1.6 16V

Com a nova plataforma modular, o Grand Siena ficou 134 milímetros mais comprido, 61 mm mais largo, 53 mm mais alto e com entre-eixos 137 mm maior do que o antecessor.

Na parte interna, a Fiat informa que aprimorou a qualidade dos materiais, além de uma atenção maior aos detalhes, o que inclui os anéis ao redor do quadro de instrumentos, acabamento do rádio, frisos ao redor da moldura central e das saídas de ar, aplique central do volante, aros ao redor da coifa e do pomo do câmbio e grafias.

Assim como o Palio e Novo Uno, o Grand Siena também conta com a faixa decorativa, Insert Molding, que divide o painel de instrumentos horizontalmente. Esta peça é o principal elemento de customização no interior do veículo, e há várias propostas de acabamento disponíveis ao cliente, inclusive as que simulam aço escovado e madeira.

O quadro de instrumentos tem iluminação branca e foi integralmente desenvolvido no Brasil pela Magneti Marelli. Os ponteiros são iluminados em toda a barra e apresentam o Welcome Moving: quando se gira a chave na ignição, eles realizam um movimento de verificação, para que o motorista saiba que estão funcionando corretamente.

Dependendo da configuração, o Grand Siena pode ter até 15 porta-objetos, os quais se encontram entre as bolsas nas quatro portas, no painel, console central e tampa traseira do porta-malas

De acordo com a Fiat, a suspensão traseira agora é derivada do Fiat Punto, mas com ajuste exclusivo para sedã. Com isso, a bitola traseira ficou maior que a dianteira, o que deixa o carro mais estável, fato auxiliado também pelos amortecedores traseiros em conjunto com as buchas inclinadas de maior diâmetro.

O motor Fire 1.4 EVO que equipa a versão Attractive gera potência máxima de 85 cavalos e torque de 12,4 kgfm a 3.500 rpm quando abastecido com gasolina e 88 cv e torque de 12,5 kgfm a 3.500 rpm quando o combustível é etanol.

As versões Essence são equipadas com o motor E.torQ 1.6 16V Flex, fabricado pela Fiat Powertrain em sua planta em Campo Largo, Paraná. O E.torQ tem potência de 115 cv e torque máximo de 16,2 kgfm a 4.500 rpm quando abastecido somente com gasolina. Rodando com etanol, sua potência é de 117 cv e seu torque, de 16,8 kgfm a 4.500 rpm.

Todas as versões do sedã saem de fábrica equipados com air bag duplo frontal e freios ABS com EBD.



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