11 de outubro de 2013

Av. Presidente Vargas, no Centro do Rio, terá faixa reversível a partir de segunda.


A Prefeitura do Rio anunciou na tarde desta quinta-feira (10) as novas alteraçōes no trânsito no Centro e na Zona Portuária devidos às obras do Porto Maravilha e a substituição do Elevado da Perimetral. As mudanças começam na segunda-feira (14), incluindo a criação de uma faixa reversível na Avenida Presidente Vargas, de segunda à sexta, das 6h às 11h, para ampliar o fluxo no sentido Centro.

O acesso à reversível será feito utilizando-se a ponte sobre o canal em frente à Prefeitura e a saída será em agulha na altura do número 817 (Prédio do Detran), logo após a Avenida Passos.

O secretário municipal de Transportes, Carlos Roberto Osório, disse que a grande recomendação para os motoristas usem transportes públicos. A Prefeitura garante que vai haver, já na segunda, um aumento de capacidade de absorção no sistema de trens e metrô.
No mesmo dia, haverá uma ampliação da restrição de carga e descarga e estacionamento no Centro. As alterações serão divulgadas a partir de sábado (12), com uma nova sinalização.
"Irá, sim, haver um impacto negativo por conta dessas mudanças. Mas temos absoluta confiança de que com o plano que está sendo implantado e com a compreensão do carioca, nós teremos uma situação de equilíbrio. Vamos atravessar uma situação complexa, porém gerenciada. É natural um período de acomodação", declarou Osório.
Segundo o secretário, é preciso uma "mudança de hábito e de cultura" dos motoristas que circulam pela região afetada. "O aumento do uso do transporte público em detrimento do transporte individual. Não é um plano final e definitivo, temos outras opções para utilizar à medida que haja necessidade. É importante que o carioca tenha a tranquilidade que nós teremos. Vamos sim ter impacto, mas será reduzido se tivermos adesão ao transporte público."

O plano prevê a supressão de 1.449 vagas de estacionamento rotativo no Centro para reduzir o fluxo de automóveis na área. As ruas serão devidamente sinalizadas por placas e faixas.

A secretaria municipal de transportes (SMTR) proíbe que os caminhões no Centro das 6h às 21h.

MetrôRio estenderá horário de pico a partir de segunda-feira
O MetrôRio, a partir de segunda-feira (14), irá estender em uma hora a operação de trens nos horários de pico, que, dependendo da linha e do sentido, se dará entre as 05h30 e 10h30 na parte da manhã e 15h e 20h na parte da tarde. Com a extensão do horário de pico, o sistema operará por mais tempo com capacidade máxima de trens e a oferta de passageiros será ampliada em torno de 10 mil lugares diários por linha/sentido.

A concessionária também colocou à disposição a Estação Estácio, que conta atualmente com capacidade ociosa estimada entre 6 mil e 8 mil passageiros a cada hora no período de pico. A estação poderá receber usuários das linhas de ônibus vindas da Ponte Rio-Niterói que terão seu itinerário desviado para o BRS Estácio/Carioca.

Cronograma das mudanças no trânsito
12/10 (sábado) - Alteração no itinerário de ônibus municipais e intermunicipais

14/10 (segunda-feira) - Continuidade
- Implantação da faixa reversível na Presidente Vargas
- Restrição de carga e descarga no Centro
- Restrições a estacionamentos no Centro
- Integração Trens - Ônibus em São Cristóvão

19/10 (sábado) 
- Integração trens e ônibus, com redução de intervalos de composições e ampliação de hora de pico
- Integração Metro - ônibus no Estácio
- Retorno de 18% dos ônibus paradores no Instituto de Traumatologia e Ortopedia (Into)
- Implantação de faixa exclusiva de ônibus na Avenida Francisco Bicalho
- Alterações viárias na Francisco Bicalho
- Aumento de ofertas nas Barcas Rio-Niterói para 13.800 lugares/hora pico
- Inauguração da Via Binário do Porto
- Interdição do Elevado da Perimetral entre o Viaduto do Gasômetro e a Praça Mauá

Nenhum comentário: