Formado como piloto na Austrália, o atual representante da Ganassi brilhou por todas as categorias pelas quais passou. Em 1998, foi campeão da extinta F4000 australiana, com cinco vitórias em dez provas, carimbando seu passaporte para a sonhada Europa.
No ano seguinte, porém, optou por quebrar a rotina da imensa maioria dos pilotos da Oceania, que migram direto das competições locais para tentar um lugar ao sol na F1, e foi direto para a América, onde firmou território na Indy Lights. De cara, foi quinto colocado no campeonato. Em 2000, com facilidade, levou o título de forma totalmente inquestionável, vencendo metade das 12 provas da temporada e ficando com sete pódios.
Em 2001, enfim, chegou à desejada Indy, através da extinta equipe PacWest. Plenamente adaptado ao formato de disputa do automobilismo norte-americano, o neozelandês venceu logo sua terceira prova na categoria, no oval de Nazareth, na Pensilvânia. Com mais dois pódios e apenas aos 21 anos, se projetava rumo à Ganassi, onde corre até os dias atuais. Ao lado do velho Chip Ganassi, deu início à uma espécie de dinastia quinquenal na categoria: contando com 2013, de cinco em cinco anos, Scott leva um título para casa.
O primeiro foi há dez anos, em 2003, quando freou o sonho do tricampeonato de Gil de Ferran, dono dos títulos de 2000 e 2001, e impôs tanto a ele quanto a Helio Castroneves uma dupla e dolorosa derrota à Penske. Irregular dali em diante, Dixon foi apenas décimo colocado no campeonato de 2004 e 13º em 2005. Só retornou à carga em 2006, quando fechou o ano em quarto. Em 2007, conheceu o gosto amargo de um vice-campeonato ao levar a virada de Dario Franchitti, então na Andretti, na penúltima rodada, após ter liderado quase todo o campeonato. Era a deixa para a volta por cima na temporada seguinte.
Em 2008, Dixon foi arrasador: além de vencer pela primeira (e até aqui única) vez as 500 Milhas de Indianápolis, o piloto do carro #9 triunfou em mais cinco oportunidades naquele ano e navegou em mar calmo rumo ao bicampeonato na Indy. Foram nada menos que 12 pódios em 18 corridas – campanha praticamente imbatível junto à Ganassi.
Um novo ciclo de cinco anos se iniciou a partir de então. Desta vez, no entanto, Scott não esmoreceu e esteve na disputa direta de todos os títulos entre 2009 e 2012, sendo uma vez vice-campeão e três vezes terceiro colocado. O reencontro com a glória máxima na Indy estava previsto para a noite deste sábado (19), em Fontana: aos 33 anos e com 33 vitórias, o neozelandês trocará novamente o #9 pelo #1 em 2014 após chegar a três campeonatos conquistados na categoria. Um número mágico para Dixon, mas infernal para Castroneves, que foi relegado a um melancólico terceiro vice-campeonato, após ter liderado quase toda a temporada, com apenas uma vitória no ano.
Quinto maior vencedor da história e agora tricampeão, o piloto da Ganassi se iguala a nomes lendários como Rick Mears e Bobby Rahal e supera estrelas como Al Unser Jr e Alessandro Zanardi. Um título que, pelo conjunto da obra, está em ótimas mãos.
Classificação | Pontos | Vitórias | ||
1 | Scott DIXON | Ganassi Honda | 577 | 4 |
2 | Helio CASTORNEVES | Penske Chevrolet | 550 | 1 |
3 | Simon PAGENAUD | Schmidt Honda | 508 | 2 |
4 | Will POWER | Penske Chevrolet | 498 | 3 |
5 | Marco ANDRETTI | Andretti Chevrolet | 484 | |
6 | Justin WILSON | Dale Coyne Honda | 472 | |
7 | Ryan HUNTER-REAY | Andretti Chevrolet | 469 | 2 |
8 | James HINCHCLIFFE | Andretti Chevrolet | 449 | 3 |
9 | Charlie KIMBALL | Ganassi Honda | 427 | 1 |
10 | Dario FRANCHITTI | Ganassi Honda | 418 | |
11 | Tony KANAAN | KV Chevrolet | 397 | 1 |
12 | Sébastien BOURDAIS | Dragon Chevrolet | 370 | |
13 | Simona DE SILVESTRO | KV Chevrolet | 362 | |
14 | Josef NEWGARDEN | Fisher Hartman Honda | 348 | |
15 | Ernesto VISO | Andretti Chevrolet | 340 | |
16 | Ed CARPENTER | Carpenter Chevrolet | 333 | |
17 | Takuma SATO | Foyt Honda | 322 | 1 |
18 | Graham RAHAL | RLL Honda | 319 | |
19 | James JAKES | RLL Honda | 294 | |
20 | Tristan VAUTIER | Schmidt Honda | 266 |
Veja quem já foi campeão da Indy, organizada pela IRL e pela CART/Champ Car:
Ano – Categoria – Piloto – Equipe
2013 – INDY – Scott Dixon – Ganassi
2012 – INDY – Ryan Hunter-Reay – Andretti
2011 – INDY – Dario Franchitti – Ganassi
2010 – INDY – Dario Franchitti – Ganassi
2009 – INDY – Dario Franchitti – Ganassi
2008 – INDY – Scott Dixon – Ganassi
2007 – IRL – Dario Franchitti – Andretti Green
2007 – C.Car – Sebastien Bourdais – Newman-Haas-Lanigan
2006 – IRL – Sam Hornish Jr – Penske
2006 – C.Car – Sebastien Bourdais – Newman-Haas
2005 – IRL – Dan Wheldon – Andretti Green
2005 – C.Car – Sebastien Bourdais – Newman-Haas
2004 – IRL – Tony Kanaan – Andretti Green
2004 – C.Car – Sebastien Bourdais – Newman-Haas
2003 – IRL – Scott Dixon – Ganassi
2003 – CART – Paul Tracy – Forsythe
2002 – IRL – Sam Hornish Jr – Panther
2002 – CART – Cristiano da Matta – Newman-Haas
2001 – IRL – Sam Hornish Jr – Panther
2001 – CART – Gil de Ferran – Penske
2000 – IRL – Buddy Lazier – Hemelgarn
2000 – CART – Gil de Ferran – Penske
1999 – IRL – Greg Ray – Menard
1999 – CART – Juan Pablo Montoya – Ganassi
1998 – IRL – Kenny Brack – A.J. Foyt
1998 – CART – Alex Zanardi – Ganassi
1997 – IRL – Tony Stewart – Menard
1997 – CART – Alex Zanardi – Ganassi
1996 – IRL – Buzz Calkins e Scott Sharp – Bradley e A.J. Foyt
1996 – CART – Jimmy Vasser – Ganassi
1995 – INDY – Jacques Villeneuve – Green
1994 – INDY – Al Unser, Jr. – Penske
1993 – INDY – Nigel Mansell – Newman-Haas
1992 – INDY – Bobby Rahal – Rahal-Hogan
1991 – INDY – Michael Andretti – Newman-Haas
1990 – INDY – Al Unser, Jr. – Galles
1989 – INDY – Emerson Fittipaldi – Patrick
1988 – INDY – Danny Sullivan – Penske
1987 – INDY – Bobby Rahal – Truesports
1986 – INDY – Bobby Rahal – Truesports
1985 – INDY – Al Unser – Penske
1984 – INDY – Mario Andretti – Newman-Haas
Nenhum comentário:
Postar um comentário