Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/
A Force India revelou sua criação em um charmoso lançamento na Cidade do México no início desta tarde. A equipe indiana escolheu o país que retorna ao calendário para exibir as cores e o design do modelo com o qual vai competir neste ano nas pistas do Mundial.
Minutos antes de o evento começar na Cidade do México, o time apareceu nas redes sociais para prometer um carro com visual “agressivo”. E a primeira impressão, na verdade, foi de que as linhas vieram mais refinadas em relação ao modelo de 2014, com o preto e o prata como cores predominantes, além da linha laranja, cor característica do time. O bico também é diferente e mais baixo.
"É uma sintonia do carro de 2014. E esperamos competir com os grandes", disse Vijay Mallya, durante o discurso antes da apresentação do carro. Um lançamento, aliás, à moda antiga da F1.
Mais uma vez, o time chefiado pelo empresário indiano manteve a dupla que colocou a esquadra na sexta colocação em 2014: Sergio Pérez e Nico Hülkenberg.
Indo para a quinta temporada na F1, Pérez vem de um ano consistente em 2014. Terminou o Mundial em décimo, com 59 pontos e um pódio, no Bahrein, depois de uma apresentação sólida. Mexicano de 24 anos, Sergio também é o responsável pelo apoio da gigante Telmex à equipe. Hülkenberg, por sua vez, viveu um 2014 bem mais regular que o companheiro de equipe. O alemão, 27 de anos, completou a temporada em nono, com 96 pontos e apenas quatro abandonos. No restante do campeonato, pontuou em todas as 15 etapas.
Com o confiável carro do ano passado, a escuderia conseguiu permanecer à frente da McLaren por boa parte da temporada e só perdeu posição na parte final, quando a equipe inglesa evoluiu consideravelmente. Por isso, de novo vai ter os motores da Mercedes como grande arma para escalar o pelotão intermediário do grid.
Indo para a quinta temporada na F1, Pérez vem de um ano consistente em 2014. Terminou o Mundial em décimo, com 59 pontos e um pódio, no Bahrein, depois de uma apresentação sólida. Mexicano de 24 anos, Sergio também é o responsável pelo apoio da gigante Telmex à equipe. Hülkenberg, por sua vez, viveu um 2014 bem mais regular que o companheiro de equipe. O alemão, 27 de anos, completou a temporada em nono, com 96 pontos e apenas quatro abandonos. No restante do campeonato, pontuou em todas as 15 etapas.
Com o confiável carro do ano passado, a escuderia conseguiu permanecer à frente da McLaren por boa parte da temporada e só perdeu posição na parte final, quando a equipe inglesa evoluiu consideravelmente. Por isso, de novo vai ter os motores da Mercedes como grande arma para escalar o pelotão intermediário do grid.
"Em meu nome e em nome da Force India, gostaria de estender meu bem-vindo a todos vocês por comparecerem a este evento muito importante. Eu vim pela primeira vez ao México 18 ou 19 anos atrás, e realmente amei. Disse: “Este é um grande lugar”. Eu não tinha percebido como tinha visto pouco do México. Quando Checo insistiu que eu fosse a Guadalajara, tive de ir até lá, passei alguns dias, vim para a Cidade do México, e uma coisa me impressionou: as muitas semelhanças com a Índia. As pessoas, o país, a comida apimentada. E os dois países amam esporte. Na Índia, amam críquete. No México, vocês amam automobilismo. E é importante que todos vocês que gostam possam apreciar", afirmou Mallya.
O dono da Force India também aproveitou para celebrar a volta da F1 ao México. “Com o suporte do grupo Telmex, podemos dizer sem pensar ‘vamos fazer algo bem diferente’. Vamos dar um jeito de apreciar o amor mexicano pelo automobilismo, deixe-nos celebrar o retorno da F1 ao México e deixe-nos lançar o nosso carro de 2015 no México junto dos nossos parceiros mexicanos, os milhares e milhares de fãs, e eles vão apreciar o que estamos tentando fazer. Estou me sentindo muito bem acolhido no seu país e na sua cidade, e é um privilégio estar diante de vocês antes de lançar o nosso novo carro. 2014 foi um ano importantíssimo para a F1 por causa do regulamento completamente novo”, completou.
O chefe da equipe emendou em seguida palavras sobre o projeto para 2015. “Tivemos de desenhar um carro realmente novo. Foi fantástico para nós na Force India que durante a temporada, com talvez quatro corridas para o fim, estávamos à frente dos campeões mundiais, McLaren, no Mundial de Construtores. É bom saber que as pessoas reconhecem o nosso esforço, mas eu gostaria de ressaltar a paixão, a lealdade de todos aqueles que trabalham na Force India”.
O chefe da equipe emendou em seguida palavras sobre o projeto para 2015. “Tivemos de desenhar um carro realmente novo. Foi fantástico para nós na Force India que durante a temporada, com talvez quatro corridas para o fim, estávamos à frente dos campeões mundiais, McLaren, no Mundial de Construtores. É bom saber que as pessoas reconhecem o nosso esforço, mas eu gostaria de ressaltar a paixão, a lealdade de todos aqueles que trabalham na Force India”.
“Há uma paixão no que fazem todos os dias, desenhando e construindo este carro. O carro de 2015 é um aprimoramento do que aprendemos em 2015, e agora demos um passo à frente, com uma mudança tecnológica”, acrescentou.
A confiança do time no progresso se dá muito, baseado no que disse Vijay Mallya, pelo uso do túnel de vento da Toyota, na Alemanha — em escala de 60%, maior que os 50% até então utilizados pela Force India. “Na medida em que a temporada fica mais longa, a janela de inverno fica mais curta. Neste ano, a FIA mudou as regras e tivemos de tomar a decisão de apontar apenas um túnel de vento. Escolhemos o de Colônia”, explicou. “Esperamos competir com os grandões.”
Em vez de parecer ‘quadradão’, como eram seus antecessores, o modelo já tem uma frente mais arredondada. O bico se assemelha ao da Williams, também com um ‘bico-mamilo’. Porém, o VJM08 mesmo só será visto pela primeira vez em 19 de fevereiro, em Barcelona -- este foi um híbrido usado na apresentação da equipe.
Visualmente, foi adicionado o prata, que predomina na frente e nas laterais. O restante é preto, com uma faixa laranja separando as duas cores. O verde se foi. “Realmente gostei das cores, para ser honesto. É um daqueles carros que você vê e realmente gosta”, elogiou Pérez. “Também gostei. E se fizermos ser um carro rápido, perfeito”, concordou Hülkenberg.
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