21 de janeiro de 2015

Williams divulga imagens do carro da temporada 2015.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Depois de a revista inglesa ‘F1 Racing’ ter divulgado a primeira imagem do FW37, chegou a vez da Williams mostrar seu mais novo bólido ao mundo. A manhã desta quarta-feira (21), o time de Grove divulgou mais imagens do carro que será utilizado por Felipe Massa e Valtteri Bottas na temporada 2015.

“A noção para o FW 37 era olhar de perto para o FW36 e sua performance”, explicou Pat Symonds, diretor de performance da Williams. “Aí fomos reconhecer o que tinha funcionado bem, identificar e resolver as áreas que sentimos que precisavam ser melhoradas”, continuou.

“Apesar de a aerodinâmica do carro ter sido impressionante, sempre há espaço para melhora, particularmente já que lidamos com o novo regulamento dos bicos para 2015”, explicou.

De acordo com Symonds, a base do FW37 foi criada antes mesmo de o carro do ano passado ir à pista.

“O primeiro estágio conceitual do FW37 veio antes de o FW36 andar”, contou. “O principal elemento para isso é entender as mudanças do regulamento e como elas vão afetar o design do carro. A partir daí podemos ver se as nossas ideias vão se adaptar ao regulamento”, seguiu.

Depois de algumas temporadas de dificuldade, a Williams ressurgiu no ano passado e fechou 2014 com o terceiro posto no Mundial de Construtores, tendo conquistado nove pódios ao longo da temporada.

“O desejo de bater a Ferrari pelo terceiro lugar entre os construtores em 2014 significou que seguimos com o nosso desenvolvimento até o fim do outono, mas o tamanho do time está agora em um ponto onde podemos sustentar este desenvolvimento enquanto já trabalhamos no FW37”, justificou Symonds.


 Ainda, Symonds explicou que o carro do ano passado carregava uma quantidade significativa de lastro, o que permitiu que a Williams fizesse modificações para o bólido deste ano sem se preocupar com o aumento do peso.

“Nós sentimos que nos deparamos com algumas barreiras de design com o FW36 e, por isso, aproveitamos a oportunidade para remover essas barreiras em benefício da performance”, destacou o dirigente. “O FW36 carregava uma quantidade razoável de lastro, então nós pudemos fazer alterações no design para melhorar a performance sem o medo de adicionar massa em excesso”, seguiu.

O diretor de performance da Williams também explicou que a fase de layout do carro foi concluída ainda na pausa de verão, em agosto, com o trabalho com o anteparo dianteiro sendo a prioridade dos designers e do pessoal de aerodinâmica.

“A mudança no regulamento nos deu uma pequena dor de cabeça”, revelou Symonds. “O novo anteparo dianteiro e a geometria do bico tinham muito mais impacto do que nós tínhamos antecipado inicialmente e o efeito na aerodinâmica era profundo. O time trabalhou duro em minimizar o impacto que essa nova regulamentação teve em nós."

Por fim, Symonds celebrou a estabilidade do regulamento e se mostrou confiante na capacidade da Williams de se aproximar da Mercedes, que dominou a temporada 2014 com extrema facilidade.

“Quanto mais estabilidade, mais próximo o pelotão fica”, ponderou. “Espero que, como um time, nós sejamos capazes de manter o momento para alcançar a Mercedes, mais do que os times que estão atrás de nós para nos alcançar. Não é só sobre um regulamento estável, mas também sobre o time e todo individuo que trabalha aqui seguindo em frente e melhorando”, concluiu.


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