30 de janeiro de 2015

Sauber apresenta 'carro brasileiro' para temporada 2015 de Fórmula 1.

A Sauber chega em 2015 ainda na pindaíba, mas lutando com toda a sua dignidade para tentar se recuperar do pior ano de sua história na F1. Com esta finalidade, a equipe suíça apresentou nesta sexta-feira (30) o C34, carro com o qual disputará o Mundial deste ano.
 
Na carenagem, predominam cores que fazem referência ao Banco do Brasil, patrocinador levado ao time por Felipe Nasr. Um 'carro brasileiro'. De todo modo, usar azul e amarelo não chega a ser nada estranho para a Sauber, que por anos teve carros predominantemente azuis na F1 — o último em 2005, antes da fusão com a BMW.

Nasr, novato na categoria após três anos de GP2, contará com a companhia do sueco Marcus Ericsson, que defendeu a Caterham no ano passado. No mais, sobram espaços para potenciais interessados em investir no time.

A divulgação das primeiras imagens do bólido foi feita pela internet, com um comunicado divulgado pelo time. E de acordo com o designer-chefe Eric Gandelin, o foco ficou sobre três áreas no desenvolvimento do C34: a performance nas curvas de baixa, redução do peso e estabilidade nas frenagens — alguns dos principais pontos fracos do antecessor, o C33. "Pudemos adquirir muita experiência durante a temporada 2014, agora podemos incorporá-la à Sauber C34", falou.

“A aerodinâmica exerceu um papel central", afirmou o comunicado da equipe. "Não foi só questão de otimizar o downforce e o arrasto, mas também melhorar o equilíbrio do carro e o comportamento nas curvas de baixa. A grande diferença visual para o C33 é vista pelo bico. Este é assim por causa das mudanças no regulamento, o que impacta a aerodinâmica do carro todo. Da mesma forma, o novo design das rodas também otimiza o fluxo de ar ao redor das rodas dianteiras."
 
A equipe também explicou que fez diversos ajustes para acomodar melhor a unidade de força V6 turbo da Ferrari, bem como seus dois sistemas híbridos. Segundo a Sauber, a montagem do motor mudou para 2015. Desta forma, foi preciso fazer uma série de ajustes no chassi. Ao mesmo tempo, é necessário se preocupar com o resfriamento dos elementos do motor — mais de 40 caixas eletrônicas, das quais 30 devem permanecer em baixa temperatura.
 
Apesar disso, as entradas de ar laterais são mais estreitas, mudanças que segundo o time permitiram a acomodação de estruturas laterais de segurança. Mesmo assim, os engenheiros se preocuparam em dar flexibilidade ao sistema de resfriamento, com a intenção de manipulá-lo mais facilmente dependendo das características de um circuito ou da temperatura ambiente.
 
O relatório com as especificações técnicas do carro diz que o peso do C34, com o piloto incluso, é de 702 kg — era 691 kg em 2014, mas a Sauber passava e muito desta marca.
 
A equipe ainda informou que começará os testes em Jerez, a partir deste domingo, utilizando algumas peças do C33 que serão gradualmente substituídas por peças novas. “Vamos aproveitar o tempo até Melbourne para chegarmos lá o mais competitivos que pudermos”, disse Gandelin.

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