Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br/
Projetado exclusivamente para o mercado brasileiro, o Hyundai HB20 vem obtendo uma carreira de sucesso. Com quase 120 mil unidades vendidas em 2014, o hatch ficou na sexta colocação entre os carros mais vendidos do país no ano passado. Apesar da boa acolhida, a marca coreana sabe que é preciso se mexer para manter o modelo atraente ao público. E o fato é que o HB foi lançado em 2012 e de lá para cá a concorrência se reforçou: a Ford lançou o novo Ka, a Nissan mexeu no March, a VW modernizou o Fox, a Fiat refinou o Uno… Agora chegou a hora do “tapa de meia vida” do compacto coreano. E a prévia da mudança apareceu no Salão do Automóvel em outubro passado na pele do conceito R-Spec.
Oficialmente, a Hyundai define o R-Spec como uma visão esportiva sobre o HB20, refletindo um desejo de parte da diretoria desde o início do projeto a respeito de uma versão apimentada visualmente. Mas, de acordo com uma fonte ligada à montadora, o conceito tinha como verdadeiro objetivo chamar a atenção do público para colher impressões sobre as mudanças no visual do compacto. Não precisa nem pesquisar muito para ver que as novidades trazidas pelo R-Spec não são nada mais do que elementos de estilo que estão sendo aplicados nos novos Hyundais mundo afora. Algo normal sabendo que o conceito é obra do centro de design da marca em Namyang, na Coreia do Sul, onde nasceu o HB20.
Principal destaque da dianteira será a nova grade em formato hexagonal, podendo receber a borda cromada na versão Premium, por exemplo. É quase como se a grade atual, divida em duas, se unisse em uma só peça. Assim, a placa passará ao centro da grade. E a parte inferior do para-choque será toda nova, com os nichos dos faróis de neblina embutidos numa só estrutura que atravessa quase toda a dianteira do hatch. Já os faróis principais ficarão mais refinados: com novo desenho interno, passarão a ter dupla parábola – resta saber se em todas as versões ou somente nas mais caras.
Nada muda em termos de carroceria, ou seja, nem mesmo capô e para-lamas serão alterados com a reestilização – o que diminui o custo da reforma. Nas laterais apenas o desenho das calotas ou rodas de liga (dependendo da versão) será alterado. Nessas projeções feitas pelo designer digital Du Oliveira exclusivamente para o CARPLACE, a opção foi pela roda usada no R-Spec, mas com aro 15″ (o conceito usa aros 17″). Algumas ideias do protótipo, aliás, não deverão ser aproveitadas, caso do feixe de LED’s para iluminação diurna, os detalhes externos imitando aço escovado e a antena do teto tipo barbatana de tubarão.
Na traseira, o novo HB20 poderá ser identificado pelo desenho inédito dos para-choques (com uma espécie de grade unindo os refletores, semelhante ao recurso usado na dianteira) e também pelo novo arranjo interno de luzes das lanternas, as quais ficarão mais brilhantes que as atuais. No geral a reestilização dará uma cara mais moderna ao modelo sem alterar sua personalidade, apenas aplicando a nova filosofia de design da Hyundai ao modelo.
Até o momento não são esperadas alterações na mecânica, mas seria uma boa hora para rever o acerto da suspensão traseira (que “bate” fácil com o carro carregado) e também dar um pouco mais de firmeza para a direção hidráulica – ou mesmo trocar o sistema por um elétrico, como a VW fez com o Fox recentemente. Outra melhoria bem-vinda seria o câmbio automático de seis marchas (que equipa os Kia Soul e Cerato) no lugar da atual caixa de quatro marchas, mas pode ser que esta evolução esbarre em custos.
Internamente o HB20 já passou por algumas mudanças ao longo de sua trajetória, como a troca de cor da iluminação do painel e também novos sistemas de som – hoje há inclusive uma central multimídia disponível. Portanto, podem ocorrer apenas alterações pontuais como troca de comandos da ventilação e novos tecidos nos bancos e laterais de porta.
A estreia do hatch renovado deverá acontecer ainda este ano (entre outubro e dezembro), marcando a chegada da linha 2016. O sedã HB20S e o aventureiro HB20X devem acompanhar as mudanças na sequência.
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