2 de março de 2020

Chuvas arrasam parte do Rio de Janeiro no 455º aniversário da cidade.

O temporal que atingiu a cidade do Rio de Janeiro foi um presente inesperado nesse 1º de março, data em que a cidade comemora o seu 455º aniversário.

Bairros da região de Campo Grande, Guaratiba, Jacarepaguá, Realengo, Deodoro, Muquiço, Magalhães Bastos, Vila Militar, Acari e Fazenda Botafogo foram os mais afetados, e nesses locais as perdas materiais foram bem grandes, desde móveis e eletrodomésticos, passando por carros, e até casas foram perdidas com a chuva torrencial que abateu sobre o município.

Sofreram mais as localidades que margeiam o rio Marinho, rio Piraquara, rio Maranga, Arroio dos Afonços, Rio Sapopemba, Rio Tingui, Rio Valqueire, Rio Acari, Rio das Pedras, Rio dos Cachoros, Rio Pavuna, Rio Grande, Rio Tindiba, Rio Covanca e Rio do Retiro.

O temporal se iniciou na madrugada de sábado, 29 de fevereiro, para domingo, 01 de março, e com isso, muitos moradores foram pegos de surpresa, e não tiveram tempo de salvar seus bens, restando tempo apenas, para conseguirem salvar suas próprias vidas.

Os maiores acumulados de chuva no período de uma hora foram registrados nas estações pluviométricas:

. BANGU: 164,4 mm
. ALTO DA BOA VISTA: 155,2 mm
. ANCHIETA: 152,6 mm
. TANQUE: 130,2 mm
. BARRINHA: 128 mm
. RIOCENTRO: 128,8 mm
. GROTA FUNDA: 124,8 mm
. MENDANHA: 122 mm
. SANTA CRUZ: 118,18 mm
. CIDADE DE DEUS: 110,2 mm
. GUARATIBA: 109,6 mm

 As cidades de Mesquita e Nilópolis também foram muito afetadas, principalmente porque o grande volume de chuva provocou o transbordamento da barragem do Gericinó.

Infelizmente, algumas mortes foram registradas, pois segundo o Corpo de Bombeiros, a senhora Vania R. Nunes, de 75 anos morreu eletrocutada, quando estava na esquina da Estrada do Tindiba com Rua Apiacás, na Taquara. Ainda não se sabe o que teria causado um choque elétrico na vítima.

Já no Bairro do Tanque, o copeiro Flávio Gonçalves, de 40 , morreu depois que um barranco deslizou e derrubou a parede do quarto em que ele dormia com a família.

A terceira morte ocorreu devido a um desabamento na Estrada Feliciano Sodré, em Mesquita, na Baixada Fluminense. A vítima foi identificada como Mizael Xavier, de 62 anos.

Realengo:
Em Realengo, no sub-bairro Barata, muitos carros foram arrastados, uma casa desabou e moradores perderam tudo
Rua São Francisco, em Realengo

Deodoro:
Alagamentos em Deodoro

Irajá:

Fazenda Botafogo:
A imagem pode conter: céu, casa, atividades ao ar livre, natureza e água

Deodoro (Muquiço):



Guadalupe:

Mesquita:
Fotos: Reprodução de internet

Nenhum comentário: