12 de março de 2020

Quatro cidades do Rio estão em ranking brasileiro de pior índice no tratamento de esgoto.

Duque de Caxias, Belford Roxo, São Gonçalo e São João de Meriti aparecem entre os vinte municípios brasileiros com os piores índices de tratamento de esgoto. É o que mostra um estudo do Instituto Trata Brasil, que fez uma análise do saneamento das cem maiores cidades do Brasil.

Em São João de Meriti, por exemplo, não existe tratamento de esgoto e 60% da população do município mora em domicílios em que há coleta de detritos. A prefeitura da cidade informou que metade do esgoto da cidade é coletado, mas não é tratado e que este é um problema histórico de toda a região da Baixada Fluminense e que as cidades dependem de ação do Governo do RJ, pois os municípios não têm condições de arcar com os custos da operação.

Já Belford Roxo, também na Baixada, figura entre as cem maiores cidades do Brasil com piores índices de atendimento de água. Cerca de 25% da população do município não tem acesso a água tratada.

Confira a posição das cidades do RJ que participaram do estudo:
18º – Niterói
20º – Petrópolis
47º – Campos dos Goytacazes
52º – Rio de Janeiro
72º – Nova Iguaçu
87º – São Gonçalo
89º – Duque de Caxias
91º – Belford Roxo
92º – São João de Meriti

Niterói aparece no ranking com 100% de tratamento do esgoto que recolhe, mas com uma taxa de recolhimento ainda não-universalizada de 95%.

Considerando os 100 maiores municípios brasileiros por número de habitantes, o ranking do Trata Brasil contemplou mais de 40% da população brasileira e todas as capitais do país. 

Há no estado de São Paulo, a cidade de Bauru, está entre os 100 municípios do país com pior tratamento de esgoto, pois os dados da pesquisa revelaram que apenas 1,77% do esgoto é tratado na cidade. Isso mostra que apenas uma pequena parcela da população é atendida pela Estação de Tratamento Candeia, construída no Núcleo Gasparini.

Ao analisar os números desde 2011, é possível concluir que os indicadores avançaram, mas abaixo da velocidade que precisavam.

Fonte parcial: https://g1.globo.com/

Levantamento mostra que tratamento de esgoto em Bauru está entre os 100 piores do país — Foto: TV TEM/Reprodução
Valão próximo à sede da Prefeitura de Belford Roxo, na Baixada Fluminense — Foto: Reprodução/ GloboNews
Fotos meramente ilustrativas - Reprodução de internet 

Nenhum comentário: