22 de setembro de 2021

Esperado SUV Fiat Pulse já foi visto sem disfarces em BH.

O Fiat Pulse é um dos lançamentos mais esperados ainda este ano. O primeiro SUV compacto da marca no Brasil, atenderá um antigo desejo dos consumidores por um representante da Fiat no aquecido segmento, pois desde que o Jeep Renegade foi apresentado em 2015, existe um certo "ciúme" na rede de concessionário do grupo.

O novo SUV chega justamente aproveitando um filão do mercado que acabou se abrindo com os aumentos constantes de preços nos últimos meses. Com valores estimados abaixo dos R$ 100 mil, poderá ficar numa faixa de preço abaixo dos SUVs compactos que já estão à venda, e deve se tornar uma opção mais acessível a quem quer entrar nesta onda. 

Você pode até ter escutado por aí que o novo Fiat Pulse será um "Argo levantado", mas a realidade é outra. O SUV estreará uma nova plataforma modular, que foi batizada de MLA pela montadora. Ela é de fato baseada na MP1 de Argo e Cronos, mas não é exatamente a mesma da dupla formada por hatch e sedã.

A Fiat diz que fez mudanças em diversos pontos estruturais e em materiais para "aumentar os níveis de performance, robustez e conforto" e que vai "elevar ainda mais os resultados de segurança dos novos produtos e está pronta para receber componentes mecânicos exclusivos". O que se tem de fato em medidas é que o entre-eixos do novo Fiat Pulse é de 2.532 mm, apenas 1,1 cm a mais do que no Argo.

Já se sabia que a Stellantis, que cuida de Fiat, Jeep, RAM, Peugeot e Citroën no Brasil, estava desenvolvendo uma nova família de motores turbinados usando como base os propulsores Firefly aspirados da empresa. O 1.3 Turbo GSE já aparece em Jeep Compass e Fiat Toro. Ficou faltando o novo 1.0 turbo flex GSE de três cilindros.

Essa estreia deverá ocorrer justamente com o lançamento do Fiat Pulse. A revista Quatro Rodas já flagrou uma unidade do SUV com o emblema "Impetus Turbo 200". Seguindo a atual nomenclatura da Fiat e da Jeep, onde o número entrega o torque em Newton-Metros, já dá para saber com certeza que esse novo 1.0 turbo poderá entregar até 20,4 kgfm de torque. A potência ainda não está confirmada, mas deve ficar em torno de 125 cv a 130 cv.

A outra grande estreia mecânica aguardada para o novo Fiat Pulse 2022 é a inédita transmissão automática de relações continuamente variáveis (CVT), que deverá estar nas versões de entrada do carro. No entanto, assim como ocorreu com Toro e Compass, o propulsor turbinado deverá contar com a caixa automática tradicional de seis velocidades, vista em ambos.

Além disso, as versões mais baratas do Fiat Pulse devem trazer o ainda recente, mas já conhecido, motor 1.3 Firefly flex de quatro cilindros, sem auxílio de turbo. No Argo e no Cronos, ele é capaz de entregar até 109 cv de potência e 14,2 kgfm de torque. O câmbio manual de cinco marchas deverá acompanhar este propulsor nas configurações mais baratas, com o CVT sendo opcional.

Nas imagens que a Fiat já divulgou da cabine do Pulse, já é possível ver que o interior do SUV será bem diferente do Argo. No entanto, um detalhe que chamou a atenção foi a tecla Sport em vermelho no volante, dando a entender que a marca também tentará dar uma pegada mais esportiva ao modelo.

Claro que as credenciais off-road do novo Fiat Pulse deverão ser limitadas à maior altura em relação ao solo e ângulos de ataque e saída aprimorados. Até porque o SUV terá apenas tração dianteira. No entanto, ele pegará emprestado o recurso TC+ da nova Strada, Toro e Compass, uma espécie de bloqueio eletrônico de diferencial que deve auxiliar na hora de vencer obstáculos.

Outro destaque do Pulse deverá ser o pacote de tecnologia embarcada. A marca já confirmou que a novidade poderá ser equipada com a mais recente geração da central multimídia da empresa, a Connect Me. Entre os seus diferenciais estarão a conectividade com a assistente virtual da Amazon, a Alexa, além de Android Auto e Apple Carplay. Falando em conectividade, o Pulse também deverá trazer sistema de internet 4G a bordo com Wi-Fi.

O novo SUV da Fiat já deverá fazer uso também do novo painel de instrumentos digital configurável de 7" que estreou na Toro, ao menos nas versões mais caras, e em termos de segurança, também poderá contar com itens como controle de cruzeiro adaptativo e frenagem autônoma de emergência.

Fonte: https://motor1.uol.com.br/


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