Enfim, no dia 27 de novembro, em Montevidéu (Uruguai), veremos a disputa da tão esperada final entre Palmeiras e Flamengo, os dois times quem vêm sendo apontados há alguns anos, como os melhores elencos da América. Sim, as equipes já se enfrentaram no início desse ano na disputa da Supercopa do Brasil, mas é um "torneio" de jogo único, agora, teremos o prazer de testemunharmos esses dois elencos disputando a final de um campeonato, e quis o destino que fosse logo o maior, da sempre sonhada Libertadores da América.
Flamengo, o campeão da Libertadores de 2019, chega para disputar a finalíssima com uma campanha invicta, e após vencer todas as partidas da fase "mata-mata", já o Palmeiras, que defende o título por ser o atual campeão, por sua vez, também chega muito bem credenciado, com a segunda melhor campanha da fase de grupos, e após eliminar São Paulo e Atlético-MG, respectivamente nas quartas de final e na semi.
É a primeira vez na história que os dois últimos campeões dos anos anteriores se enfrentam na grande final, no ano subsequente.
Outro ponto interessante que é apenas a quarta vez que dois times do mesmo país decidem o torneio, pois em 2005 tivemos o São Paulo vencendo o Athlético-PR, em 2006 o Internacional ganhando o tricolor paulista, em 2018 tivemos a final jogada em Madrid, disputada entre Boca Juniors e River Plate e no ano passado o Palmeiras conquistou seu bicampeonato vencendo o Santos, por 1x0, no Maracanã. Deve ser considerado que durante muitos anos havia um direcionamento no torneio para dificultar ao máximo a ocorrência de dois times de um mesmo país na final.
Além da presença de ao menos uma dessas duas equipes na finalíssima dos últimos três anos, outro ponto interessante, e que causa-nos a grande expectativa para essa final, é o fato que ao menos uma das duas mesmas equipes, desde 2016, ou foi campeã ou vice do Campeonato Brasileiro, com dois títulos e um segundo lugar para ambas, ou seja, são os times dominantes da história recente do futebol brasileiro, e porque não dizer, da América do Sul.
Temos todos os ingredientes para sermos brindados com uma final histórica no Centenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário