3 de setembro de 2009

Force India libera, e Fisichella assina com Ferrari até fim da temporada 2009

A Ferrari havia prometido o anúncio para seu novo piloto hoje às 15h30 no horário de Greenwich (11h30 em Brasília). Mas a Force India foi mais rápida e anunciou agora há pouco que liberou Giancarlo Fisichella para competir com a equipe italiana no restante da temporada, pondo fim à lista de especulações que apontavam Fernando Alonso e Robert Kubica para vaga de Luca Badoer no carro 3 da escuderia de Maranello, que, na verdade, pertence a Felipe Massa.
Mas vale lembrar que Felipe não volta mais neste ano, por conta da recuperação do acidente sofrido no GP da Hungria, em julho. Fisichella, portanto, será o companheiro de Kimi Raikkonen já na etapa da Itália, em Monza, na próxima semana. No comunicado à imprensa, distribuído nesta quinta-feira (3), o time indiano revelou que as negociações começaram nas últimas 24 horas e que, de fato, a equipe de Vijay Mallya aceitou liberar o piloto.Ainda na nota, a escuderia afirmou que o piloto que vai substituir Fisichella será anunciado nos próximos dias, mas espera-se que Vitantonio Liuzzi, piloto de testes, assuma o posto.
Fisichella, na Ferrari aos 36 anos, desabafa: "Sempre desejei isso"
Giancarlo Fisichella agradeceu a Vijay Mallya por liberá-lo para a Ferrari. O dono da Force India, por sua vez, afirmou que não recebeu dinheiro pela negociação, "feita em boa-fé"
Giancarlo Fisichella não disfarçou a animação em trocar a Force India pela Ferrari. O italiano destacou que sempre quis correr pela equipe de Maranello e agradeceu a Vijay Mallya por liberá-lo, no que chamou de ato "muito generoso"."Sou muito grato a Vijay por ele ter me concedido esta oportunidade de correr pela Ferrari. É verdade que sempre desejei isso, e ele ter permitido que isso se torne realidade é algo muito generoso", disse. Fisichella viu a permissão de saída por parte do time indiano como uma recompensa por seu trabalho. "Espero ter ajudado a Force India a crescer e a estar no caminho certo para atingir as suas próprias ambições. Agora, eles são uma equipe muito competitiva, e desejo-lhes as maiores felicidades."Segundo Mallya, dono do time indiano, não havia razão para impedir o acerto entre Fisico e sua nova equipe. "Giancarlo e seu empresário me abordaram ontem [quarta-feira] com a proposta da Ferrari. Para qualquer piloto italiano, um lugar na Ferrari é um sonho de longa data — e Giancarlo não é exceção. Ninguém deve ficar no meio do caminho", afirmou.
Em seguida, "entregou" que o veterano pode se tornar piloto de testes da escuderia italiana a partir do ano que vem. "Além disso, o acordo vai garantir o futuro a longo prazo de Giancarlo com a Ferrari. Seria incorreto colocar isso em risco, particularmente quando ele teve uma contribuição vital para a Force India."Mallya negou que tenha recebido dinheiro para liberar seu piloto. "Gostaríamos de realçar que não firmamos nenhum ajuste financeiro com a Ferrari. Este acordo foi feito em boa-fé, para o bem de Giancarlo e do esporte em geral. Um piloto italiano competitivo em Monza é um enredo positivo para a F1, algo que só pode elevar o perfil do esporte nestes tempos difíceis."O indiano elogiou os esforços de Fisico, que disputou 30 GPs pela FI. "Gostaríamos de agradecer Giancarlo por toda a sua ajuda em uma temporada e meia e por trazer nossos primeiros pontos no Mundial, no último final de semana. Ele foi parte integral da equipe e nós devíamos a ele um bom negócio, por sua atuação nos bastidores e por seu desempenho na pista. Desejamos todo o melhor a ele no futuro.""Para a Force India, este esporte é formado pelo esforço de equipe. Remover uma parte dela, mesmo uma das grandes, não vai afetar significativamente nosso desempenho. A competitividade que a equipe mostrou na Bélgica foi resultado de trabalho duro na fábrica e no túnel de vento. Ainda tempos atualizações do carro para as corridas finais, então estamos confiantes de que podemos manter o embalo. Estamos animados para terminar bem a temporada", finalizou Vijay.
Monza vê piloto italiano guiando Ferrari pela primeira vez após 17 anos
O último piloto italiano a correr pela Ferrari em um GP da Itália foi Ivan Capelli, que abandonou a prova em 1992
Após 17 anos, a torcida italiana vai poder apoiar um piloto de seu país guiando um carro da Ferrari em Monza. Giancarlo Fisichella estará no cockpit número 3 da equipe de Maranello no GP da Itália, no próximo fim de semana. A última vez que isso aconteceu foi em 1992, quando Ivan Capelli pilotou o carro vermelho.Naquela prova, Capelli largou em sétimo, mas, para decepção dos tifosi, abandonou após 12 voltas, com um problema elétrico. O vencedor da corrida foi Ayrton Senna.Fisichella também terá a oportunidade de quebrar um tabu que já dura 43 anos. Desde Ludovico Scarfiotti, exatamente com uma Ferrari, em 1966, nunca mais um italiano venceu em Monza.Além de poder contar com a torcida da Itália, que reconhecidamente torce mais para a Ferrari do que para os pilotos de sua nação, Giancarlo será o 22º italiano a pilotar um carro do time fundado por Enzo Ferrari.

Na foto: Fisichella, Raikkonen, agora companheiros na Ferrari até o fim do ano e Vettel, respectivamente segundo, primeiro e terceiro colocados no GP da Bélgica realizado no último domingo.

Nenhum comentário: