26 de novembro de 2009

Prêmio Craque do Brasileirão: Fla supera outros candidatos ao título em indicações

www.globoesporte.com.br
Rubro-negro tem oito nomes relacionados, seguido pelo Palmeiras, com seis. Líder São Paulo tem três representantes, menos que o Inter (4)
Foram anunciados, na manhã desta terça-feira, no Museu do Futebol, em São Paulo, os finalistas do prêmio Craque do Brasileirão 2009. Os nomes dos três atletas que mais se destacaram em suas posições na competição foram revelados pelo técnico da seleção brasileira, Dunga, e seu assistente, Jorginho. Os melhores treinadores e árbitros também foram indicados.

Segundo colocado no Campeonato Brasileiro, o Flamengo lidera em número de indicações, com oito nomes. O Palmeiras tem seis representantes, seguido pelo Internacional (quatro). O líder São Paulo conta com três indicados.
Os nomes foram definidos a partir de votos de treinadores, jogadores e jornalistas esportivos.

Também foram divulgados os três escolhidos para a disputa final do prêmio Craque da Galera: Conca (Fluminense), Hernanes (São Paulo) e Petkovic (Flamengo). O vencedor será definido em votação pela internet.
A festa de premiação dos melhores do Brasileirão acontecerá no dia 7 de dezembro, um dia após o fim do campeonato, no Rio de Janeiro. Cafu, capitão da seleção na conquista do penta, será o homenageado da cerimônia, que terá apresentação dos atores Tony Ramos e Marcelo Anthony.
Confira os finalistas de cada posição

Goleiro: Bruno (Flamengo), Marcos (Palmeiras), Victor (Grêmio)
Lateral-direito: Jonathan (Cruzeiro), Léo Moura (Flamengo), Vítor (Goiás)
Zagueiro pela direita: André Dias (São Paulo), Chicão (Corinthians), Danilo (Palmeiras)
Zagueiro pela esquerda: Miranda (São Paulo), Réver (Grêmio), Ronaldo Angelim (Flamengo)
Lateral-esquerdo: Armero (Palmeiras), Júlio César (Goiás), Kléber (Internacional)
Volante pela direita: Hernanes (São Paulo), Pierre (Palmeiras), Willians (Flamengo)
Volante pela esquerda: Guiñazu (Internacional), Maldonado (Flamengo), Sandro (Internacional)

Meia-direita: Cleiton Xavier (Palmeiras), Diego Souza (Palmeiras), Souza (Grêmio);

Meia-esquerda: Conca (Fluminense), Marcelinho Paraíba (Coritiba), Petkovic (Flamengo) Primeiro atacante: Diego Tardelli (Atlético-MG), Fernandinho (Barueri), Fred (Fluminense) Segundo atacante: Adriano (Flamengo), Iarley (Goiás), Ronaldo (Corinthians)
Treinador Andrade: (Flamengo), Celso Roth (Atlético-MG), Silas (Avaí)

Revelação: Fernandinho (Barueri), Giuliano (Internacional), Paulo Henrique (Santos)

Árbitro: Héber Roberto Lopes, Leonardo Gaciba, Paulo César Oliveira;

Craque da galera: Conca (Fluminense) Hernanes (São Paulo) Petkovic (Flamengo)

Sambódromo Paulista ou Campo de Marte podem sediar corrida de rua da Indy em SP

O Sambódromo do Anhembi, o aeroporto do Campo de Marte e um trecho próximo à avenida Radial Leste são os locais favoritos para receber a etapa brasileira da Fórmula Indy, em São Paulo, no dia 14 de março de 2010.

A escolha do circuito de rua ainda está sendo estudada pelos organizadores e pela Prefeitura, conforme explicou Carlo Gancia, promotor da prova.

- São sete lugares na cidade que estão sendo estudados, com três grandes opções [sem especificar]. O certo é que queremos privilegiar as regiões norte e leste por sua boa localização [próximo a dois aeroportos e cercado por grandes avenidas] e que a prova em São Paulo será na rua. Não cogitamos usar nem pedir Interlagos.

Gancia descartou fazer qualquer comparação entre as etapas brasileira da Fórmula 1 e da Indy.
- A F-1 é tão excepcional, algo tão grande. E posso falar com a propriedade de quem foi dono de equipe lá [foi sócio da escuderia Forti Corsi], além de ter sido meu pai quem ajudou a trazê-los para cá. Não queremos interferir no trabalho deles e nosso acordo com a prefeitura significa que queremos mostrar que São Paulo, uma cidade industrial, moderna, a que mais gera recursos com turismo, tem muita coisa boa.
O local da prova deverá ser anunciado até 15 de dezembro, quando as três partes envolvidas - os promotores, a Prefeitura de São Paulo e a Indycar - terão todos os relatórios de segurança e trânsito nas mãos.

Tony Cotman, diretor de segurança da F-Indy, está na capital paulista analisando as opções e volta aos Estados Unidos até terça-feira (1º) para entregá-las ao comando da categoria.

História A etapa de 2010 será a primeira da Indy no Brasil em dez anos – o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sediou cinco corridas entre 1996 e 2000. A primeira edição da prova, realizada em um circuito oval, foi vencida pelo brasileiro André Ribeiro. A pista carioca, que também contou com provas da MotoGP, foi totalmente desconfigurada para abrigar a Vila Pan-americana (onde ficaram os atletas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007) e deverá ser demolida.
  • Por: Marcello Muniz
Infelizmente, após a nossa cidade ter sido a escolhida para sediar a prova de abertura da temporada de 2010 da Fórmula Indy, mesmo sem fazer qualquer esforço para tal, e mesmo com as cidades de Salvador e Ribeirão Preto tendo lutado ao máximo por essa possibilidade, segundo as noticias divulgadas por diversos meios de comunicação, nosso prefeito desdenhou da belíssima oportunidade, que propiciaria ao Rio de Janeiro sediar mais um evento esportivo mundial, de grande porte, e que sem dúvida alguma geraria receita, trabalho e mais visibilidade para a cidade, portanto, uma perda a se lamentar. Com esta atitude a Prefeitura deixou o caminho aberto para São Paulo, que já tem a Fórmula 1 e passa a ter também a Fórmula Indy, deixando o nosso estado totalmente órfão de grandes eventos do automobilismo. Podemos dizer que o atual prefeito, no que diz respeito a este assunto, está seguindo os caminho do prefeito anterior, que há alguns anos perdeu a própria Fórmula Indy e depois a Moto GP. Nos resta agora, já que tivemos o nosso autódromo retalhado e que será definitivamente exterminado para os Jogos Olímpicos, ver se a promessa da construção do novo autódromo, em Deodoro ou nas proximidades do Galeão, vai sair do papel, ou ficará só na promessa!

23 de novembro de 2009

Mercedes confirma contratação de Rosberg para temporada 2010

A Mercedes anunciou nesta segunda-feira (23) a contratação de Nico Rosberg para a temporada 2010 da F1. O mistério sobre quem será seu companheiro continua, fonte: www.grandepremio.com.br

A surpresa que a Mercedes prometeu para 2010 ainda não veio. Afinal, o anúncio de Nico Rosberg como primeiro nome confirmado do time alemão, feito nesta segunda-feira (23), era mais do que esperado: o piloto vinha sendo cogitado antes mesmo que a montadora assumisse o controle da Brawn. Nico foi anunciado em uma entrevista coletiva que contou com as presenças de Norbert Haug e Nick Fry e se disse “muito feliz" com a mudança, após quatro anos de Williams."Estou realmente muito feliz de fazer parte do relançamento das Flechas de Prata em 2010 como piloto da Mercedes. Nenhuma outra marca na F1 pode olhar para um passado tão grande e bem-sucedido como eles. Por isso, estou muito orgulhoso por poder pilotar para a Mercedes e trabalhar com Ross Brawn, e mal posso esperar para começar a testar o novo carro e participar da primeira corrida da próxima temporada", declarou Rosberg.Brawn, por sua vez, lembrou do período em que trabalhou com Keke Rosberg, pai de Nico, para elogiar o alemão na sua chegada. "Estamos muito satisfeitos de poder contar com Nico na Mercedes, e ansiosos por começar a trabalhar com ele. Nico é muito talentoso e, com quatro anos de experiência na F1, vai poder contribuir de maneira valiosa com o time. Tive o prazer de trabalhar com seu pai Keke e é ótimo vê-lo seguindo seus passos, e esperamos ver o desenvolvimento dele como piloto após ter tido sua melhor temporada da carreira em 2009."Já Haug disse que era “óbvio desde sempre” que Rosberg era um piloto talentoso. “Eu o vi pilotando karts junto com Lewis Hamilton e, depois, nas categorias que correm junto com o DTM. Conheço-o desde pequeno e, logo de cara, dava para perceber que era óbvio que ele seria um piloto. Por isso, estamos muito felizes de recebê-lo na Mercedes. Nico é um piloto ambicioso, assim como nós, e juntos queremos e vamos conseguir algo grande”, disse o dirigente.A escuderia não anunciou quem será seu companheiro de time. Nick Heidfeld aparece como um nome forte, mas a surpresa prometida por Haug pode ser até mesmo Michael Schumacher, que se reuniu com a direção alemã durante o GP de Abu Dhabi, última prova de 2009.
Não sei até que ponto valeria a pena para a Mercedes apostar numa dupla alemã e (principalmente) sem experiência. Tudo bem, Nico está na F1 desde 2006 e Nick, desde 2000. Mas ambos não conseguiram resultados expressivos durante todos estes anos. Em outras palavras, são dois pilotos sem vitória no currículo.
Para uma equipe que chega na categoria máxima do automobilismo mundial e almeja disputar vitórias (e quem sabe, título), é um começo fraco para digladiar com Ferrari (Felipe Massa e Fernando Alonso), RBR (Sebastian Vettel e Mark Webber) e McLaren (Jenson Button e Lewis Hamilton). Em contrapartida, lembro que Massa foi contratado pelo time de Maranello sem ter um grande resultado na bagagem. A diferença é que Felipe era piloto de testes da Ferrari e os italianos já conheciam o potencial do brasileiro.
Olhando para o passado vejo a insistência da Renault, que na virada das décadas de 1970 e 1980, que apostava a cada temporada numa dupla de franceses. René Arnoux, Alain Prost, Jean-Pierre Jabouille e Patrick Tambay passaram pela escuderia francesa e não conseguiram dar o tão sonhado título A Renault nunca foi campeã com a filosofia de projeto “100% nacional” – que só veio em 2005 com o espanhol Alonso. O melhor resultado foi o vice-campeonato de Alain Prost em 1983. E aí Mercedes?



Tri, Cacá agora quer Ingo

Fonte: http://www.jblog.com.br/



No ano em que a Stock Car completa 30 anos, a categoria vê um piloto entrar para a seleta galeria de tricampeões. O carioca Cacá Bueno, que venceu os campeonatos de 2006 e 2007, não desperdiçou a chance de levantar o título e correu com arrojo e regularidade, assim como fez durante toda esta temporada. No mais equilibrado campeonato dos últimos anos – para não falar da história da Stock Car –, a experiência fez a diferença. Na categoria desde 2002, Cacá acumula três vice-campeonatos consecutivos (2003 a 2005) e 20 vitórias, além do tricampeonato. Agora, Bueno mira Ingo Hoffman; o alemão, como é conhecido, é o recordista de títulos na categoria, com 12 conquistas. Entre eles estão Paulo Gomes, com quatro campeonatos, e Chico Serra, com os mesmos três de Cacá - Ângelo Giombelli também tem três, apesar de ter conquistado estes títulos quando corria em dupla com Ingo.
A primeira baixa da corrida aconteceu antes mesmo da largada. O paraibano Valdeno Brito não alinhou seu carro no grid porque a equipe RCM não conseguiu recuperar o bólido depois do incêndio de ontem no motor.Como a largada foi feita com o Safety Car na pista, Cacá não teve dificuldade de manter a ponta na primeira volta. Mais esperto do que Daniel Serra, segundo colocado no grid, o piloto Ricardo Maurício pulou para a segunda colocação, antes da saída do carro de segurança. A manobra custou uma punição ao piloto da RC. Mas, antes mesmo de ele ser obrigado a cumprir a penalidade, o campeão de 2008 se enroscou e saiu da pista. Com pneu furado, Ricardo Maurício conseguiu voltar à pista, mas a chance de vitória foi zerada, já que estava no final do pelotão. Ele conseguiu levar o carro até os boxes e abandonou.
Com um adversário a menos na luta pelo título, Cacá fazia uma corrida sem arriscar. Ainda assim, ocupava a liderança em Tarumã. Adversário do bicampeão da Red Bull, Thiago Camilo tentava adiar o fim do campeonato. Mas o piloto da Vogel não conseguia se livrar dos adversários e tinha dificuldade de alcançar as primeiras posições.Piloto da Boettger, Luciano Burti ganhava posições e subia na classificação da corrida. Na busca pela primeira vitória na categoria, o ex-piloto de Fórmula 1 apareceu como favorito no meio da prova.Líder da corrida, Cacá Bueno entrou para fazer seu pit stop e retornou ao circuito na terceira posição. A parada de Daniel Serra foi mais rápida, mas não o suficiente para colocá-lo na ponta da prova. Com isso, Burti ficou na primeira posição. Apesar da pressão do piloto da Red Bull, Luciano mostrou competência para segurar o ímpeto de Daniel.
Mesmo tendo caído para a terceira colocação, Cacá via o título cada vez mais próximo depois que Thiago Camilo rodou, saiu da pista e só parou na proteção de pneus. Lá na frente, Daniel ainda tentava roubar o primeiro lugar de Burti. Três segundos atrás desta disputa, Cacá, que esperava apenas a bandeira quadriculada para comemorar o tricampeonato, perdeu o pódio para o irmão Popó.
Ao final das 38 voltas, a última prova em Tarumã (que ano que vem não fará parte do calendário da Stock Car) viu a primeira vitória de Luciano Burti na categoria e o tricampeonato de Cacá. Agora, a briga pelo vice-campeonato fica para a etapa de São Paulo. Vencedor de Tarumã, Burti está a um ponto da vice-liderança. Até mesmo o sétimo colocado, Atila Abreu, tem chances reais de terminar os playoffs na segunda posição.
  • Confira como ficou a classificação da superfinal:
1. Cacá Bueno (Red Bull): 284 pontos
2. Allam Khodair (Full Time): 250 pts
3. Luciano Burti (Boettger): 249
4. Daniel Serra (Red Bull): 246
5. Ricardo Maurício (RC): 244
6. Thiago Camilo (Vogel): 243
7. Atila Abreu (AMG): 242
8. Valdeno Brito (RCM): 235
9. Marcos Gomes (Action Power): 228
10. Max Wilson (RC): 218
  • Todos os campeões da Stock Car:
1979 – Paulo Gomes
1980 – Ingo Hoffman
1981 – Affonso Giaffone
1982 – Alencar Junior
1983 – Paulo Gomes
1984 – Paulo Gomes
1985 – Ingo Hoffman
1986 – Marcos Garcia
1987 – Zeca Giaffone
1988 – Fábio Souto Mayor
1989 – Ingo Hoffman
1990 – Ingo Hoffman
1991 – Ingo Hoffman / Ângelo Giombelli
1992 – Ingo Hoffman / Ângelo Giombelli
1993 – Ingo Hoffman / Ângelo Giombelli
1994 – Ingo Hoffman
1995 – Paulo Gomes
1996 – Ingo Hoffman
1997 – Ingo Hoffman
1998 – Ingo Hoffman
1999 – Chico Serra
2000 – Chico Serra
2001 – Chico Serra
2002 – Ingo Hoffman
2003 – David Muffato
2004 – Giuliano Losacco
2005 – Giuliano Losacco
2006 – Cacá Bueno
2007 – Cacá Bueno
2008 – Ricardo Maurício
2009 – Cacá Bueno

18 de novembro de 2009

Lula é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, diz ranking da 'Forbes'

Lista traz ainda, no 62º lugar, o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, maior produtor mundial de soja.
Fonte: www.g1.com.br e Da BBC
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é a 33ª pessoa mais poderosa do mundo, segundo um ranking preparado pela revista americana "Forbes" e divulgado nesta quinta-feira (12).
O ranking completo, com 67 nomes, traz ainda o governador de Mato Grosso, Blairo Maggi, que é o maior produtor mundial de soja, na 62ª posição. A lista é encabeçada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, seguido pelos presidente da China, Hu Jintao, e pelo premiê e ex-presidente russo Vladimir Putin. O presidente do Fed, o Banco Central dos Estados Unidos, Ben Bernanke, é considerado pela revista o 4º homem mais poderoso do mundo. Segundo a revista, a compilação da lista tentou responder a questões como que influência as pessoas têm sobre outras, o controle que elas têm de grandes recursos financeiros e o poder que elas têm em múltiplas esferas.
Perfis
A revista justifica a escolha de Lula como 33º de sua lista dizendo que ele "governa o maior produtor de alimentos do mundo, o maior exportador de açúcar, de suco de laranja, de café, de carne e de frango". A Forbes comenta que seu "projeto de estimação" é a exploração dos vastos campos de petróleo na costa brasileira, "tornando o país o número 1 no mercado de carbono projetado em US$ 125 bilhões". No perfil que faz de Blairo Maggi, por sua vez, observa que ele ajudou a fazer da soja o principal produto de exportação brasileiro, mas que foi acusado de desmatar a floresta amazônica, pelo que recebeu o prêmio "Motosserra de Ouro", da ONG Greenpeace, em 2005. Apesar disso, a revista observa que ele mudou sua imagem com os ambientalistas ao conseguir reduzir dramaticamente o desmatamento no Estado e ao defender uma compensação financeira para que os agricultores não desmatem a floresta. Lula aparece no ranking pouco acima de figuras como os premiês do Japão, Yukio Hatoyama, e da Índia, Manmohan Singh, e do saudita Osama bin Laden, líder da al-Qaeda, em 35º, 36º e 37º lugares na lista, respectivamente. Mas fica atrás de outras figuras políticas como os primeiro-ministros da Itália, Silvio Berlusconi (12º lugar), da Alemanha, Angela Merkel (15º), e da Grã-Bretanha, Gordon Brown (29º), ou do líder da Coreia do Norte, Kim Jong Il (24ª posição na lista), e até mesmo do ex-presidente americano Bill Clinton (31ª) ou do prefeito de Nova York, o milionário Michael Bloomberg, que aparece no 20º lugar. Nos primeiros lugares da lista estão também empresários, como os fundadores do Google, Sergey Brin e Larry Page, em 5º lugar, o mexicano Carlos Slim Helu, em 6º, o magnata da mídia Rupert Murdoch, em 7º, Michael T. Duke, presidente da Wal-Mart, em 8º, e Bill Gates, fundador da Microsoft e homem mais rico do mundo, em 10º. A "Forbes" observa que a lista tem um nome para cada 100 milhões de habitantes da Terra.



Petrobras tem segundo maior lucro trimestral das Américas, aponta pesquisa


Levantamento inclui empresas de capital aberto dos EUA e da Am. Latina.No terceiro trimestre, estatal só lucrou menos do que a Exxon Mobil.

O lucro da Petrobras, de US$ 4,109 bilhões no terceiro trimestre deste ano, foi o segundo maior registrado entre as empresas de capital aberto (negociadas em bolsa) nas Américas, segundo levantamento da consultoria Economatica. O resultado da estatal brasileira ficou atrás apenas da norte-americana Exxon Mobil, também do setor de petróleo, que lucrou US$ 4,73 bilhões. No terceiro lugar da lista aparece outra empresa do mesmo setor: a também norte-americana Chevron Texaco, com lucro de US$ 3,831 bilhões de julho a setembro deste ano. Completando a lista das cinco maiores, estão o banco JP Morgan Chase (US$ 3,588 bilhões) e a Microsoft (US$ 3,574 bilhões). Segunda brasileira do ranking, a Vale teve lucro de US$ 1,689 bilhão, ficando na 22ª colocação entre as empresas das Américas.

Liminar impede aplicação da Lei Antifumo em dois mil estabelecimentos

No despacho, juiz diz que só cabe à União legislar sobre o assunto.O governo do Estado ainda estuda que providência tomar.
No primeiro dia em que a nova Lei Antifumo começou a valer para efeito de fiscalização e multas, Lei Antifumo, no Rio, o Sindicato dos Hotéis, Bares e Restaurantes (SindRio) obteve uma liminar que isenta cerca de dois mil estabelecimentos associados da ação fiscalizadora. Com isso, os agentes não poderão aplicar qualquer punição aos donos desses estabelecimentos caso sejam flagrados clientes fumando.

O governo do Estado informou que ainda estuda qual providência será tomada.

A liminar foi concedida pelo juiz Luiz Henrique Marques, da 1ª Vara de Fazenda Pública, no final do expediente de terça-feira (17), e passa a valer a partir desta quarta-feira (18).

No despacho, o juiz alega que compete a União legislar sobre o assunto, uma vez que está em vigor desde 1996 uma lei federal que proíbe o fumo em locais públicos ou privados fechados.

Pelo menos 200 agentes da Vigilância Sanitária do Município estão nas ruas para fiscalizar se os estabelecimentos estão cumprindo a lei. A concentração maior é no Centro, Barra da Tijuca e bairros da Zona Sul. Ainda não informações sobre a aplicação de multa.

Multas variam de R$ 3 a R$30 mil

As blitzes educativas duraram cerca de três semanas no Rio, mas, a partir desta quarta-feira, quem insistir em fumar em lugares não autorizados está sujeito a multa, que varia de R$ 3 a R$ 30 mil, de acordo com a nova lei.

Pela nova lei, é proibido fumar em áreas de esporte e lazer, em espaços comuns em condomínios, em casa de espetáculos e em templos religiosos onde o fumo não faz parte do culto. Ainda de acordo com a lei, fica proibido a criação de fumódromos. Segundo a coordenadora do programa de tabagismo da Secreteria estadual de Saúde, Sabrina Presman, as blitzes educativas não serão interrompidas. “Vamos continuar levando material de sinalização aos bares e restaurantes, mas aqueles que não cumprirem ficam sujeitos a um ato de infração. E, a gente vai continuar trabalhando porque é muito importante essa conscientização”. Segundo ela, a fiscalização vai ser intensificada não apenas agora no começo da vigência da nova lei. “A ideia é a gente mudar um pouco essa cultura e poder salvar muitas vida daqui pra frente. Então não é só agora, a gente tá tendo blitz em diversos horários inclusive noturno, e que a gente possa fazer isso a longo prazo até a sociedade se adequar às novas regras”, explicou Presman.

A McLaren anunciou a contratação de Jenson Button para o lugar de companheiro de Lewis Hamilton no campeonato de 2010

Fonte: http://www.grandepremio.com.br/ e http://www.r7.com/

A novela acabou antes do que se esperava. A McLaren anunciou nesta quarta-feira (18) a contratação de Jenson Button para o Mundial de 2010, completando uma dupla de pilotos totalmente britânica para o ano que vem. A McLaren volta a ter dois campeões na equipe 22 anos após a dupla Ayrton Senna e Alain Prost. Será a primeira vez, inclusive, que um time contrata os dois últimos campeões do mundo para uma temporada.
Segundo a equipe inglesa, essa será a primeira dupla de campeões britânicos na F-1 desde a parceria entre o escocês Jim Clark e o inglês Graham Hill na Lotus em 1968.
Com o anúncio, Button levará o número 1 para os carros da escuderia, deixando Hamilton, que usou o número 1 em 2009, com o 2. O finlandês Heikki Kovalainen, companheiro de Hamilton nos últimos dois anos, terá que procurar outra vaga.
Button comentou sua transferência após sete anos nas equipes de Brackley. "É sempre uma decisão difícil largar uma equipe quando você esteve lá por tanto tempo. Mas a vida é feita de desafios — e, sobretudo, de se desafiar. Então, embora eu tenha conquistado o título com a Brawn neste ano — e nunca vou esquecer isso —, sempre fui inflexível quanto a continuar a me proporcionar novos desafios", disse.
Afirmando parecer "inacreditável" ser contratado pela equipe que disse acompanhar desde criança, Jenson lembrou um pouco da trajetória do time de Woking. "Esta foi a razão pela qual decidi me juntar à McLaren. Você acaba sendo afetado pela história fenomenal desta equipe. A McLaren é um dos grandes nomes do esporte mundial, e as suas conquistas e a sua lista de campeões do passado é como ler um quem-é-quem da F1 — Emerson Fittipaldi, James Hunt, Niki Lauda, Alain Prost, Ayrton Senna, Mika Hakkinen e, claro, meu novo companheiro de equipe, Lewis Hamilton."
Button optou por formar um time totalmente inglês na McLaren, agora que a Mercedes concordou em negociar suas ações, 40%, num prazo de dois anos. Embora a equipe não tenha revelado a duração do contrato — só especificou que este não expira em 2010 —, o "The Guardian" sustenta que o acordo é de três anos, com salário de £ 6 milhões por temporada — no câmbio desta quarta (18), R$ 17,2 milhões.Na edição de hoje do "The Independent".
Ross Brawn ainda tentou negar a transferência de seu piloto. "As negociações com Button continuam. As matérias que dizem que ele já assinou com a McLaren não estão sendo úteis. Eu ficaria surpreso se este fosse o caso", afirmou ele, e agora que a transferência de Button se tornou realidade, a Brawn, que foi comprada pela Mercedes e mudará de nome no próximo ano, perdeu os dois pilotos de 2009 – Rubens Barrichello foi para a Williams – e deve ter o alemão Nico Rosberg em uma das vagas. A outra pode ficar com o também alemão Nick Heidfeld, ex-BMW Sauber.


17 de novembro de 2009

Flamengo faz 114 anos nesta terça e ganha camiseta gigante de presente

Em homenagem ao aniversário, uma camiseta gigante foi pendurada ao lado do túnel Lagoa-Barra pela patrocinadora do time
Nesta terça-feira (17), o Flamengo completa 114 Flamengo" existe oficialmente desde que foi sancionada lei do governador Sérgio Cabral, em 200anos. E neste "Dia do Flamengo" o clube foi homenageado com uma camiseta gigante da Ale, patrocinadora do time.

A camisetona está pendurada desde cedo (6h30) no prédio do Minhocão, no túnel Lagoa-Barra. A camiseta tem 15 metros de altura por 14 de largura, com 210 metros quadrados - nele caberiam 40 torcedores de braços abertos. O "Dia do7.


Por Marcello:

Hino Do Clube De Regatas Flamengo, meu time de coração!

Composição: Lamartine Babo

Uma vez flamengo,Sempre flamengo.
Flamengo sempre, eu hei de ser.
É meu maior prazer vê-lo brilhar,
Seja na terra,
seja no mar.
Vencer, vencer, vencer!
Uma vez flamengo,Flamengo até, morrer!
Na regata, ele me mata,
Me maltrata, me arrebata.
Que emoção no coração!
Consagrado no gramado;
Sempre amado;
O mais cotado;
Nos fla-flus é o 'ai, jesus!'
Eu teria um desgosto profundo,
Se faltasse o flamengo no mundo.
Ele vibra, ele é fibra,
Muita libra já pesou.
Flamengo até morrer eu sou!




Gritos da Torcida:

Dá-lhe dá-lhe dá-lhe Mengo!
Dá-lhe dá-lhe dá-lhe Mengo!
Dá-lhe dá-lhe Mengo...
SEREMOS CAMPEÕES!!!

Domingo...
Eu vou ao Maracanã...
Vou torcer pro time que sou fã!
Eu vou levar foguetes e bandeiras
Não vai ser de brincadeira ele vai ser campeão...
Não quero cadeira numerada.
Eu vou de arquibancada pra sentir mais emoção.
Porque meu time bota pra fudeer.
E o nome dele são vocês que vão dizer!
Ôôô_Ôô ôôôôô ôôôôô ôôô MENGO!
lá lalaialaiá lalaialaiá lalaiá Raça!!


Quando a Raça canta...
galera se levanta...
Iiih só dá Mengo...
Lê lêlê lêlê lêlê bota pra fuderr!


Eu sempre te amarei
Onde estiver estarei
Oh meu Mengo!
Tu és time de tradição
Raça amor e paixão
Oh meu Mengo!



Oh meu Mengão!
Eu gosto de voce!
E quero cantar ao mundo inteiro,
a alegria de ser rubro negro!
Cante comigo Megão!
Acima de tudo rubro negro!
Cante comigo Megão!
Acima de tudo rubro negro!



Flamengo, Flamengo,
Sua glória é brilhar,
Flamengo, Flamengo,
Na terra ou no mar,
Flamengo, Flamengo,
Flamengo, Flamengo,
o seu lema é vencer!
Flamengo, eu sou!
Flamengo, eu sou!
Flamengo, até morrer!

Corinthians e Flamengo na Stock Car

A aliança que o automobilismo tem procurado fazer com o futebol, hoje vista na F-Superliga, tem chance de se tornar real em 2010 na Stock Car, justamente com as duas equipes brasileiras que fazem parte da categoria internacional dos clubes.

Negociações acontecem para que o Corinthians estampe sua marca nos carros de turismo do campeonato brasileiro. Há até um acordo verbal entre as partes, e no caso da equipe paulista envolve o diretor cultural, Duílio Monteiro Alves, o vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg, e o presidente, Andrés Sanchez.

Mas o Corinthians não atuaria diretamente, nem gastaria dinheiro com a Stock Car. A proposta é que seus direitos sejam cedidos a uma agência ou a um representante, que então ficaria responsável pelo envolvimento do time na categoria.*

O Corinthians estamparia seus patrocinadores nos carros, diferente do que acontece na Superliga. Mas não necessariamente seria uma extensão das marcas vistas na camisa alvinegra ou roxa — hoje Banco Panamericano, Batavo e Bozzano. Por conta da disputa da Copa Libertadores no ano que vem, o time já tem uma lista extensa de empresas que querem aproveitar a visibilidade do retorno corintiano à competição sul-americana. A Stock Car serviria como uma espécie de refugo das preteridas.

Da mesma forma que o Corinthians, o Flamengo, o outro time brasileiro da Superliga, se mexeu para arquitetar um plano semelhante. E o contrato de licenciamento que repassa a uma agência os direitos dos urubus já está assinado, algo que está ainda emperrado pelos lados gaviões.

Os bastidores das negociações da agremiação da Fazendinha, do Parque São Jorge e de Itaquera, chegaram ao ouvido do Palmeiras, que também demonstrou interesse em ingressar na Stock Car. Uma reunião com a estupenda e colossal equipe verde do Parque Antarctica está por acontecer.

* Há uma disputa, ao que se percebe, pelos direitos de representação do Corinthians. A Waysport foi mencionada de início como a agência de gerenciamento que atuaria em nome do clube. Mas Alex Ruffo, jornalista responsável pela revista Speedway, afirmou ao Blog Victal que já tem um acordo assinado tanto com o Flamengo quanto com o Corinthians, que foi apresentado à Vicar e à Globo em março. A empresa promotora da Stock Car e a emissora aprovaram o projeto.

Ruffo explicou o “processo burocrático”. ”Precisamos de uma autorização da Superliga para que eles liberassem o uso da marca. Quem pediu a autorização, inclusive, foram Corinthians e Flamengo”, disse. Alex também explicou que, por conta do centenário da equipe paulista, a Vicar liberou o uso do número 100 no carro. Os desenhos dos carros já foram feitos.

Também, Ruffo declarou que os acordos com as equipes só não foram assinados porque ainda não foram definidos os prazos de duração dos contratos.

Glock é confirmado como primeiro piloto da Manor para 2010

www.grandepremio.com

Com preparação ainda nebulosa, Manor anuncia contratação de Timo Glock para a temporada

Quase ninguém conhece as condições da Manor para a temporada 2010, mas um de seus pilotos a equipe inglesa já tem: é Timo Glock. Na iminência de ficar desempregado, o piloto de 27 anos era apontado como provável companheiro de Robert Kubica na Renault. Após o anúncio de que a montadora iria avaliar internamente seu projeto na F1, este rumor perdeu força. O anúncio de que o alemão correrá pela Manor é um indício do fim do time francês."Eu tinha várias opções para 2010, algumas delas vindas de equipes já estabelecidas", disse Glock. "Todo piloto tem o mesmo objetivo geral — vencer o Mundial um dia —, mas a maneira que quero fazer sucesso é sendo parte do processo de construção de uma equipe e exercendo uma função-chave no desenvolvimento do carro. É por isso que a Manor é tão emocionante para mim", acrescentou.

Glock destacou o fato de que a Manor não é uma equipe de montadora, como foi a Toyota. "Passei bastante tempo com Nick Wirth, John Booth e outros membros do time. E o que eu gostei mais é que se trata de uma equipe realmente de corridas, comandada por verdadeiros corredores", declarou.Timo refutou os rumores e elogiou bastante o trabalho da novata para 2010. "A equipe pode ser pequena e nova, mas tem grandes ambições, um programa de desenvolvimento e um carro realmente impressionante. Estou confiante de que posso exercer papel-chave em termos de absorção técnica, e é uma oportunidade fantástica para mim. Nem posso esperar para começar a testar o novo carro no início do ano que vem."O chefe do time, John Booth, exaltou a contratação, dita fundamental para o crescimento da equipe a partir de 2010. "Sempre foi minha recomendação ter pelo menos um piloto com experiência nos carros de 2009 para ajudar no nosso programa de desenvolvimento, mas é animador conseguir um piloto que não só obteve pódios em 2009 como também provou talento e o potencial para nos levar à frente por muitos anos", comemorou."O fato de que ele chegou e viu todos os aspectos do projeto antes de fazer sua decisão diz muito sobre o que conseguimos até agora. Agora, não podemos esperar para colocar Timo no carro novo quando os testes em pista começarem", falou.Timo foi o 10º colocado na temporada 2009 com 24 pontos. Por conta de um acidente sofrido na classificação para o GP do Japão, o alemão não disputou as duas últimas corridas do ano. Os favoritos para o segundo carro da Manor são Lucas Di Grassi e Adam Carroll.

16 de novembro de 2009

Flamengo lança game gratuito de pebolim com craques do clube

Em Totó do Mengão, jogador pode mudar esquema tático e escalar os titulares
O Flamengo lançou na noite deste domingo (15) seu game oficial de pebolim (conhecido como totó no Rio de Janeiro), o Totó do Mengão. Gratuito, jogo permite escolher os titulares entre os 17 atletas do clube, definir a formação da equipe e entrar em campo com um dos três uniformes rubro-negros.

O game é uma estratégia do clube para comemorar seus 114 anos. As partidas têm narração de Sílvio Luiz e são disputadas dentro do Maracanã lotado. O jogador também pode ver o replay das jogadas.

Segundo o clube, Toto do Mengão terá atualizações e novidades. O game pode ser baixado no site do patrocinador do Flamengo ou jogado direto na internet na página www.totodomengao.com.br.
No site oficial do game, o jogador pode conferir quantos gols já foram marcados na versão online. Na festa de lançamento, 30 blogueiros marcaram mais de mil gols em duas horas.


Mercedes compra Brawn e vende sua parte no comando da McLaren

Fonte: www.grandepremio.com.br

Alemães vão fornecer motores para a McLaren até 2015, mas deixaram o comando do time; já a Brawn vai se chamar Mercedes GP a partir de 2010


A segunda-feira (16) foi de mudanças na vida de McLaren, Mercedes e Brawn. Em uma entrevista coletiva em Frankfurt, a montadora alemã confirmou a venda das ações que detinha de controle da McLaren, encerrando assim seu comando sobre a equipe de Woking, mas também garantiu o fornecimento de motores para o time até 2015. Além disso, a Brawn agora vai ser comandada pelos germânicos e passará a se chamar Mercedes GP. Os pilotos não foram confirmados.

O comunicado oficial teve duas frentes. No que se referiu à McLaren, a própria escuderia tratou de informar, instantes após o fim da coletiva, que vai retomar os 40% de ações controladas pela Mercedes até o final de 2011, em uma operação que vai tornar o time inglês totalmente independente — apesar de contar com os motores alemães até o final do Mundial de 2015. O time também vai manter o nome da montadora e o patrocínio pelos próximos seis anos. Já a Brawn teve 75,1% das suas ações compradas pela Mercedes — 45,1% diretamente pela empresa, com os outros 30% nas mãos do grupo de investimentos Aabar, de Abu Dhabi, que detém uma parte minoritária do comando da montadora. Com isso, o time de Brackley vai se chamar Mercedes a partir de 2010, ganhando a pintura prateada tradicional da marca e o símbolo da estrela de três pontas estampando seus carros. Mas, se o futuro da equipe está definido, o mesmo não se pode dizer com relação aos pilotos — de nenhum dos dois times, aliás. Nico Rosberg parece muito próximo da Brawn, assim como Lewis Hamilton está confirmado na McLaren. As outras duas vagas aparentam estar nas mãos de Jenson Button e Nick Heidfeld, de acordo com os rumores da imprensa europeia. Porém, não se sabe qual piloto vai para qual time, com o atual campeão sendo cogitado tanto na sua atual escuderia quanto como companheiro de Hamilton em Woking.

McLaren comemora retorno a status de "totalmente independente"


Usando o nome "realinhamento de estratégia de aliança a longo prazo", a McLaren confirmou as mudanças em sua direção, entre as quais se destaca a compra dos 40% das ações que são da Mercedes até 2011.O comunicado informa que o fornecimento de motores por parte da empresa alemã continua até 2015, o que impede a nota de falar em encerramento da parceria. Chegando até o último ano de contrato, a Mercedes vai ser a dona dos motores da McLaren pelo 21º ano consecutivo. Até lá, nada vai mudar no nome da equipe, que vai continuar sendo McLaren Mercedes, caracterizada pelo mesmo vermelho e prateado.O time afirma que, em 2011, se tornará uma entidade corporativa "totalmente independente", o que indica que não está nos planos da escuderia anunciar uma parceria semelhante àquela com a Mercedes.Ron Dennis, acionista-fundador do McLaren Group, destacou que a alteração no rumo da empresa vai ajudar a equipe da F1. "Os próximos anos representarão um momento muito emocionante para a McLaren, durante o qual pretendemos nos tornar uma força econômica e tecnológica cada vez maior. A F1 será sempre nossa atividade principal, por razões comerciais sólidas, mas também por razões históricas esportivas: nosso negócio na F1 tradicionalmente contou com segurança financeira, em grande parte como consequência da longevidade dos contratos com nossos parceiros, muitos deles passando dos 15 anos de comprometimento com a McLaren."Além da saída gradual da Mercedes, foi anunciada também a — já esperada — separação da McLaren Automotive, hoje comandada por Ron Dennis, do McLaren Group. "A partir de 2011, [a McLaren Automotive] vai começar a produzir sua própria linha de carros esportivos de alta performance, orientado para penetrar em um segmento automotivo meticulosamente escolhido", diz a nota. Dennis, que esteve no GP de Abu Dhabi e voltou a ouvir perguntas sobre um possível retorno à equipe, defendeu as mudanças. "Sempre foi minha convicção que, para sobreviver e prosperar na F1 do século 21, uma equipe deve ser muito mais do que apenas uma equipe. Sendo este o caso, a fim de desenvolver e manter os fluxos de receita necessários para competir, vencer GPs e Mundiais, as empresas que executam as equipes de F1 devem alargar o leque de sua atividade comercial."

13 de novembro de 2009

Em meio à reação no Brasileirão, Petkovic ganha ação de R$ 1 milhão do Flamengo

Meia sérvio é um dos principais jogadores do time no campeonato nacional
Embalado pela reação no Campeonato Brasileiro, que o credencia ao título da competição, o Flamengo recebeu uma má notícia do seu departamento jurídico nesta quinta-feira (12). O sérvio Dejan Petkovic, um dos principais jogadores do clube no Nacional, ganhou, em primeira instância, uma ação contra o time.
Em sua passagem pela Gávea em 2003, Pet recebeu do Flamengo um cheque no valor de R$ 718 mil, sem fundo. Com os valores corrigidos, omeia tem direito ao ressarcimento de R$ 1 milhão, decidiu a Justiça do Trabalho. Entretanto, ainda nesta quinta-feira, o departamento jurídico do clube carioca recorreu da sentença, prometendo não causar nenhum mal-estar com o sérvio.

O vice-presidente júridico da equipe, Adalberto Ribeiro, comentou a condenação.
- Este processo está em andamento. É referente a um pagamento que o Flamengo fez e não foi honrado, mas o Flamengo alega que tudo foi pago através da Nike (antiga fornecedora de material esportivo da equipe).

Petkovic retornou ao Flamengo nesta temporada e abriu mão de alguns processos judiciais para assinar com o clube. A contratação do sérvio aconteceu por parte do então presidente em exercício, Delair Dumbrosck, causando um péssimo clima com o antigo vice-presidente de futebol Kléber Leite. A conseqüência ocorreu alguns meses depois com a demissão de Leite.

Porém, o processo decorrente de 2003 não estava incluído no acordo do retorno do sérvio ao time.

11 de novembro de 2009

RJ, ES e União chegam a acordo sobre divisão de royalties


Do Setorial News - Energia

Em meio ao apagão que deixou o Sudeste e o Centro-Oeste do País, os governadores do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral; e do Espírito Santo, Paulo Hartung, chegaram a um acordo com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sobre a divisão dos royalties da exploração do pré-sal. A participação dos Estados produtores passa dos 18%, previstos no relatório do deputado Henrique Eduardo Alves, para 25%. Já a participação da União cai de 27% para 19%.
A fatia dos chamados municípios com instalações petrolíferas, como Campos e Macaé, passa de 2% para 3%, e a parte que cabe aos municípios produtores e outros Estados e cidades do Brasil continuam na mesma, em 6% e 22%, respectivamente. A reunião durou três horas e também estiveram presentes, o os ministros de Minas e Energia, Edison Lobão, e das Relações Institucionais, Alexandre Padilha; o relator do projeto de partilha, deputado Henrique Eduardo Alves; o presidente da Comissão Especial da Câmara dos Deputados que analisa o projeto, deputado Arlindo Chinaglia; o líder do PT na Câmara, deputado Cândido Vaccarezza; e o líder do governo na Câmara, deputado Henrique Fontana.

O governador do Rio, Sérgio Cabral, elogiou a solução encontrada e voltou a afirmar que o Estado não poderia prescindir dos recursos do petróleo, que representam uma parcela significativa da arrecadação fluminense.

"É uma solução que nos deixa satisfeitos. Perdemos as participações especiais, mas por outro lado, seremos compensados pelo aumento da produção", afirmou o governador do rio.

Aeroporto de Cabo Frio recebe o maior avião do mundo


Da Redação

Maior avião do mundo, o Antonov vai pousar no aeroporto de Cabo Frio, na manhã desta quarta-feira (11). O avião, com 80 metros de comprimento e capaz de transportar até 150 toneladas, trará, da Noruega, dois helicópteros de grande porte, que prestarão serviço a uma empresa gestora de plataformas de petróleo.

A operação só será possível por conta de um importante investimento feito pelo Governo do Estado, que o transformou num dos aeroportos mais ativos e tecnicamente equipados no Rio de Janeiro.

A previsão dos operadores é que o aeroporto feche o ano com um crescimento 65% maior, em relação ao ano passado, totalizando a movimentação de 15,7 milhões de toneladas em cargas. Isto representa uma arrecadação de R$ 157 milhões só em impostos, quase sete vezes o valor dos investimentos públicos.


Ministério de Minas e Energia diz que apagão atingiu 18 estados brasileiros

Fonte: www.g1.com
Problema em três linhas de transmissão no PR e SP provocou o blecaute. Técnicos fazem varredura em linhas de transmissão para checar causas.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou ao G1 nesta quarta-feira (11) que o apagão ocorrido entre a noite de terça (10) e esta madrugada atingiu 18 estados brasileiros. Segundo nota técnica do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), quatro estados foram afetados na totalidade: São Paulo, Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Espírito Santo.

Outros 14 estados foram parcialmente atingidos: Minas Gerais, Mato Grosso, Goiás, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Acre, Rondônia, Bahia, Sergipe, Paraíba, Alagoas, Pernambuco e Rio Grande do Norte. A princípio, havia relatos de que pelo menos 10 estados haviam sido atingidos pelo apagão. Os números iniciais, no entanto, não eram oficiais.

Angra I e II
A nota informa ainda que as usinas nucleares de Angra I e Angra II, no Rio de Janeiro, também foram desligadas na mesma sequencia de interrupções de energia que ocorreram em grande parte do país. “Angra II desligou automaticamente às 22h13 devido à perturbação geral no SIN [Sistema Interligado Nacional], conforme item 'Ocorrência na rede de Operação', permanecendo desligada. A UG [Unidade de Gerador] tem previsão de sincronismo para 17h do dia 11/11/09”, destaca a nota. O mesmo informativo diz que Angra I também desligou automaticamente na noite de terça-feira. A usina, porém, permanece desligada e não tem previsão para voltar a operar.
O Ministério de Minas e Energia (MME) informou que técnicos do ONS fazem uma varredura desde a madrugada desta quarta-feira nas linhas de transmissão que teriam provocado o apagão que deixou no escuro boa parte do Brasil. Os trabalhos estão concentrados no Paraná e São Paulo, onde ocorreram problemas em três linhas de transmissão. De acordo com o secretário-executivo do MME, Márcio Zimmermann, foram detectadas panes em duas linhas que ligam a cidade de Ivaiporã (PR) a Itaberá (SP) e em uma terceira que interliga as estações de Itaberá e Tijuco Preto (SP). As causas do blecaute devem ser apresentadas nesta tarde, após a reunião emergencial do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico, convocada pelo ministro de Minas e Energia, Edison Lobão. Ele preside o comitê, que também tem como membros representantes da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), da Empresa de Pesquisa de Energética (EPE), do ONS, além de concessionárias do setor.
Entrevista
O secretário-executivo do MME disse mais cedo em entrevista coletiva que o problema, a princípio, teria ocorrido após o sistema acionar mecanismos de defesa. "Todo o sistema de transmissão cria uma situação que pode fazer o circuito desarmar uma linha e não causar nada. Nesse caso, tivemos três simultaneamente. O sistema para se proteger aciona uma série de mecanismos de proteção para salvaguardar. Prova disso é que quatro horas depois você tinha toda a carga religada no Brasil", destacou.
Zimmermann também afastou a possibilidade de o problema ter sido causado por alguma sabotagem. Questionado se a falta de investimento no setor elétrico pode ter contribuído com o apagão, o secretário negou. Segundo ele, o sistema elétrico sempre está sujeito a essas perturbações. "O país hoje é o que tem o sistema mais interligado do mundo. O Brasil vem investindo pesadamente em um sistema de transmissão robusto. Aumentamos a interligação", disse.

Apagão de 2001
Zimmermann descartou qualquer semelhança entre o apagão de 2001, que provocou o racionamento de energia no país, com o ocorrido na noite passada. "A situação que ocorreu em 2001 era falta de energia. O que se teve agora é uma situação que não tem problema de falta de energia, foi um problema elétrico que levou a essa perturbação", explicou. Segundo ele, há oito anos faltava investimento no setor elétrico brasileiro. "Não tinha o investimento necessário em transmissão e geração, o que levou àquela situação que o país teve que racionar. Era contínuo, porque não tinha geração para atender."

Furnas
Na manhã desta quarta-feita, a empresa Furnas Centrais Elétricas informou que as linhas de transmissão que interligam a usina de Itaipu ao Sistema Interligado Nacional (SIN) estão operando normalmente e não foi identificado qualquer dano nos seus circuitos e torres de transmissão.

Saiba como o apagão atingiu os estados brasileiros - Blecaute ocorreu em pelo menos dez estados brasileiros.Confira como ficou a situação nas regiões afetadas.
Um blecaute atingiu na noite desta terça-feira (10), a partir das 22h13, pelo menos dez estados brasileiros, além do Paraguai. A região mais afetada foi a Sudeste. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro e Espírito Santo ficaram totalmente sem luz. Em Minas Gerais, houve blecaute nas regiões do Triângulo Mineiro e da Zona da Mata, mas em partes de Belo Horizonte a luz não caiu durante a noite.

O apagão também afetou o interior do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, o interior da Bahia e partes de Pernambuco. Do outro lado da fronteira, o Paraguai, que também recebe energia de Itaipu, ficou às escuras, em consequência do que usina chamou de "efeito dominó".

Veja como foi o corte de energia em alguns dos estados afetados:

Espírito Santo
Todo o estado foi atingido pelo apagão. Em Vitória, uma senhora de 87 anos precisou ser atendida em casa após seu aparelho respiratório ter parado de funcionar. Ambulâncias do Samu prestaram socorro. Os bombeiros também tiveram muito trabalho ao socorrer as pessoas presas nos elevadores. O trânsito ficou confuso com semáforos apagados e o governo determinou um reforço na segurança - foram acionados mil policiais para atuar nas ruas, delegacias e nos presídios do estado. No Espírito Santo, o apagão começou por volta das 22h e só terminou por volta da meia-noite. Agora de manhã a energia já foi estabelecida.

Rio Grande do Sul
Apenas duas cidades foram afetadas pelo apagão. Cerca de 70 mil moradores de São Leopoldo e Sapucaia do Sul ficaram cerca de cinco minutos sem energia elétrica na noite passada. A situação foi normalizada sem prejuízo. Segundo a concessionária que abastece a região, o blecaute pode ter sido causado pelos problemas ocorridos em Itaipu. Na região de Porto Alegre não houve registro de falta de energia. Segundo a companhia que abastece a capital gaúcha, os níveis dos reservatórios das usinas estão elevados por causa das chuvas das últimas semanas, sendo assim, o Rio Grande do Sul conseguiu suprir o abastecimento.
Pernambuco
De acordo com a concessionária de energia elétrica que abastece o estado, o apagão em Pernambuco começou às 21h12 horário local (22h12 no horário de Brasília) e toda a situação durou 35 minutos. Trinta e sete municípios foram atingidos. No Recife, as áreas mais afetadas incluem três grandes hospitais, que precisaram acionar os geradores. Até o fim da noite, toda a situação foi normalizada.

Bahia
O apagão atingiu principalmente cidades localizadas no interior do estado, nas regiões norte, extremo sul e também no sertão. Nestas áreas, o abastecimento foi normalizado por volta das 21h25. Salvador e as regiões metropolitanas não foram atingidas pelo blecaute.

Mato Grosso do Sul
O sistema de sinalização das ruas ainda está muito instável em Campo Grande. Os semáforos não voltaram a funcionar em todas as avenidas e ruas da cidade - segundo a prefeitura, o problema deve ser resolvido ainda nesta manhã. De acordo com a empresa concessionária, a energia foi completamente restabelecida antes da meia-noite. O trânsito ficou confuso na capital e o comércio improvisou com velas, mas a maioria das lojas acabou fechando. De 78 municípios do estado, 70 ficaram no escuro.

Minas Gerais
Em Belo Horizonte, o apagão ocorreu pouco depois das 22h. Segundo a Companhia Energética de Minas Gerais, 20% das casas ficaram sem luz, o equivalente a 110 mil consumidores da capital e região metropolitana. Os bombeiros registraram algumas chamadas de pessoas presas em elevadores. O blecaute também atingiu o interior de Minas Gerais. Na capital, a luz voltou por volta das 23h.
São Paulo
O apagão ainda afeta parte do serviço de transporte coletivo de São Paulo na manhã desta quarta-feira (11). Trens do Metrô e da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) operam normalmente, mas há problemas com os ônibus elétricos na manhã desta quarta-feira (11). O Metrô informou que restabeleceu a operação em todas as suas linhas durante a madrugada desta quarta. O rodízio de veículo foi suspenso nesta manhã. Leia mais sobre a situação no estado.

Rio de Janeiro
A SuperVia, concessionária que administra a linha férrea no Rio, informou que as 89 estações de trens já foram reabertas e voltaram a operar às 5h50 desta quarta-feira (11). A circulação foi interrompida após o apagão que afetou vários estados do Brasil. Moradores de Copacabana, na Zona Sul do Rio, deixaram as suas casas na noite desta terça-feira (10) e lotaram os bares da região. A Polícia Militar recebeu diversos chamados na madrugada desta quarta-feira (11), durante o apagão, e que, quando verificados, eram alarmes falsos. Leia mais sobre a situação no estado.

Santa Catarina
Em Florianópolis e em todo litoral catarinense não faltou luz. Houve apenas oscilações de energia em algumas regiões do estado, especialmente na região oeste, oscilou energia por cerca de 10 minutos. De acordo com Centrais Elétricas de Santa Catarina (Celesc), a oscilação foi concentrada na região oeste e ocorreu depois que o blecaute atingiu os demais estados do país.

Mato Grosso
O estado ficou 40 minutos sem energia. Como as oscilações foram curtas nesse período, nem todo mundo percebeu o apagão. Só na baixada cuiabana, 20% dos consumidores ficaram sem luz e em todo o estado 240 mil foram atingidos pelo blecaute. O problema só foi resolvido por volta das 22h.

Justiça proíbe emissora de fazer menção a Sasha Meneghel

Fonte: www.tjrj.jus.br
Notícia publicada em 11/11/2009 12:27

A 10ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça do Rio manteve decisão que proibiu a Rede TV de fazer qualquer referência a Sasha Meneghel em programas de televisão, na página da empresa na internet ou em qualquer outro meio. A proibição foi mantida pelo desembargador Gilberto Dutra Moreira, relator do processo.

A ação foi ajuizada por Sasha, representada por sua mãe, a apresentadora Xuxa Meneghel, depois que a menor se tornou alvo das sátiras dos humoristas do "Pânico na TV", em setembro desse ano. O motivo da brincadeira teria sido o fato de a autora, que possui apenas onze anos, ter escrito uma palavra de forma incorreta no microblog Twitter.

Para o magistrado, houve, no episódio, a violação do direito à honra e à imagem da menina, que, além de ser menor de idade, foi submetida à execração pública. "As imagens chocam o telespectador pelo teor totalmente inadequado da informação, sendo certo que se distanciam da liberdade de expressão", afirmou.

Em seu voto, o desembargador ainda classifica como grotescas as cenas exibidas pela emissora, onde dois comediantes, um vestido como Sasha e o outro caracterizado como sua mãe, abordavam pessoas dentro de um shopping center fazendo comentários grosseiros e inadequados.

"De fato, as cenas exibidas são grotescas, inclusive, retratam a agravada como portadora de retardo mental, bem como veiculam informação incompatível com a idade e o sexo da menor", destacou. Segundo a decisão, será cobrada multa de R$ 5 mil por cada ato que caracterize descumprimento da medida.

Processo nº 2009.002.40396

9 de novembro de 2009

Construtora terá de devolver parcelas pagas pelo comprador por atraso em obra

A Quarta Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) rejeitou o recurso com o qual uma construtora tentava reverter acórdão de segunda instância que a condenou a devolver todas as parcelas já pagas por um comprador e sua mulher, devido ao atraso na conclusão das obras de suas unidades comerciais.

No caso, os compradores ajuizaram ação de rescisão de contrato de promessa de compra e venda contra a construtora, pedindo a desconstituição do negócio e a devolução de todas as parcelas pagas, acrescidas de juros e multa, atualizadas monetariamente, bem como perdas e danos.

Em primeira instância, o pedido foi julgado procedente. A construtora apelou da sentença. O Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) deu parcial provimento somente para afastar da condenação a imposição da multa prevista no artigo 35 da Lei n. 4.591/64, que dispõe sobre condomínio em edificações e as incorporações imobiliárias.

Inconformada, a construtora recorreu ao STJ sustentando que a decisão violou o artigo 1.092 do antigo Código Civil, já que, tendo os compradores entendido que a construtora não iria cumprir o contrato dentro do prazo previsto, deveriam ter consignado as prestações seguintes em vez de simplesmente suspender o pagamento das parcelas. Por isso, não se poderia exigir o adimplemento contratual da construtora, pois os compradores não cumpriram a parte deles.

Ao decidir, o relator, ministro Aldir Passarinho Junior, destacou que ficou patente, no exame procedido pelas instâncias ordinárias, que efetivamente o atraso que já se configurava era claro em revelar a inadimplência da construtora, de sorte que o agir dos compradores na cessação do pagamento era medida defensiva, para evitar prejuízo maior, até porque a suspensão se deu não antes da paralisação das obras, mas quando do retardo reinicio das obras, cinco meses além do final do prazo que a própria construtora previra para o prosseguimento.

Processo relacionadoResp 593471
Fonte: STJ

Banco Real deve devolver, em dobro, valor debitado de conta de cliente morto

O juiz do 6º Juizado Especial Cível de Brasília condenou o Banco Real ABN AMRO - Grupo Santander a devolver, em dobro, quantia debitada indevidamente da conta de cliente morto. Os filhos do cliente comunicaram o óbito, em 15 de agosto de 2008, à instituição financeira, que continuou a realizar débitos até utilizar todo o saldo da conta. O nome do cliente chegou a ser inserido no serviço de proteção ao crédito.

O Banco Real realizou os débitos em virtude de um empréstimo realizado ao cliente por meio de consignação em folha de pagamento. Além disso, cobrou dos herdeiros do cliente quantia relativa a outro contrato. Mas os filhos, que pagaram a dívida apenas para evitar mais encargos, afirmaram que o banco não comprovou a existência do contrato.

Os herdeiros pediram a declaração de extinção da dívida, a devolução em dobro dos valores debitados da conta do pai falecido e a condenação do banco a pagar R$ 10 mil por danos morais. O réu argumentou que recebeu os valores de boa-fé e que não houve dano moral. Além disso, destacou a necessidade de adequação de eventual indenização às circunstâncias do caso.

O juiz determinou o ressarcimento, em dobro, do valor pago pelos herdeiros em relação ao segundo contrato, já que o banco não comprovou sua existência. No caso do primeiro contrato, o juiz citou a Lei n. 1.046/50, que extingue a dívida do empréstimo feito por simples garantia da consignação em folha de pagamento, após o falecimento do consignante. É uma norma especial em relação ao Código Civil, que determina a responsabilidade dos herdeiros pelas dívidas do falecido até o limite da herança. Por causa disso, o banco foi condenado a devolver, em dobro, os valores debitados da conta do falecido.

Com relação ao dano moral, o juiz considerou que não houve exposição pública do nome do cliente, além de não haver lesão à honra subjetiva, pois ele já havia morrido. “Ainda que afetada a honra subjetiva dos seus herdeiros, as condições do caso indicam haver sido esta de pequena monta”, explicou o magistrado. A indenização foi fixada em R$ 2 mil. Cabe recurso da decisão.

Burla ao precatório

Jorge Rubem Folena de Oliveira*


A "PEC do calote", que tramita atualmente na Câmara dos Deputados, sob o nº 351/09, é mais um símbolo da crise de representatividade política no País, na medida em que os membros do Poder Legislativo, que deveriam representar a vontade dos eleitores, na verdade advogam interesses contrários, beneficiando o poder público devedor, distorcendo o adágio popular, que fica assim: "devo, não nego e não pago enquanto puder".

Esta lamentável postura, que põe em xeque as instituições públicas, conta também com a participação dos Poderes Executivo (o inadimplente) e Judiciário, representado na hipótese pelo STF, que, mesmo sabendo do não cumprimento das decisões judiciais, firmou jurisprudência contrária à intervenção nos Estados e Municípios inadimplentes (artigos 34, VI e 35, IV, da Constituição Federal) , além de autorizar o seqüestro de verba pública somente nos casos de não observância da ordem cronológica do pagamento .

Com efeito, o não pagamento de precatório constitui violação ao Estado Democrático de Direito, uma vez que a sentença passada em julgado é um direito individual, previsto no artigo 5º, XXXVI da Constituição.

Na República, os poderes constituídos (Legislativo, Executivo e Judiciário) têm suas competências definidas na Constituição, funcionando de forma independente e harmoniosa entre si (art. 2º da Constituição), a fim de assegurar a manutenção das instituições e da ordem social.

É perigoso para a democracia quando um Poder (o Executivo) retarda o cumprimento da decisão do Judiciário. Ou quando o Legislativo, casuisticamente, cria nova norma jurídica como forma de burlar o adimplemento da condenação judicial, depois de esgotados todos os recursos. Como, então, exigir do povo o cumprimento de qualquer dever?

Por outro lado, incentivar a compensação de créditos de precatórios para pagamento de débitos inscritos na Dívida Ativa favorecerá a ampliação de um mercado perverso de cessão de créditos, em que os titulares dos direitos sofrem deságio sobre os valores a serem recebidos, o que favorece apenas as instituições de crédito especializadas e capitalizadas. Aqui reside, talvez, o lado mais perverso e obscuro da aludida PEC.

Portanto, a mencionada PEC não só atenta contra o Estado Democrático de Direito (art. 1º), como também contra as cláusulas pétreas da separação dos poderes e dos direitos e garantias individuais, previstos no artigo 60, § 4o, III e IV, da Constituição Federal.


*Jorge Rubem Folena de Oliveira é presidente da Comissão Permanente de Direito Constitucional do Instituto dos Advogados Brasileiros.

OAB quer uma investigação profunda sobre sentenças no TJ

Do jornal O Globo

09/11/2009 - O corregedor-geral do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), ministro Gilson Dipp, vai abrir hoje procedimento administrativo para investigar as relações do desembargador fluminense Roberto Wider, corregedor-geral de Justiça do Rio de Janeiro, com o empresário e estudante de Direito Eduardo Raschkovsky. Em reportagem publicada ontem, O Globo mostrou que Eduardo usa sua influência junto a magistrados - principalmente Wider - para negociar sentenças judiciais. - "Isso pode até gerar futuramente uma inspeção no Rio. Mas, por enquanto, não se cogita. O procedimento será focado (na denúncia do Globo)", explicou Dipp. O presidente do Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Cezar Britto, lamentou ontem que integrantes do Judiciário fluminense estejam envolvidos em denúncias. "Não pode pairar dúvidas sobre a vida e o conteúdo da decisão de um juiz. O Judiciário tem a finalidade de decidir sobre os destinos dos cidadãos e zelar pela Constituição e pelos princípios nela inseridos. E quem tem essa nobre tarefa não pode ter uma mácula em sua atividade funcional", disse ele. Cezar Britto defendeu uma investigação profunda sobre o caso: "As denúncias são graves e, por isso, têm que ser respondidas rapidamente pelo Judiciário. A própria corregedoria do Tribunal de Justiça do Rio e o CNJ vão apurar os fatos. E nós vamos acompanhar tudo".

O presidente da OAB/RJ, Wadih Damous, declarou que, se o que consta da reportagem for confirmado, "é gravíssimo", razão pela qual está muito preocupado. "Dos três poderes, o Judiciário é o que mais precisa ter confiança do povo, que espera integridade. Esse tipo de denúncia é grave para a democracia. Calma e serenidade, e não é hora de pré-condenações. Tudo deve ser apurado. A OAB vai acompanhar de perto as investigações. As punições devem ser exemplares".

O presidente do Instituto dos Advogados Brasileiros (IAB), Henrique Maués, disse que tentará aprovar na entidade uma moção pedindo investigação sobre as denúncias para que o caso "não fique sem resposta". "É preocupante. É preciso haver uma resposta do Tribunal de Justiça, apurar com rigor e punir os responsáveis. Definitivamente, o Poder Judiciário não pode ser envolto por essa nuvem suspeita. O Judiciário tem que estar imune a esses escândalos. Não deve ser apenas honesto, tem que parecer honesto. Aguardamos de Wider e de Zveiter uma resposta", afirmou Maués.

O primeiro passo da medida, segundo Dipp, será um pedido de informações a Wider. O corregedor de Justiça do Rio é amigo íntimo de Eduardo, que abriu os salões de sua casa no Itanhangá, na Barra da Tijuca, para várias homenagens ao magistrado, a última delas oferecida no dia 22 de outubro. Eduardo teria pedido propinas até R$ 10 milhões Sócio de doleiros investigados pela polícia (um deles por associação ao narcotráfico) e envolvido em manobras obscuras do Grupo Opportunity, o que lhe rendeu uma denúncia de tentativa de corrupção, Eduardo foi acusado por cinco políticos e um advogado, todos em caráter reservado por temer perseguições, de pedir valores entre R$ 200 mil e R$ 10 milhões para protegê-los de decisões sobre impugnação de candidaturas e cassação de mandatos. A assédio começou quando Wider era presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio (2006-2008).

O presidente da Associação dos Magistrados do Brasil (AMB), Mozart Valadares, defendeu uma apuração rigorosa das denúncias, ainda que envolvam autoridade do Poder Judiciário do Rio. "A Constituição garante a ampla defesa e pré-julgamentos também são inaceitáveis. Mas o caso exige uma apuração rigorosa, sem corporativismo. O Poder Judiciário não pode conviver com atos de corrupção", declarou. Mozart lembrou uma frase atribuída ao presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Carlos Ayres de Britto, para reforçar a sua posição sobre o assunto: "O magistrado que faz de sua caneta um pé-de-cabra, é o pior dos marginais".

5 de novembro de 2009

Peru anuncia grande descoberta de gás em lote da Petrobras

O presidente do Peru, Alan García, informou nesta quinta-feira (05) uma "grande descoberta" de gás, que pode chegar a mais de 1 trilhão de pés cúbicos (TCF). Trata-se de um lote da brasileira Petrobras na selva peruana.

"Podemos afirmar que no lote 58 foi encontrada uma grande quantidade de gás, isso é o que vamos comprovar amanhã (sexta-feira) e possivelmente no sábado", afirmou García. "Parece que no primeiro poço há bastante, mais de 1 TCF", acrescentou.

MP do Rio denuncia perito e funcionário por corrupção

Coordenadoria de Combate à Sonegação Fiscal do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro ofereceu denúncia, por corrupção, contra o perito Roberto Epelbaum e o funcionário público Sérgio Bezerra da Silva, que trabalha como secretário na 29ª Vara Cível da Comarca do Rio.

Sérgio é acusado de favorecer a nomeação de Roberto, contabilista e economista, como perito do Juízo da 29ª Vara Cível, mediante pagamento de propina de R$ 1.500,00. Embora Sérgio tenha negado o recebimento do dinheiro, um cheque de Roberto foi encontrado na conta de sua mãe, que depois repassou a quantia para a conta dele.

Além do crime de corrupção, Sérgio foi indiciado por lavagem de dinheiro, já que utilizava a conta de terceiros para acobertar suas operações fraudulentas.

O Ministério Público destacou o caráter pedagógico de uma possível condenação que, caso ocorra, servirá de exemplo para que outros peritos e funcionários públicos não venham a cometer os mesmos crimes. O MP investiga, ainda, novos suspeitos de terem recebido dinheiro indevidamente, em operações semelhantes. A pena mínima prevista para o crime de corrupção é de dois anos de reclusão.

Veja a lista dos 100 carros mais vendidos no Brasil em outubro de 2009

O mês de outubro de 2009 foi uma espécie de termômetro para ver como o mercado reagiria ao aumento gradativo da alíquota do IPI nos preços de carros 0km. O resultado foi um recuo de 4,6% no total de emplacamentos ante ao mês de setembro. Na lista dos carros mais vendidos, o Gol continua seu reinado com mais de 9.500 unidades à frente do segundo colocado, o Fiat Palio.

Fonte: http://carplace.virgula.uol.com.br

4 de novembro de 2009

Toyota antecipa anúncio e confirma que deixa F1 depois de 8 temporadas

A Toyota anunciou nesta quarta-feira (4) que está fora da F1. As condições financeiras da empresa influíram fortemente na decisão, fonte: http://esporte.ig.com.br/grandepremio
A Toyota decidiu acabar com sua própria agonia e anunciou nesta quarta-feira (4) que vai, mesmo, deixar a F1 em efeito imediato. Um pronunciamento sobre o futuro da equipe, inclinado à desistência dos planos de continuar na categoria, era esperado para o próximo domingo. Durante entrevista coletiva em Tóquio, entretanto, a cúpula da montadora fez o anúncio.Em comunicado, a montadora justificou a retirada da F1 destacando o impacto da crise econômica internacional no setor automotivo. "A Toyota Motor Corporation, que via sua participação na F1 como contributiva para a prosperidade da cultura automotiva, continuou dedicada a competir no ápice do esporte a motor mesmo em face das abruptas mudanças econômicas que começaram ano passado. Entretanto, ao se considerar as atividades esportivas do TMC para o ano que vem, além de um ponto de vista a médio prazo, refletindo a severa realidade econômica atual, a TMC decidiu se retirar da F1."
"A TMC também deseja expressar a sua gratidão sincera a todos os pilotos que correram na Toyota e a todos os empregados que ajudaram a tornar possíveis as conquistas da equipe", continua a nota.A empresa declarou que não vai deixar seus ex-funcionários sem amparo. "A TMC pretende fazer o seu melhor para encontrar uma solução para essas partes afetadas pela inconveniência que esta decisão pode causar."O texto esclarece que a montadora não está deixando o automobilismo como um todo. "A Toyota não só vai correr em diversas categorias, como também vai contribuir para o desenvolvimento do esporte a motor, apoiando o automobilismo de base e planejando eventos que sejam fáceis para as pessoas participarem."
A decisão do quadro de diretores já estava tomada; daí ser desnecessário prolongar até domingo a confirmação do adeus. A Toyota registrou pela primeira vez na história um prejuízo na venda de seus carros, e a previsão é que 2010 seja da mesma forma. E como tem sido comum entre as montadoras que participam de competições, o primeiro corte do harakiri dos japoneses se dá na área esportiva. Foi assim com a Honda no ano passado, com a Suzuki e a Subaru no rali e com a Kawasaki na MotoGP, além do recente anúncio da Bridgestone em deixar a F1 após o fim da próxima temporada.Algumas dicas e fontes haviam apontado que a tendência era de a Toyota sair. Rubens Barrichello, no Twitter, comentou que havia uma chance de ele ficar com o número 11, que usou nos tempos de kart, no ano que vem. De acordo com o reposicionamento dos números feito pela FIA, a Williams, que terminou o Mundial em sétimo, usaria o 14 e o 15 em 2010. A Toyota ficou em quinto na classificação geral. Sua saída, então, faria a Williams baixar a numeração.Também, o jornal "Mainichi", um dos mais importantes no Japão, foi às bancas nesta quarta já com a matéria que apontava a iminência da confirmação da retirada do time das pistas.A Toyota injetou dinheiro às pencas na F1 e sai dela com um retrospecto de equipe pequena. Não conseguiu uma vitoriazinha para contar história nas 139 corridas das quais participou. Foram três parcas poles e três voltas mais rápidas em oito anos de competição. Veio com o papo de que teria pilotos de ponta no ano que vem porque vê que este foi seu problema nesta temporada, que considerou sua melhor. Dispensou Jarno Trulli e Timo Glock, e disse que chegou a negociar com Kimi Raikkonen. Fatalmente teria a sensação Kamui Kobayashi, um piloto que em duas provas na F1 fez mais que muita gente que há anos vegeta. E que vai ter de repensar em cuidar do restaurante do sushi de seu pai se nenhuma equipe o chamar para 2010. A Toyota é a terceira montadora a anunciar retirada da F1 em apenas 12 meses: a conterrânea Honda foi a primeira e, neste ano, a BMW tornou pública a decisão de largar a categoria após o fim da temporada.



Por Marcello Muniz: Com a saída da Toyota da categoria três pilotos ficaram sem carro para o próximo ano: Jarnout Trulli, Timo Glock e Kamui Kobayashi. Contudo, o primeiro talvez consiga uma vaga em outra equipe em razão de sua grande experiência, o segundo já vem sendo cogitado para ocupar a vaga restante na Renault e o último fez duas corridas que agradou ao circo e pode também conseguir um carro para o próximo ano.