A aliança que o automobilismo tem procurado fazer com o futebol, hoje vista na F-Superliga, tem chance de se tornar real em 2010 na Stock Car, justamente com as duas equipes brasileiras que fazem parte da categoria internacional dos clubes.
Negociações acontecem para que o Corinthians estampe sua marca nos carros de turismo do campeonato brasileiro. Há até um acordo verbal entre as partes, e no caso da equipe paulista envolve o diretor cultural, Duílio Monteiro Alves, o vice-presidente de marketing, Luis Paulo Rosenberg, e o presidente, Andrés Sanchez.
Mas o Corinthians não atuaria diretamente, nem gastaria dinheiro com a Stock Car. A proposta é que seus direitos sejam cedidos a uma agência ou a um representante, que então ficaria responsável pelo envolvimento do time na categoria.*
O Corinthians estamparia seus patrocinadores nos carros, diferente do que acontece na Superliga. Mas não necessariamente seria uma extensão das marcas vistas na camisa alvinegra ou roxa — hoje Banco Panamericano, Batavo e Bozzano. Por conta da disputa da Copa Libertadores no ano que vem, o time já tem uma lista extensa de empresas que querem aproveitar a visibilidade do retorno corintiano à competição sul-americana. A Stock Car serviria como uma espécie de refugo das preteridas.
Da mesma forma que o Corinthians, o Flamengo, o outro time brasileiro da Superliga, se mexeu para arquitetar um plano semelhante. E o contrato de licenciamento que repassa a uma agência os direitos dos urubus já está assinado, algo que está ainda emperrado pelos lados gaviões.
Os bastidores das negociações da agremiação da Fazendinha, do Parque São Jorge e de Itaquera, chegaram ao ouvido do Palmeiras, que também demonstrou interesse em ingressar na Stock Car. Uma reunião com a estupenda e colossal equipe verde do Parque Antarctica está por acontecer.
* Há uma disputa, ao que se percebe, pelos direitos de representação do Corinthians. A Waysport foi mencionada de início como a agência de gerenciamento que atuaria em nome do clube. Mas Alex Ruffo, jornalista responsável pela revista Speedway, afirmou ao Blog Victal que já tem um acordo assinado tanto com o Flamengo quanto com o Corinthians, que foi apresentado à Vicar e à Globo em março. A empresa promotora da Stock Car e a emissora aprovaram o projeto.
Ruffo explicou o “processo burocrático”. ”Precisamos de uma autorização da Superliga para que eles liberassem o uso da marca. Quem pediu a autorização, inclusive, foram Corinthians e Flamengo”, disse. Alex também explicou que, por conta do centenário da equipe paulista, a Vicar liberou o uso do número 100 no carro. Os desenhos dos carros já foram feitos.
Também, Ruffo declarou que os acordos com as equipes só não foram assinados porque ainda não foram definidos os prazos de duração dos contratos.
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