O Sambódromo do Anhembi, o aeroporto do Campo de Marte e um trecho próximo à avenida Radial Leste são os locais favoritos para receber a etapa brasileira da Fórmula Indy, em São Paulo, no dia 14 de março de 2010.
A escolha do circuito de rua ainda está sendo estudada pelos organizadores e pela Prefeitura, conforme explicou Carlo Gancia, promotor da prova.
- São sete lugares na cidade que estão sendo estudados, com três grandes opções [sem especificar]. O certo é que queremos privilegiar as regiões norte e leste por sua boa localização [próximo a dois aeroportos e cercado por grandes avenidas] e que a prova em São Paulo será na rua. Não cogitamos usar nem pedir Interlagos.
Gancia descartou fazer qualquer comparação entre as etapas brasileira da Fórmula 1 e da Indy.
- A F-1 é tão excepcional, algo tão grande. E posso falar com a propriedade de quem foi dono de equipe lá [foi sócio da escuderia Forti Corsi], além de ter sido meu pai quem ajudou a trazê-los para cá. Não queremos interferir no trabalho deles e nosso acordo com a prefeitura significa que queremos mostrar que São Paulo, uma cidade industrial, moderna, a que mais gera recursos com turismo, tem muita coisa boa.
O local da prova deverá ser anunciado até 15 de dezembro, quando as três partes envolvidas - os promotores, a Prefeitura de São Paulo e a Indycar - terão todos os relatórios de segurança e trânsito nas mãos.
Tony Cotman, diretor de segurança da F-Indy, está na capital paulista analisando as opções e volta aos Estados Unidos até terça-feira (1º) para entregá-las ao comando da categoria.
História A etapa de 2010 será a primeira da Indy no Brasil em dez anos – o autódromo de Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, sediou cinco corridas entre 1996 e 2000. A primeira edição da prova, realizada em um circuito oval, foi vencida pelo brasileiro André Ribeiro. A pista carioca, que também contou com provas da MotoGP, foi totalmente desconfigurada para abrigar a Vila Pan-americana (onde ficaram os atletas nos Jogos Pan-Americanos do Rio de Janeiro, em 2007) e deverá ser demolida.
- Por: Marcello Muniz
Infelizmente, após a nossa cidade ter sido a escolhida para sediar a prova de abertura da temporada de 2010 da Fórmula Indy, mesmo sem fazer qualquer esforço para tal, e mesmo com as cidades de Salvador e Ribeirão Preto tendo lutado ao máximo por essa possibilidade, segundo as noticias divulgadas por diversos meios de comunicação, nosso prefeito desdenhou da belíssima oportunidade, que propiciaria ao Rio de Janeiro sediar mais um evento esportivo mundial, de grande porte, e que sem dúvida alguma geraria receita, trabalho e mais visibilidade para a cidade, portanto, uma perda a se lamentar. Com esta atitude a Prefeitura deixou o caminho aberto para São Paulo, que já tem a Fórmula 1 e passa a ter também a Fórmula Indy, deixando o nosso estado totalmente órfão de grandes eventos do automobilismo. Podemos dizer que o atual prefeito, no que diz respeito a este assunto, está seguindo os caminho do prefeito anterior, que há alguns anos perdeu a própria Fórmula Indy e depois a Moto GP. Nos resta agora, já que tivemos o nosso autódromo retalhado e que será definitivamente exterminado para os Jogos Olímpicos, ver se a promessa da construção do novo autódromo, em Deodoro ou nas proximidades do Galeão, vai sair do papel, ou ficará só na promessa!
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