25 de agosto de 2011

Polícia Civil tem carros reprovados na vistoria do Detran

Mais quatro delegacias da Polícia Civil tiveram seus carros vistoriados por agentes do Detran, na manhã e tarde desta quarta-feira. De um total de 20 veículos, apenas três foram aprovadas.

Os outros apresentavam problemas como ausência de lacre nas placas, para-brisa quebrado, pneus carecas e extintores fora da validade. Um dos carros da 39ª DP (Pavuna) tinha o para-choque amarrado com um arame.

Desde segunda-feira, 59 veículos de 11 delegacias foram vistoriados e 38 foram reprovadas. O Sindicato dos Policiais Civis do Estado do Rio encaminhou ofício à Chefia de Polícia pedindo que a vistoria seja estendida aos carros das especializadas e das delegacias do interior.

.Na 39ª DP, todos os carros foram reprovados. Alguns carros tinham pneus carrecas.

“Que não tem condições de continuar trabalhando assim a gente sabe há muito tempo, mas também a Polícia não pode ficar a pé”, enfatizou inspetor que pediu para não ter identidade divulgada.

“Os carros são tão ruins que já nos deixaram na mão até em operação. Já tive dificuldade para sair do carro em tiroteio porque a porta não abria”, disse outro policial.

A vistoria de ontem começou na 27ª DP (Vicente de Carvalho). Lá, seis carros estavam inadequados. A 38ª DP (Brás de Pina), com cinco veículos, e a 39ª DP, também tiveram todos os examinados reprovados. A última delegacia vistoriada foi a única com os carros aprovados pelo Detran: a 44ª DP (Inhaúma), que possui três Renault Sandero.

Os três carros da 44ª DP foram aprovados na vistoria do Detran nesta quarta-feiraNesta quarta-feira, o Detran analisará os carros da 1ª DP (Praça Mauá), 4ª DP (Central do Brasil), 5ª DP (Gomes Freire) e 6ª DP (Cidade Nova).

A Polícia Civil afirmou que já começou o reparo de todos os problemas detectados, mas não especificou prazo para conserto da frota reprovada na vistoria.

"O descaso com as viaturas coloca em risco a vida dos agentes e da população, é exemplo de como as agências de Segurança Pública acreditam não estarem submetidas às mesmas regras que nós", criticou o antropólogo da UFF, Lênin Pires.

O Sindicato dos Policiais Civis do Estado defende que o agente não utilize viaturas que não estiverem estritamente adequadas.

Reportagem de Mahomed Saigg e Roberta Trindade para: http://odia.terra.com.br

Nenhum comentário: