3 de setembro de 2012

Romain Grosjean foi responsabilizado pela FIA pelo acidente ocorrido após a largada do GP da Bélgica, e foi suspenso por uma corrida.


Antes de as luzes vermelhas se apagarem, Pastor Maldonado ‘queimou’ e saiu antes de todos, mas foi Romain Grosjean quem provocou toda a confusão. O franco-suíço da Lotus tocou roda com o carro de Lewis Hamilton, perdeu o controle do seu Lotus na entrada da La Source e acertou na traseira do carro de Sergio Pérez. Com o impacto, o E20 de Romain decolou e acertou também os bólidos de Fernando Alonso e Kamui Kobayashi, num acidente impressionante.
Atordoado, Alonso foi quem mais demorou para sair do cockpit. Pérez era a imagem da decepção, principalmente porque sabia que tinha condições de lutar por mais um pódio na temporada. Nos boxes, Nicole Scherzinger se desesperou com o acidente do namorado Hamilton que, indignado, discutiu com Grosjean em meio aos destroços.
Logo após voltar para o paddock, Romain, em entrevista coletiva, disse que sentiu uma pancada forte e perdeu completamente o controle do carro. O franco-suíço disse também que “pelo menos todos estão bem. Fernando ficou preso, mas agora ele está bem, e isso é o mais importante.”


Contudo, praticamente quatro horas depois de Romain Grosjean ter causado o referido acidente, a FIA (Federação Internacional de Automobilismo) considerou o franco-suíço culpado pela manobra desastrosa e que poderia ter sido muito mais grave. 
Por conta do acidente, Grosjean foi suspenso de uma corrida do Mundial de F1, e a punição será cumprida já no próximo fim de semana, quando será disputado o GP da Itália, em Monza. Dessa forma, é provável que a Lotus, equipe de Romain, confirme o nome de Jérôme D’Ambrosio como seu substituto no tradicional circuito italiano. A escuderia britânica, comandada por Éric Boullier, pode recorrer da decisão tomada pela entidade.
O comunicado, emitido pela FIA em nome dos comissários Eliseo Salazar, Gary Connelly, Steve Chopping e Yves Bacquelaine, aponta a violação dos artigos 16.1 (2) e 20.4 do regulamento esportivo da F1, além do Artigo 2 (e) do capítulo IV do Apêndice L do Código Internacional Esportivo da FIA. “Os comissários receberam o relatório da direção de prova, ouviram os pilotos dos carros 4 e 10 [Lewis Hamilton e Romain Grosjean, respectivamente], e os representantes das equipes, analisaram o vídeo, consideraram a matéria a seguir e determinaram que uma violação do regulamento foi cometida, impondo a sanção prevista.”
“Os comissários consideram este incidente como uma violação extremamente grave dos regulamentos, pois teve o potencial de causar ferimentos a outras pessoas. Isso tirou os postulantes ao título da corrida”, acrescentou a entidade, via nota.
Pelo menos por enquanto, a Lotus não apresentou pedido de redução de pena ou menos recurso contra a decisão imposta pela entidade neste domingo.

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