4 de novembro de 2012

Em Abu Dhabi Kimi Räikkönen vence sua primeira corrida pela Lotus, e é o oitavo vencedor da temporada.


O calor do deserto conseguiu esquentar o GP de Abu Dhabi. Monótono em outros anos, a corrida deste domingo teve dois safety-cars, além de um monte de toques. A alta temperatura só não foi capaz de derreter Kimi Räikkönen, o homem de gelo, pois o finlandês assumiu a liderança da corrida ainda no começo, quando Lewis Hamilton abandonou com uma quebra mecânica, e seguiu firme para conquistar a primeira vitória neste retorno à F1, além da primeira vitória da Lotus em 25 anos.
O último triunfo da equipe inglesa, com o nome de Lotus, havia sido conquistada por Ayrton Senna, no GP de Detroit de 1987.
No entanto, a tarefa do finlandês não foi nada fácil. Para terminar com a primeira colocação, o campeão da temporada 2007 foi obrigado a segurar Fernando Alonso nas voltas finais. O espanhol fez volta mais rápida atrás de volta mais rápida e conseguiu se aproximar do adversário perigosamente. Só não conseguiu passar, sendo obrigado a se contentar com o segundo lugar.
A terceira colocação foi de Sebastian Vettel, que ultrapassou Jenson Button nas voltas finais. O alemão, que havia largado dos boxes, precisou fazer duas corridas de recuperação, já que se envolveu em um acidente no meio da prova. Todo o esforço foi recompensado, e ele pôde minimizar o prejuízo do fim de semana e permitir que Alonso descontasse apenas três pontos no campeonato. A vantagem ainda é de dez em favor do germânico.
Pastor Maldonado, que também se envolveu em alguns toques, concluiu a corrida em quinto, seguido por Kamui Kobayashi. Felipe Massa, outro que chegou a rodar, encerrou em sétimo, com Bruno Senna completando em oitavo. O piloto da Williams se envolveu em um acidente na largada, mas também conseguiu se recuperar. Paul Di Resta e Daniel Ricciardo completaram o top-10.
Vejam o resultado da corrida:
Com a vitória de hoje no GP de Abu Dhabi, Kimi Räikkönen se tornou o oitavo vencedor desta temporada de 2012, uma das mais emocionantes de todos os tempos.
Vejam os vencedores:
Austrália: Jeson Bouton Mc Laren Mercedes
MALÁSIA Fernando Alonso Ferrari Ferrari
CHINA Nico Rosberg Mercedes Mercedes
BAREIN Sebastian Vettel Red Bull Renault
Espanha: Pastor Maldonado Willians Renault
Mônaco: Mark Webber Red Bull Renault
CANADÁ Lewis Hamilton Mc Laren Mercedes
Valência: Fernando Alonso Ferrari Ferrari
Inglaterra: Mark Webber Red Bull Renault
Alemanha: Fernando Alonso Ferrari Ferrari
Hungria: Lewis Hamilton Mc Laren Mercedes
Bélgica: Jeson Bouton Mc Laren Mercedes
ITÁLIA: Lewis Hamilton Mc Laren Mercedes
Cingapura: Sebastian Vettel Red Bull Renault
JAPÃO Sebastian Vettel Red Bull Renault
Coréia:Sebastian Vettel Red Bull Renault
ÍNDIA Sebastian Vettel Red Bull Renault
Abu Dhabi: Kimi Raikkonen Lotus Renault
Com essa vitória, a de numero 19 em sua carreira na Fórmula 1, Raikkonen chega ao 68º pódio, igualando-se a Rubens Barrichello, como os quintos maiores em numero de pódios conquistados, vejam:
Vitórias:
Michael Shumacher Alemanha 91
Alain Prost França 51
Ayrton Senna Brasil 41
Nigel Mansell Inglaterra 31
Fernando Alonso Espanha 30
Jackie Stewart Escócia 27
Sebastian Vettel Alemanha 26
Jim Clark Escócia 25
Nick Lauda Áustria 25
Juan Manuel Fangio Argentina 24
Nelson Piquet Brasil 23
Damon Hill Inglaterra 21
Mika Hakkinen Finlândia 20
Lewis Hamilton Inglaterra 20
Kimi Raikkonen Finlândia 19
Pódios:
Michael Shumacher Alemanha 155
Alain Prost França 106
Fernando Alonso Espanha 84
Ayrton Senna Brasil 80
Rubens Barrichello Brasil 68
Kimi Raikkonen Finlândia 68
David Couthard Escócia 62
Nelson Piquet Brasil 60
Nigel Mansell Inglaterra 59
Nick Lauda Áustria 54
Mesmo tendo vencido a corrida, Kimi deixa a briga pelo campeonato, que agora está restrita a Vettel e Alonso, pois a diferença de pontos do alemão para o finlandês supera os cinquenta pontos ainda em disputa nas duas etapas faltantes, EUA e Brasil. 
Veja a classificação do campeonato:
Com essa classificação, o campeão pode vir a ser decidido no próximo GP, nos EUA, e para isso, Vettel tem que abrir mais 15 pontos para Alonso, pois como tem mais vitórias, e nesse hipótese Fernando não alcançaria mais Sebastian no numero de vitórias, basta a este ter 25 pontos de vantagem ao final da próxima corrida. Já Fernando só pode ser campeão no Brasil, pois como tem 10 de desvantagem, pode, no máximo terminar a próxima corrida 15 a frente, o que não lhe daria o título antecipadamente.

Os boatos que correm na internet é de que a Rede Globo não transmitirá, ao vivo, a próxima etapa do campeonato, a ser disputada no dia 18 de novembro, no novo circuito de Austin, Texas, Estados Unidos, pelo fato da corrida se iniciar no mesmo horário das partidas do campeonato brasileiro de futebol, e assim, a prova que pode vir a decidir o campeão, somente seria transmitida por vídeo tape, após o Fantástico, um verdadeiro desrespeito aos telespectadores que acompanham a temporada e que dão audiência a essa manipuladora emissora. Nos resta agora, aguardar a divulgação oficial por parte da mesma.

Nenhum comentário: