Fonte: maisquecuriosidade.blogspot.com.br , site ao qual parabenizo pelo post.
A seguir, uma coletânea de curiosidades sobre o automóvel e sobre os mais importantes fabricantes mundiais de veículos.
A palavra automóvel surgiu na França em 1875 e vem do grego “autos”, que significa “por si só” e do latim “mobilis”, que quer dizer “móvel”.
O primeiro acidente de trânsito que se tem notícia no Brasil foi em 1897, envolvendo o poeta Olavo Bilac, que colidiu com uma árvore.
O Volkswagen Fusca é um dos modelos mais vendidos da história do automóvel. Aliás, a maior parada automobilística de um único modelo foi organizado pelo Fusca Clube do Brasil e aconteceu em Interlagos, SP. Participaram 2.728 fuscas.
O criador do fusca foi o alemão Ferndinand Porsche, o mesmo sujeito da famosa marca de carros esportivos.
Por falar em fabricante alemão, você sabia que Volkswagen significa “carro do povo”.
O primeiro automóvel a ser produzido em linha de montagem foi o Ford T – chamado no Brasil de Ford Bigode. O carro era oferecido apenas na cor preta.
O primeiro automóvel a circular fora do planeta Terra foi um jipe de seis rodas e motor elétrico usado pela Missão Apollo 15 em 1971, usado na Lua.
O carro de polícia mais veloz do mundo pertence a polícia de Roma, na Itália. Trata-se de um Lamborghini Gallardo, que chega a 371 Km/h.
O nome Lamborghini é uma homenagem a Ferruccio Lamborghini, o fundador da marca.
O touro do logotipo da Lamborghini é uma referência às lutas de touros, das quais o Sr. Ferruccio Lamborghini era fã. Aliás, Diablo e Murciélago são nomes de touros famosos.
Você sabe o que significa Mitsubishi? Anote aí: três diamantes. “Mitsu” significa três em japonês, já “bishi” quer dizer diamante.
As estrelas do logotipo da japonesa Subaru são as Plêiades. Aliás, Subaru significa Plêiades em japonês.
A “gravata borboleta” símbolo da Chevrolet foi provavelmente inspirada por uma ilustração de um papel de parede de um hotel de Paris.
A estrela de três pontas da Mercedes-Benz significa que a marca é para todo tipo de utilização: na terra, na água e no ar.
A Land Rover já teve diversos proprietários: British Leyland, British Aerospace, BMW, Ford e, atualmente, Tata.
A palavra Nissan significa indústria japonesa. As cores azul e vermelho utilizadas no logotipo remetem ao céu, sucesso e luz do sol.
O símbolo da Porsche é uma homenagem a região de Baden-Württenbert e a cidade de Stuttgart.
O carneiro presente no logotipo da Dodge simboliza o carneiro montês da cidade de Dodge, no Estado norte-americano do Kansas.
O famoso cavalo da Ferrari foi inspirado no cavalo usado no avião do Conde Francesco Barraca, um antigo piloto italiano.
O leão da francesa Peugeot representa a cidade de Lyon.
Os dois Vs invertidos da Citroën são referência a engrenagem bi-helicoidal criada pelo fundador da empresa, o Sr. Andre Citroën.
O nome Rolls-Royce é uma referência aos fundadores da marca, Charles Rolls e Frederick Royce.
Toyota foi tirado do nome da família Toyoda, fundadora da marca.
Honda homenageia Soichiro Honda, fundador da marca.
Bugatti é uma homenagem a Ettore Bugatti, fundador da marca.
Renault é uma homenagem aos irmãos Marcel, Fernand e Louis Renault, alguns dos criadores da marca francesa.
Volvo significa “eu rodo” ou “eu guio” em latim.
Hyundai significa “hoje”.
O nome Alfa Romeo é basicamente a combinação da sigla A.L.F.A. (Anonima Lombarda Fabbrica Automobili) complementada com o nome de Nicola Romeo, engenheiro que assumiu a empresa em 1916.
FIAT significa Fabbrica Italiana de Automobili Torino (Fábrica Italiana de Automóveis de Turim).
BMW, por sua vez, significa Bayerische Motoren Werke (algo como Fábrica de Motores da Baviera)
O nome Seat é uma abreviação de Sociedad Española de Automóveis de Turismo. A marca pertence a Volkswagen, assim como a Audi, Skoda e Bugatti.
O nome da marca Aston Martin é inspirado em uma prova de subida de montanha chamada Aston Clinton e no nome de seu fundador, que se chamava Lionel Martin.
Nenhum comentário:
Postar um comentário