O modo clássico criou uma enorme expectativa para o game F1 2013, que será lançado para PlayStation 3, Xbox 360 e PC em data ainda a ser anunciada. A Codemasters, produtora inglesa responsável pelos jogos da categoria, revelou o modo clássico com carros e pistas das décadas de 1980 e 1990, com apresentação de Murray Walker, antigo narrador das corridas na BBC inglesa. Entre os pilotos já confirmados temos Emerson Fittipaldi, Nigel Mansell, Mario Andretti, Gerhard Berger, Alain Prost, David Coulthard, Eddie Irvine e Jacques Villeneuve. Nos carros, modelos de Williams, Lotus e Ferrari.
Entretanto, os aguardados Ayrton Senna e Nelson Piquet não estarão no jogo. O problema foi a velha questão dos direitos. A informação foi revelada ao Voando Baixo por Lee Mather, designer-sênior dos jogos de Fórmula 1 nos estúdios da Codemasters. Ele trabalha no desenvolvimento da série há cinco anos.
Confira abaixo algumas perguntas respondidas na entrevista exclusiva de Mather ao blog voando baixo.
- Existem planos para incluir Ayrton Senna e Nelson Piquet já no F1 2013? Ou ficaria para 2014?
Licenciar Ayrton Senna para o jogo F1 2013 foi algo que trabalhamos muito para conseguir e alcançar, mas com o tempo que tivemos disponível para isso, e o número de pessoas envolvidas no processo, não pudemos garantir Ayrton para este título. Também falamos com Nelson sobre sua inclusão no jogo, mas na época fomos incapazes de garantir isso. Vamos continuar a trabalhar nisso no futuro.
Licenciar Ayrton Senna para o jogo F1 2013 foi algo que trabalhamos muito para conseguir e alcançar, mas com o tempo que tivemos disponível para isso, e o número de pessoas envolvidas no processo, não pudemos garantir Ayrton para este título. Também falamos com Nelson sobre sua inclusão no jogo, mas na época fomos incapazes de garantir isso. Vamos continuar a trabalhar nisso no futuro.
- No release de lançamento, são mencionados carros de Williams, Ferrari e Lotus. Teremos algum modelo da McLaren ou de times que já não existem mais, como a Benetton?
Estamos muito felizes com os times que conseguimos incluir em F1 2013, mas a F-1 tem um histórico muito rico para continuarmos trabalhando no futuro. A Benetton é um time difícil de licenciar por motivos de patrocínio. Como a equipe ainda existe como Lotus, e a marca de roupas também existe, é muito difícil fazer as coisas se acertarem. Assim como fomos incapazes de incluir outros pilotos, também não conseguimos incluir os carros da McLaren desta vez.
Estamos muito felizes com os times que conseguimos incluir em F1 2013, mas a F-1 tem um histórico muito rico para continuarmos trabalhando no futuro. A Benetton é um time difícil de licenciar por motivos de patrocínio. Como a equipe ainda existe como Lotus, e a marca de roupas também existe, é muito difícil fazer as coisas se acertarem. Assim como fomos incapazes de incluir outros pilotos, também não conseguimos incluir os carros da McLaren desta vez.
- Como vai funcionar o modo clássico no F1 2013? Como será o comportamento dos carros?
Isso é algo que nós estamos particularmente orgulhosos este ano. Todos os carros clássicos têm performances e sensações únicas. Tendo um mix de carros de diversos anos nos deu a chance para simular deferentes tipos de motor, caixas de câmbio, aerodinâmica, etc. Nós tivemos muita sorte em nossa pesquisa para o jogo. Todos os três times que incluímos ainda estão participando da F1 atualmente, e muitas equipes que trabalharam com o esporte durante os anos 80 e 90 ainda estão presentes. Isso nos deu um grande ponto de partida, pois conseguimos falar com eles sobre como as coisas funcionavam antigamente. Também conversamos com jornalistas especializados que conversaram com diversos pilotos que estão presentes no jogo, algo que nos deu um grande insight. Além disso, também vimos muitas gravações dos carros nas pistas, além de pesquisar peso, potência do motor, dimensões dos carros que estão no jogo.
Isso é algo que nós estamos particularmente orgulhosos este ano. Todos os carros clássicos têm performances e sensações únicas. Tendo um mix de carros de diversos anos nos deu a chance para simular deferentes tipos de motor, caixas de câmbio, aerodinâmica, etc. Nós tivemos muita sorte em nossa pesquisa para o jogo. Todos os três times que incluímos ainda estão participando da F1 atualmente, e muitas equipes que trabalharam com o esporte durante os anos 80 e 90 ainda estão presentes. Isso nos deu um grande ponto de partida, pois conseguimos falar com eles sobre como as coisas funcionavam antigamente. Também conversamos com jornalistas especializados que conversaram com diversos pilotos que estão presentes no jogo, algo que nos deu um grande insight. Além disso, também vimos muitas gravações dos carros nas pistas, além de pesquisar peso, potência do motor, dimensões dos carros que estão no jogo.
- Existe algum plano de, no futuro, ser lançada uma edição apenas com campeonatos clássicos? Tipo edições especiais da década de 1970, 1980 ou 1990?
Como um designer isso é algo que estou muito interessado de ver acontecer no futuro, mas não é algo que estou em posição para poder decidir.
Como um designer isso é algo que estou muito interessado de ver acontecer no futuro, mas não é algo que estou em posição para poder decidir.
- Quais carros dos anos 1980 estarão presentes? (Bruno Carvalho, @o_nerd)
Nós temos uma grande variedade de carros dos anos 90, de Lotus, Williams e Ferrari. Estaremos anunciando diversos outros modelos nas próximas semanas.
Nós temos uma grande variedade de carros dos anos 90, de Lotus, Williams e Ferrari. Estaremos anunciando diversos outros modelos nas próximas semanas.
- Como é o processo de elaboração da diferença técnica entre os carros de Fórmula 1 dos anos 1990 e dos carros atuais? Muda muita coisa? (Marcelo Luiz, @MarceloLuiizZ)
Os veículos clássicos são totalmente únicos e significativamente diferentes dos carros modernos. Para carros com turbo nós simulamos a personalização e a performance que eles tiveram. Níveis de aderência são diferentes e a forma com que a suspensão funciona é diferente. Demos atenção em particular ao tipo de personalização que vimos assistindo corridas dos anos 80 e 90. Uma grande quantidade de pesquisa foi feita antes que nós começássemos a trabalhar nos veículos, e conversamos muito com equipes e jornalistas que trabalharam na época com Fórmula 1.
Os veículos clássicos são totalmente únicos e significativamente diferentes dos carros modernos. Para carros com turbo nós simulamos a personalização e a performance que eles tiveram. Níveis de aderência são diferentes e a forma com que a suspensão funciona é diferente. Demos atenção em particular ao tipo de personalização que vimos assistindo corridas dos anos 80 e 90. Uma grande quantidade de pesquisa foi feita antes que nós começássemos a trabalhar nos veículos, e conversamos muito com equipes e jornalistas que trabalharam na época com Fórmula 1.
- O game terá a cerimônia do pódio? Ou continuará apenas com a festa dos pilotos ao sair do carro? (Jefferson Peclat, @JeffPeclat)
Este ano acrescentamos animações adicionais aos pilotos quando estão no volante, assim como improvisamos as animações da equipe do pitstop e a qualidade visual. Você irá notar que todos os personagens na garagem estão mais detalhados, assim como aqueles que estão na celebração do Parc Fermé.
Este ano acrescentamos animações adicionais aos pilotos quando estão no volante, assim como improvisamos as animações da equipe do pitstop e a qualidade visual. Você irá notar que todos os personagens na garagem estão mais detalhados, assim como aqueles que estão na celebração do Parc Fermé.
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