15 de maio de 2015

Chefões da Fórmula 1 aprovam volta do reabastecimento e escolha livre de pneus.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

As equipes da F1, a organização e a FIA concordaram em trazer de volta o reabastecimento de 2017, como parte das medidas destinadas a tornar o esporte mais emocionante. A recolocação de combustível nos carros no Mundial foi banida em 2009. A nova proposta foi aprovada na reunião do Grupo de Estratégia, realizada ontem, 14/05. 

O encontro contou com as presenças de Bernie Ecclestone, o diretor comercial da F1, e Jean Todt, o presidente da Federação Internacional de Automobilismo, além dos principais representantes de Ferrari, Mercedes, McLaren, Red Bull, Williams e Force India.

Ainda, as novas medidas incluem também alterações nos motores, que visam principalmente o aumento no som e na força. Os pneus também serão mais largos e haverá ajustes aerodinâmicos, sendo que a ideia também é deixar os carros de "cinco a seis segundos mais rápidos por volta" em 2017, segundo a nota da entidade máxima do esporte a motor.

Para a próxima temporada, os chefes também entraram em acordo com um plano para permitir que as equipes tenham liberdade de escolha de dois compostos de pneus para pista seca dos quatro disponíveis em cada corrida.

O regulamento dos motores, que viu a introdução dos V6 híbridos e a restrição de combustível no ano passado, permanecerá estável. O comunicado da FIA ainda diz: "No que diz respeito aos motores, ficou decidido que a estabilidade das regras deve prevalecer em consideração aos investimentos feitos pelos fabricantes envolvidos no esporte, além de proporcionar mais visibilidade a novos operadores."

Todas as mudanças acordadas pelo Grupo de Estratégia ainda precisam ser aprovadas pela Comissão de F1 e pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor, que tem reunião marcada para o mês de julho, no México.

Nenhum comentário: