24 de maio de 2015

Na Fóruma 1, Nico Rosberg "vence" pela terceira vez seguida em Mônaco.

Fonte: http://grandepremio.uol.com.br/

Lewis Hamilton tinha uma vitória certa do GP de Mônaco, só perderia como Senna o fez em 1988, líder de forma dominante durante praticamente toda a prova, o britânico foi chamado pela Mercedes para realizar um pit-stop adicional durante o período de safety-car gerado pela forte batida de Max Verstappen em Romain Grosjean. Um erro clamoroso da equipe campeã do mundo, que selou a vitória de Nico Rosberg e o segundo lugar de Sebastian Vettel. 

Rosberg, que de certa forma não tem nada com isso, alcançou sua terceira vitória consecutiva no Principado, igualando Graham Hill, Alain Prost e Ayrton Senna, o último a alcançar tal feito. 

Ao Hamilton, sobrou tentar se conformar com o terceiro lugar, digerir a amarga e desatrosa decisão da equipe, e saber o porque da equpie não ter feito o mesmo com Nico.

Ao fim da corrida, Niki Lauda, presidente não-executivo da Mercedes, se mostrou inconformado com o erro da equipe na tática de Hamilton. "Eu sinto muito. Vou pedir desculpas. Vamos analisar e entender como tomamos a decisão errada de chamá-lo aos boxes". O austríaco foi endossado por Toto Wolff, chefe da Mercedes. "Perdemos a corrida do Lewis com o erro. Pensamos que a diferença era diferente do que realmente era. Ele falou que tinha perdido a temperatura dos pneus, devíamos ter revisado e feito o julgamento correto. Pedimos desculpas. Jogamos fora a corrida dele", disse o dirigente à emissora Sky Sports.

Lewis Hamilton: " Não tenho sentimentos para expressar o que sinto neste momento após a corrida, então não vou nem tentar. Eu confio na equipe. Vi em um telão que a equipe aparentemente estava a postos e achei que Nico havia parado. Não os podia ver atrás, então achei que eles pararam. A equipe disse para eu ficar na pista e eu afirmei que os pneus iriam estragar na temperatura. O que estava reconhecendo era que eles estavam com os pneus opcionais e eu estava com o mais duro, então eles falaram para eu parar. Sem pensar, entrei achando que os outros fizeram o mesmo.".

"Esta corrida sempre foi muito especial para mim, pessoalmente, e muito importante. Me senti ótimo liderando a corrida. Tinha tanto ritmo por tantos anos, inclusive no ano passado. Neste ano eu não forcei muito e poderia ter dobrado a vantagem que tinha, então fico feliz em saber que tinha ritmo para vencer. Amanhã será um novo dia e estaremos pronto para lutar.".


Nico Rosberg: "Lewis foi mais forte neste fim de semana. Ele merecia vencer e tive sorte de terminar em primeiro. Nem sei direito o que aconteceu, mas fiquei extasiado. Não discutimos sobre parar no fim e estava uma pista traiçoeira, pois os pneus estavam frios. Venci duas provas seguidas, mas não quero pensar nisso agora. Conto o que vivo hoje.".

Esse erro da Mercedes diminuiu drasticamente a distância entre os dois pilotos na cliassificação do campeonato, que agora é apenas de 10 pontos, ainda à favor de Lewis.

Daniil Kvyat acabou terminando em quarto, seu melhor resultado na F1. O russo acabou sendo ultrapassado por Daniel Ricciardo, que ganhou sua posição após o período do safety-car, mas a Red Bull pediu que o australiano devolvesse a posição. Ricciardo finalizou em quinto, enquanto Kimi Räikkönen foi sexto. Sergio Pérez fez grande corrida pela Force India e garantiu um bom sétimo lugar. Destaque também para Jenson Button, que levou a McLaren aos primeiros pontos na retomada de casamento com a Honda. Oitavo lugar para o britânico, enquanto Fernando Alonso abandonou.


Felipe Nasr, em sua estreia correndo em Mônaco de F1, também conseguiu realizar uma bela prova. Sem se envolver em incidentes e com uma tocada madura, o jovem de 22 anos levou a Sauber novamente aos pontos depois de duas corridas longe do top-10. Beneficiado pelo abandono de Alonso, Nasr terminou a corrida em Monte Carlo em nono, enquanto Carlos Sainz Jr. foi décimo depois de ter largado em último. Felipe Massa não teve o mesmo bom desempenho do xará, acabou se envolvendo em um incidente na primeira volta e teve sua prova arruinada, terminando apenas em 15º.



Essa foto fala por si só, infelizmente, pouca honra para o terceiro triunfo de Rosberg em Mônaco.

Classificação do Mundial de Pilotos:
PolesVitóriasPontos
144LEWIS HAMILTONINGMERCEDES53126
26NICO ROSBERGALEMERCEDES12116
35SEBASTIAN VETTELALEFERRARI-198
47KIMI RÄIKKÖNENFINFERRARI--60
577VALTTERI BOTTASFINWILLIAMS MERCEDES--42
619FELIPE MASSABRAWILLIAMS MERCEDES--39
73DANIEL RICCIARDOAUSRED BULL RENAULT--35
826DANIIL KVYATRUSRED BULL RENAULT--17
912FELIPE NASRBRASAUBER FERRARI--16
108ROMAIN GROSJEANFRALOTUS MERCEDES--16
1111SERGIO PÉREZMEXFORCE INDIA MERCEDES--11
1217CARLOS SAINZESPTORO ROSSO RENAULT--9
1327NICO HÜLKENBERGALEFORCE INDIA MERCEDES--6
1433MAX VERSTAPPENHOLTORO ROSSO RENAULT--6
159MARCUS ERICSSONSUESAUBER FERRARI--5
1622JENSON BUTTONINGMcLAREN HONDA--4
1714FERNANDO ALONSOESPMcLAREN HONDA--0

Nenhum comentário: