21 de julho de 2008

Fim do mistério? Toyota fabricará Yaris hatch e sedã em Sorocaba revela jornal

Depois do anúncio oficial sobre a instalação da nova fábrica da Toyota na cidade de Sorocaba em São Paulo, ficou a expectativa sobre o anúncio de qual modelo será produzido. Segundo reportagem do jornal O Dia, a Toyota fabricará o compacto Yaris na configuração hatch de cinco portas e também a versão sedã do Yaris.
Segundo o jornal, o Toyota Yaris nacional chegará para competir diretamente com o Honda Fit. Atualmente, o modelo da Honda está a frente de “concorrentes” como o Citroën C3, o Volkswagen Polo, Fiat Idea e Chevrolet Meriva.
A reportagem do jornal também revela que a Toyota também vai produzir a versão sedã do Yaris an fábrica de Sorocaba. Este modelo chegaria para competir com o futuro sedã médio da Honda, construído sobre a plataforma do Fit, o qual deve lançado no ano que vem.
Vendido atualmente na Europa e Estados Unidos, o Yaris hatch mede 3,75 metros de comprimento, 1,70 m de largura, 1,52 m de altura, 2,46 m de entreeixos. A capacidade de seu porta-mals é de 275 litros de capacidade no porta-malas. Nestes mercados, o modelo conta com equipamentos como ar-condicionado digital automático, piloto automático, rádio/CD player com MP3, airbags frontais e laterais, acionamento do motor por botão no console e cartão ao invés de chave, semelhante ao do Renault Mégane.
Na parte mecânica, o modelo deve trazer um novo propulsor 1.3 de 87 cavalos de potência, ou até mesmo, compartilhar o 1.6 do Corolla. A meta da Toyota é produzir 150 mil unidades do modelo para atender o mercado brasileiro, demais países do Mercosul e E.U.A. A produção na fábrica de Sorocaba deve começar em 2011.




Nenhum comentário: