Fonte parcial: http://grandepremio.com.br
Sebastian Vettel travou um agressivo duelo contra Mark Webber, no fim do GP da Malásia, prova disputada neste domingo. O alemão conseguiu passar o companheiro de Red Bull, que liderou boa parte da corrida, mas sucumbiu nas voltas finais e não resistiu à pressão de Sebastian, que somou 27 vitórias e igualou a marca de outro tricampeão, Jackie Stewart. Já Webber, claramente muito contrariado no pódio, ficou com o segundo lugar da corrida, fazendo mais uma dobradinha para a equipe austríaca.
A Mercedes deu mais uma prova da sua melhora e colocou Lewis Hamilton em terceiro e Nico Rosberg em quarto. A dupla da escuderia prateada também travou um duelo pela terceira colocação após a quarta janela para troca de pneus. Rosberg esbravejou no rádio e pediu à equipe que Hamilton abrisse passagem, alegando que seu companheiro de equipe estava mais lento. Ross Brawn, chefe de equipe, não permitiu a inversão de posições, e Lewis foi ao pódio na equipe pela primeira vez, mas mostrou-se bem constrangido no pódio.
Hamilton, aliás, foi responsável pelo momento mais hilário da corrida quando, ao fazer seu primeiro pit-stop, parou na McLaren, sua ex-equipe, que estava duas posições atrás da Mercedes na ordem dos boxes.
Após o apagar das luzes, o pole Vettel sustentou a primeira posição sem problemas. Massa largou mal e foi ultrapassado por Alonso, este, por sua vez, disputando a liderança com Vettel, na curva 2, teve a asa dianteira danificada e, em teoria, precisava parar nos boxes para trocar a peça. Diferentemente do ocorrido na Austrália, Webber também largou bem, pulando de quinto para terceiro.
A Ferrari falhou ao não chamar Fernando para fazer a troca da asa dianteira. Ao cruzar a reta dos boxes, a asa entrou embaixo do assoalho da F138 do espanhol, que perdeu o controle do carro e passou reto na curva 1, ficando na caixa de brita. Fim de prova para Alonso, que nem teve muito tempo para comemorar seu 200º GP.
Depois das primeiras voltas, a pista acabou secando de maneira considerável. Assim, os pilotos decidiram ir aos boxes para trocar os pneus intermediários pelos compostos de pista seca. O primeiro a fazer o pit-stop foi Vettel, que liderava. Massa seguiu o taurino e também foi aos boxes. Duas voltas depois, foi a vez de Webber e Hamilton realizarem o procedimento. Foi quando a corrida reservou, talvez, o momento incrível de toda a temporada.
Lewis, ao passar pelo pit-lane, parou nos boxes da McLaren, sua ex-equipe, que esperava por Jenson Button. É o costume de seis anos defendendo o time britânico, que estava duas posições atrás em relação à Mercedes nos pits de Sepang. E para completar a caótica janela de pit-stops, Charles Pic e Jean-Éric Vergne se tocaram quando o piloto da Toro Rosso fazia sua parada e saída dos boxes. O francês da Toro Rosso acertou o carro do compatriota e levou a pior, tendo também de trocar a asa dianteira.
Passada a primeira janela para pit-stops, Webber assumiu a liderança, 2s9 à frente de Vettel. Hamilton seguia numa sólida terceira posição, seguido pelo companheiro de equipe Rosberg. Um dos grandes destaques da prova era Hülkenberg, em sexto, que pressionava muito Button, quinto colocado, enquanto Massa vinha em sétimo, mas bem longe do alemão da Sauber.
Na luta pela vitória, Vettel, com com pneus duros, se aproximava cada vez mais do líder Webber e trazia consigo Hamilton, terceiro. Mark, no entanto, resistia à pressão do companheiro de equipe, que não se intimidou e pediu, via rádio, que a Red Bull ordenasse ao australiano que abrisse caminho, o que foi sutilmente negado pelo time, que lhe pediu “paciência”.
Durante os pit-stops, Hamilton ganhou a posição de Vettel e ficou apenas atrás de Webber, já que Button também fez seu pit-stop duas voltas depois. Mas, um dos mecânicos da McLaren não conseguiu sequer prender a roda dianteira direita do carro de Jenson, que não conseguiu andar mais do que alguns metros. Ele teve de voltar para encaixar corretamente a roda do carro, mas perdeu tempo demais e comprometeu sua corrida.
Sofrendo com o desgaste dos pneus duros, Hamilton ficou longe de Webber e foi ultrapassado também por Vettel, ficando à mercê da pressão do parceiro Rosberg. Massa vinha em quinto, mas o brasileiro fazia corrida discreta, muito longe do top-4. Também distante dos líderes, Räikkönen lutava pela oitava posição e travava um duelo empolgante com Nico Hülkenberg, com quem chegou a emparelhar até mesmo na saída do pit-lane, e levou a melhor.
Após os líderes abrirem a quarta janela para troca de pneus, a corrida viu dois incríveis duelos internos: Webber e Vettel lutaram como dois leões e levantaram o público em Sepang na briga pela liderança, para desespero de Adrian Newey. O alemão levou a melhor e assumiu a ponta da corrida.
A disputa prateada teve uma boa alternância de posições entre Rosberg e Hamilton, mas o britânico acabou levando vantagem e voltou ao terceiro lugar. As câmeras da transmissão da corrida mostravam Ross Brawn, chefe da Mercedes, levando as mãos à cabeça, preocupado em manter seus dois pilotos em uma boa colocação em Sepang. Alegando estar mais rápido, Rosberg chegou a pedir à equipe que Hamilton abrisse passagem, mas Brawn rejeitou a manobra.
Passada a tensão das últimas voltas, a corrida seguiu seu curso normal, e Vettel triunfou na Malásia. Foi sua 27ª vitória na F1, igualando a marca de sir Jackie Stewart. Hamilton completou um dos pódios mais tensos dos últimos tempos na F1. Vettel e Webber mal se olharam, e era visível a insatisfação do australiano. Hamilton subiu ao pódio pela primeira vez pela Mercedes, mas também deixou Rosberg, seu parceiro desde os tempos de kart, bastante incomodado.
RESULTADO GP:
Posição | Carro | Piloto | Equipe | Diferença | Pontos |
1 | 1 | Sebastian Vettel | Red Bull Racing-Renault | Winner | 25 |
2 | 2 | Mark Webber | Red Bull Racing-Renault | +4.2 secs | 18 |
3 | 10 | Lewis Hamilton | Mercedes | +12.1 secs | 15 |
4 | 9 | Nico Rosberg | Mercedes | +12.6 secs | 12 |
5 | 4 | Felipe Massa | Ferrari | +25.6 secs | 10 |
6 | 8 | Romain Grosjean | Lotus-Renault | +35.5 secs | 8 |
7 | 7 | Kimi Räikkönen | Lotus-Renault | +48.4 secs | 6 |
8 | 11 | Nico Hulkenberg | Sauber-Ferrari | +53.0 secs | 4 |
9 | 6 | Sergio Perez | McLaren-Mercedes | +72.3 secs | 2 |
10 | 18 | Jean-Eric Vergne | STR-Ferrari | +87.1 secs | 1 |
11 | 17 | Valtteri Bottas | Williams-Renault | +88.6 secs | |
12 | 12 | Esteban Gutierrez | Sauber-Ferrari | +1 Lap | |
13 | 22 | Jules Bianchi | Marussia-Cosworth | +1 Lap | |
14 | 20 | Charles Pic | Caterham-Renault | +1 Lap | |
15 | 21 | Giedo van der Garde | Caterham-Renault | +1 Lap | |
16 | 23 | Max Chilton | Marussia-Cosworth | +2 Laps |
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:
Posição | Piloto | País | Equipe | Pontos |
1 | Sebastian Vettel | German | Red Bull Racing-Renault | 40 |
2 | Kimi Räikkönen | Finnish | Lotus-Renault | 31 |
3 | Mark Webber | Australian | Red Bull Racing-Renault | 26 |
4 | Lewis Hamilton | British | Mercedes | 25 |
5 | Felipe Massa | Brazilian | Ferrari | 22 |
6 | Fernando Alonso | Spanish | Ferrari | 18 |
7 | Nico Rosberg | German | Mercedes | 12 |
8 | Romain Grosjean | French | Lotus-Renault | 9 |
9 | Adrian Sutil | German | Force India-Mercedes | 6 |
10 | Paul di Resta | British | Force India-Mercedes | 4 |
11 | Nico Hulkenberg | German | Sauber-Ferrari | 4 |
12 | Sergio Perez | Mexican | McLaren-Mercedes | 2 |
13 | Jenson Button | British | McLaren-Mercedes | 2 |
14 | Jean-Eric Vergne | French | STR-Ferrari | 1 |
15 | Valtteri Bottas | Finnish | Williams-Renault | 0 |
16 | Esteban Gutierrez | Mexican | Sauber-Ferrari | 0 |
Posição | Equipe | Pontos |
1 | Red Bull Racing-Renault | 66 |
2 | Lotus-Renault | 40 |
3 | Ferrari | 40 |
4 | Mercedes | 37 |
5 | Force India-Mercedes | 10 |
6 | Sauber-Ferrari | 4 |
7 | McLaren-Mercedes | 4 |
8 | STR-Ferrari | 1 |
9 | Williams-Renault | 0 |
10 | Marussia-Cosworth | 0 |
11 | Caterham-Renault | 0 |
Nenhum comentário:
Postar um comentário