Fonte: http://www.sidneyrezende.com
Em 2012, os passageiros dos trens da SuperVia puderam notar que algumas composições estavam mais modernas e já contavam com ar condicionado. A novidade faz parte da renovação da frota da empresa. O SRZD entrevistou João Gouveia Ferrão Neto, diretor de Operações da SuperVia, para entender melhor como acontecerão as mudanças.
"O processo teve início em 2012, quando recebemos 30 trens chineses do governo. Mais 60 trens já foram assinados também pelo governo, e devem começar a chegar no final de 2014. Os 90 trens, juntos, representam um investimento de R$ 1,2 bilhão.
Além disso, a SuperVia comprou, por R$ 300 milhões, mais 20 trens franceses, que serão montados em uma fábrica que está sendo construída em Deodoro", afirma João. "A SuperVia também investiu R$ 1,2 bilhão, somando a compra dos 20 trens, a revitalização de uma parte dos antigos, melhoria de infraestrutura, reforma de estações e duplicação do trecho Gramacho-Saracuruna", ele acrescenta.
O presidente da Supervia, Carlos José Cunha, disse que, ao contrário de empresas chinesas que construíram os trens entregues este ano, a Alstom ofereceu ganho de tecnologia e tem duas fábricas no país, em São Paulo. “Os trens chineses que estão chegando são maravilhosos, mas temos dificuldade enorme de acompanhar a fabricação e a manutenção”, disse.
Durante o anúncio da compra dos trens, Lopes disse que a antecipação da compra não acarretará aumento do preço das passagens. “O que deverá ocorrer nas passagens, em um futuro próximo, é a mera correção prevista em contrato”, disse, sem informar o percentual.
No evento, Lopes também comentou o aumento de preços de R$ 5 bilhões para R$ 7,5 bilhões nas obras da Linha 4 do Metrô no Rio, entre a zona sul e a zona oeste, e disse que o reajuste reflete acréscimos no projeto original, como a inclusão da estação na Gávea, na zona sul.
Com foco na Copa do Mundo de 2014, o secretário anunciou para os próximos dias a licitação de uma estação de intermodal no Estádio Jornalista Mário Filho, o Maracanã. “Vamos ter trem, metrô e ônibus integrados, em uma estação totalmente reformulada permitindo que os usuários tenham um outro padrão de conforto e mobilidade que será iniciado pelo Maracanã”, disse.
João Gouveia falou, ainda, sobre a revitalização dos trens antigos: "Os trens de aço-carbono, os verdes, serão aposentados. Já os de aço inox sofrerão uma forte revitalização e ganharão ar condicionado, ficando praticamente novos. Essa revitalização custará R$ 190 milhões".
"Até 2016 toda a frota, que contará com 231 trens, estará com ar condicionado e revitalizada. Uma viagem em um trem com ar condicionado é mais silenciosa, tranquila, e assim é proporcionado um serviço melhor, atendendo a expectativa do cliente. Hoje, 83 dos 185 trens já possuem o aparelho. Além disso, com a chegada dos 30 trens chineses, estamos ofertando mais lugares ao passageiros, 290 mil por dia", ele comenta sobre os benefícios das mudanças.
"Avalio que o serviço está em pleno processo de transformação e que o objetivo é transformar o mais rápido possível. Ainda existe muito trabalho pela frente, e estamos empenhados nisso", conclui o diretor de Operações da SuperVia.
Nenhum comentário:
Postar um comentário