4 de junho de 2013

Aprovados no concurso para magistratura são empossados pelo TJRJ.

Fonte: Notícia em: www.tjrj.jus.br
O sonho de 21 de um total de mais de 5.500 candidatos à magistratura fluminense se tornou realidade nesta segunda, dia 3. A cerimônia de posse foi realizada no plenário da Lâmina Central.
A presidente do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ), desembargadora Leila Mariano, explicou que os novos juízes substitutos vão passar por um curso de preparação promovido pela Escola de Magistratura (Emerj), com duração de quatro meses, antes de assumirem a função. “Neste curso, eles (os aprovados) vão pensar e debater a função de juiz com os mais experientes. Hoje, apenas o conhecimento acerca do Direito não é suficiente. O magistrado precisa de uma formação humanística, já que suas decisões têm repercussão nos campos social e econômico. O juiz não é uma ilha, não vive isolado. Ele precisa estar atento às questões sociais”, disse a magistrada.
Enquanto o trabalho forense não começa, muitos não escondem a ansiedade. Com apenas 25 anos, William Satoshi Yamakawa é o caçula da família e o primeiro a sair da casa dos pais. A missão, em breve, será enfrentar os desafios da magistratura. E a área preferida de atuação do mais novo juiz é a criminal. “Ainda vai levar algum tempo até trabalhar na área criminal. Enquanto isso, o contato com todas as outras matérias será importante para o meu amadurecimento. Mas entendo que este é um papel importante que devo assumir e me sinto motivado para isso”, disse.
Laíne Tavares Miranda enfrentou uma dura rotina para conquistar a tão sonhada vaga. Mineira de Juiz de Fora, ela acordava todos os dias às 7h e ficava na biblioteca até a noite. “Não me lembro de ter faltado um dia. Sempre tive o sonho de ser juíza. Hoje, tornou-se realidade”, afirmou.
Os novos juízes são Anna Karina Guimarães Franciscone, Bruno Monteiro Ruliére, Catarina Cinelli Vocos Camargo, Claudia Leonor Jourdan Gomes Bobsin, Daniella Valle Huguenin, Fabio Lopes Cerqueira, Fabrício Pinheiro da Silva Freire, Kathy Byron Alves dos Santos, Laíne Tavares Miranda, Leonardo Rodrigues da Silva Picanço, Lívia Bechara de Castro, Paulo Maurício Simão Filho, Paulo Vitor Siqueira Machado, Pedro Amorim Goltlib Pilderwasser, Rafael de Almeida Rezende, Rafael Tavares Bekner Correa, Renata Gomes Casanova de Oliveira e Castro, Soraya Pina Bastos, Thiago Chaves Seixas, Viviane Ramos de Faria e Willliam Satoshi Yamakawa.
O Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro recebeu 5.552 inscrições para esse concurso, que oferecia 49 vagas. O processo seletivo teve cinco etapas, sendo três com provas escrita e oral e duas com outras avaliações: entrega de documentação, comprovação de atividade jurídica, sindicância da vida pregressa, investigação social, exame de sanidade física e mental, exame psicotécnico e avaliação de títulos. No concurso anterior, foram aprovados 37 candidatos, que tomaram posse em julho do ano passado.
Novas oportunidades
Já estão abertas as inscrições para o XLV Concurso para Ingresso na Magistratura de Carreira do Estado do Rio de Janeiro. Os interessados devem inscrever-se até o dia 28 de junho. O TJRJ está oferecendo 28 vagas para o cargo de juiz substituto. Atualmente, a Justiça fluminense conta com 838  magistrados, sendo 178 desembargadores e 660  juízes de direito, que atuam nas 82 comarcas do estado.

Nenhum comentário: