15 de junho de 2013

Faxina na OAB/RJ

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-RJ), Felipe Santa Cruz, não quer saber de moleza para os maus ‘doutores’. Em quatro meses, ele acredita que serão julgados mais de mil processos disciplinares pendentes.
Só este ano, o Conselho Pleno da entidade cassou a carteira de 60 advogados. A cada sessão, pelo menos dez profissionais são excluídos, e são colocados em pauta mais de 100 procedimentos para julgamento. Indignado, Santa Cruz revela que muitos casos são de advogados que ‘tomam’ o dinheiro dos clientes, principalmente de idosos. Para o presidente, o recado está mais do que dado.
Votação eletrônica
Para acelerar ainda mais a tramitação dos processos disciplinares, Felipe Santa Cruz anunciou que daqui a um mês será implantado o sistema de votação eletrônica na OAB.
Sem papas na língua, diz que acabou a história de processos disciplinares deixarem de ser julgados na Ordem porque prescreveram, ou seja, estouraram a validade.
Advogados excluídos
O maior problema, até então, era a falta de quórum para o julgamento dos procedimentos disciplinares. São necessários 32 votos a favor da expulsão dos 80 conselheiros.
Mas, desde de fevereiro, as sessões bombam e a entidade pode bater este ano o recorde de exclusões. Não jogar a sujeira para debaixo do tapete aumenta ainda mais a credibilidade da OAB.

Nenhum comentário: