9 de junho de 2013

Sebastian Vettel dominou e venceu o GP do Canadá de Fórmula 1.


Faltaram adversários para Sebastian Vettel no GP do Canadá. O alemão venceu, neste domingo (8), uma das corridas mais tranquilas no Mundial de F1. Pela 21ª vez, o tricampeão transformou uma pole-position em vitória, a 29ª da carreira, e disparou na liderança da temporada 2013.

Vettel imprimiu um ritmo forte desde as primeiras voltas e logo tratou de construir uma vantagem razoável para o inglês Lewis Hamilton, que ocupava a segunda colocação. Ele só perdeu a dianteira durante a primeira rodada de pit-stops – nada chegou a realmente ameaçar sua hegemonia. Na segunda metade da corrida, tudo o que o piloto da Red Bull precisou fazer foi administrar o equipamento, a diferença para o restante do pelotão e negociar com os retardatários – apenas cinco terminaram na mesma volta do líder.

Essa foi a primeira vitória de Vettel no Circuito Gilles Villeneuve. Há dois anos, ele chegou bem perto de subir ao alto do pódio, mas perdeu na última volta para Jenson Button. Agora, das 19 provas que fazem parte do calendário da F1 em 2013, Vettel só não ganhou troféus de primeiro lugar na Alemanha e na Hungria.

Fernando Alonso cruzou a linha de chegada em segundo após travar um duelo empolgante com Hamilton nas voltas finais. Bem mais rápido durante o último stint, o espanhol se aproximou da Mercedes e passou algum tempo na cola dela até finalmente conseguir executar a ultrapassagem. Hamilton esboçou uma reação, mas teve de se contentar com o degrau mais baixo do pódio.

Mark Webber e Nico Rosberg completaram o top-5, seguidos por Jean-Éric Vergne e Paul di Resta. O escocês adotou uma estratégia de apenas uma parada, assim como Kimi Räikkönen, que fechou em nono e ampliou a sequência de corridas dentro da zona de pontuação para 24, igualando o recorde de Michael Schumacher.

O brasileiro Felipe Massa, que largou na oitava fila, fez um começo de corrida agressivo e repleto de ultrapassagens, mas foi discreto na segunda metade da prova e completou a 70ª e última volta em oitavo, depois de superar Räikkönen nos derradeiros instantes.

Adrian Sutil completou o grupo dos dez melhores, e a McLaren encerrou de maneira melancólica a sequência de vitórias no Canadá com Sergio Pérez em 11º e Jenson Button em 12º. A próxima etapa do Mundial de F1 acontece daqui a três semanas, na Inglaterra.


RESULTADO DA PROVA:

1GermanyS VettelRed Bull
2SpainF AlonsoFerrari
3Great BritainL HamiltonMercedes
4AustraliaM WebberRed Bull
5GermanyN RosbergMercedes
6FranceJ VergneToro Rosso
7Great BritainP Di RestaForce India
8BrazilF MassaFerrari
9FinlandK RaikkonenLotus
10GermanyA SutilForce India
11MexicoS PerezMcLaren
12Great BritainJ ButtonMcLaren
13FranceR GrosjeanLotus
14FinlandV BottasWilliams
15AustraliaD RicciardoToro Rosso
16VenezuelaP MaldonadoWilliams
17FranceJ BianchiMarussia
18FranceC PicCaterham
19Great BritainM ChiltonMarussia
CLASSIFICAÇÃO DO CAMPEONATO:

Nenhum comentário: