5 de novembro de 2013

Supermercados Extra e Carrefour são multados por abusos contra o consumidor.

Fonte: http://www.sidneyrezende.com

Quando os supermercados garantem cobrar o valor de produtos oferecidos em promoções da concorrência, é bom suspeitar!
 
As redes de supermercados Carrefour, Extra e Walmart prometem fazer isso, e eu já utilizei dessa promessa diversas vezes, nas três redes, e só tive problemas com o Carrefour e com o Extra, mas que foram resolvidos em diálogos com os gerentes, nas respectivas ocasiões.

Contudo a prova do motivo para tal desconfiança é de que, nesta segunda-feira, agentes da Secretaria de Estado de proteção e Defesa do Consumidor (Seprocon), por meio do Procon-RJ, realizaram a operação "Pique-Esconde" no Rio e em Duque de Caxias. Dos onze estabelecimentos vistoriados, quatro não disponibilizavam os produtos em suas prateleiras.
 
A operação "Pique-Esconde" também trabalhou contra os supermercados que restringem a quantidade para a compra de produtos em promoção, o que é proibido por lei.

Na filial do Carrefour, na Rodovia Washington Luiz (Rio-Petrópolis), em Duque de Caxias, os fiscais encontraram escondidos no estoque diversas caixas de leite das marcas Italac e DaMatta que estavam em promoção na concorrência. O supermercado também limitava a venda de latas de Nescau por cinco unidades por cliente. Curiosamente, uma placa com um comunicado no corredor do supermercado apresentava o inverso do que diz o CDC, informando que o código permite que a venda de produtos pode ser limita por cliente.

Localizadas na Ilha do Governador, Campo Grande e Barra da Tijuca, três filiais do Extra também limitavam a quantidade de produtos em promoção que o cliente poderia comprar. Todos eles foram autuados e serão multados.

Os que não apresentaram irregularidades foram as filiais do Carrefour do Norte Shopping, Sulacap e da Barra da Tijuca, e as filiais do Extra de Bento Ribeiro, Carioca Shopping, Maracanã e Olaria.

As práticas descritas acima sempre ocorrem nessa época do ano, há alguns anos, justamente quando o Supermercados Guanabara faz a sua tradicional promoção de aniversário, na qual os preços de diversos produtos são bem reduzidos, em relação aos que são normalmente praticados, e ainda que tardiamente foi percebida pelo órgão fiscalizador, e agora é combatida. 

Parabéns ao PROCON-RJ.


Nenhum comentário: