28 de setembro de 2014

MITSUBISHI PAJERO TR4 4X2

Seguia eu lendo o caderno de automóveis do jornal, desse sábado 27/09, quando na última página, me deparo com um anúncio da montadora japonesa Mitsubishi, o qual, normalmente nem passo o olho, contudo, como tinha um belíssimo ASX, dessa vez fiz diferente e dei mais atenção, pois estou na busca por meu próximo suv ou similar.

Para minha surpresa, o outro modelos anunciado era o Pajero TR4 4X2, 2.0 flex, modelo 2015, custando R$68.990,00.

E porque surpresa? Logo me veio a mente o preço do Ecospot e do Duster em versões equivalentes com o que é oferecido por esta versão da Pajero, e pensei, será que esse Mitsubishi não teria uma melhor relação custo-benefício?

Eu nem sabia que esse modelo é nacional, não fazia idéia quanto custava e nem mesmo que era flex, agora, mesmo tendo um designer já um pouco ultrapassado em comparação com outros carros do tipo, e com o prórprio ASX, R$15.000,00 mais caro, passa a ser uma opção que merece ser considerada com carinho.

Fica o registro que comprei meu Ecosport 2012, no apagar das luzes para da versão anterior à atual, paguei um preço justo para um carro, naquela época considerado completo, e até com comandos de som atrás do volante e sistem My conect para atendimento de celular, e não me arrependi em um só instante que fosse, e sei que algo parecido ocorreu para muita gente que comprou o Kadett, o Astra, o Focus antigo, e muitos outros no fim de carreira.

Por esta razão, pelo menos para mim, não seria problema algum pagar um preço justo por um carro, apenas porque o modelo já tem anos de estrada, como é nítido nesse modelo, ou está perto do fim de fabricação. Registro que nem sei se esse é o caso da Pajero TR4 4X2.

Para não dizerem que só elogiei, sem dúvidas há faltas da Mitsubishi, pois o modelo, em razão da concorrência, já deveria vir com sensor de ré, rack de teto, kit multimidia com sistema de navegação e comandos de som no volante ou coluna.

Ele vem equipado com motor 2.0L Flex de 16V HCR, estrutura monobloco com chassi reforçado, preparado para uso urbano, transmissão mecânica de cinco marchas, proporcionando maior performance do veículo, além de suspensão dianteira independente McPherson e suspensão traseira formada por estrutura 5-link.

Portanto, quem quer comprar uma SUV ou similar, avaliem esse modelo, faça um test drive se a fabricante permitir, em breve eu vou tentar fazer o meu, pois talvez seja uma grata surpresa!

DIMENSÕES

COMPRIMENTO (MM) 4058
LARGURA (MM) 1680
ALTURA (MM) 1714 (COM RACK NO TETO: 1770)
ENTRE-EIXOS (MM) 2450
BITOLA DIANTEIRA (MM) 1441
BITOLA TRASEIRA (MM) 1451
ALTURA LIVRE DO SOLO (MM) 215
PESO EM ORDEM DE MARCHA (KG) 1360
CARGA ÚTIL (KG) 450
PESO BRUTO TOTAL (KG) 1810

MOTOR

DENOMINAÇÃO 4G94
TRAÇÃO 4X2 TRASEIRA
DISPOSIÇÃO E COMBUSTÍVEL LONGITUDINAL / FLEX (GASOLINA E/OU ETANOL EM QUALQUER PROPORÇÃO)
CILINDROS E CABEÇOTE 4 EM LINHA / 16 VÁLVULAS / SOHC
CILINDRADA (CM³) 1999
DIÂMETRO E CURSO (MM X MM) 81,5 X 95.8
TAXA DE COMPRESSÃO 11,0 : 1
ALIMENTACAO INJEÇÃO ELETRÔNICA MULTIPONTO SENQUENCIAL
POTÊNCIA MÁXIMA (CV @ RPM) GASOLINA: 135 @ 5500 ETANOL: 140 @ 5500
TORQUE MÁXIMO (KGF.M@ RPM) GASOLINA: 20,0 @ 2250 ETANOL: 22,0 @ 4500
TANQUE DE COMBUSTIVEL (LITROS) 72
SUSPENSÃO: DIANTEIRA INDEPENDENTE, ESTRUTURA MCPHERSON MOLAS HELICOIDAIS, BARRA ESTABILIZADORA e TRASEIRA EIXO RÍGIDO, ESTRUTURA 5-LINK, MOLAS HELICOIDAIS
FREIOS: DIANTEIRO DISCO VENTILADO e TRASEIRO TAMBOR
RODAS: RODAS LIGA LEVE 17''X 7,0'' com PNEUS 225/65 R17

Cronologia:

2003 - Substituição do Pajero importado pelo nacional TR4 com motor 2.0 16V de 131 cv 
2005 - Versão blindada de fábrica e versão Long Range com tanque de gasolina de 91 litros
2006 - Faróis e lanternas redesenhados (junho)
2007 - Motor 2.0 16V Flex (julho)
2008 - Versão GLS com airbag apenas para o motorista e sem ABS (maio)
2009 - Reestilização e motor mais potente de 135/140 cv (setembro)
2011 - Opção de tração apenas traseira 4x2 (dezembro)
2014 - Série especial O’Neill limitada a 600 unidades (setembro)

É claro que esse carro poderia vender muito mais se a Mitsubishi fizesse um melhor trabalho de divulgação do modelo, aliais, não só desse, dos outros também, pois a montadora pouco divulga seus carros!




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