Fonte: http://revistaautoesporte.globo.com/
Buscando permanecer na liderança, a Fiat apresentrou a linha 2015 do Uno que chega com reestilização na dianteira e no interior, e o acréscimo de algumas novidades, em determinadas versões, como a opção de câmbio automatizado Dualogic e o primeiro sistema start-stop do motor em um carro nacional.
O start-stpo só vem de série na versão Evolution 1.4, e esportivo e encantador Dualogic somente nas versões Way 1.4 e Sporting 1.4 , e em ambos os casos, os itens não estão disponíveis para as outras versões.
A versão de entrada e mais básica, Vivace, passa à linha 2015, mas mantêm a carroceria anterior.
O Start-Stop que vem de série na nova versão Evolution, desliga e religa o motor automaticamente. Uma redução de até 20 por cento no consumo de combustível pode ser verificada com o sistema ligado, principalmente nas paradas constantes, no trânsito das grandes cidades. Em trânsito pesado basta parar o carro em ponto morto que o motor desliga automaticamente. Para sair, é só pisar na embreagem para o propulsor religar imediatamente.
No painel do carro, após o desligamento do motor em uma parada, um símbolo mostra quando o sistema está ativo e funcionando. Em caso de paradas mais longas, que excedam 165 segundos, o motor entra em funcionamento sem a intervenção do motorista, garantindo a proteção da carga da bateria. O sistema também pode religar automaticamente o motor caso o vácuo do servo-freio baixe ou ainda se o carro atingir velocidade superior a 3 km/h, em uma situação de aclive e declive.
O sistema de partida do carro foi reformulado, a bateria de 60 Ah traz Mix Acid Element [misturador do eletrólito], além de células de energia com tecnologia Heavy Duty que garante partidas e recargas mais rápidas.
Existe também o Sensor Inteligente de Bateria [IBS], que monitora não só a carga elétrica do acumulador como todo o consumo de eletricidade do carro enquanto o motor está desligado. Este sensor trabalha diretamente ligado ao sistema de gerenciamento eletrônico do carro, garantindo que o Start-Stop só atue quando a bateria estiver acima dos 75 por cento de carga.
Ainda para garantir recargas mais rápidas da bateria, o alternador é especial, de 120 Ah. E mais, um estabilizador de tensão mantém constante a corrente elétrica para todo o veículo, mesmo durante as repartidas. Com o ar condicionado funcionando, o sistema religa o motor automaticamente após 60 segundos para manter a climatização interna.
Durante a parada, o ventilador interno do ar-condicionado permanece em funcionamento, porém o compressor se desliga, uma vez que ele depende do funcionamento do motor. Caso o motorista queira manter o ar da cabine mais frio, o sistema Start-Stop pode ser desligado a qualquer momento através de um botão no painel frontal.
O câmbio automatizado Dualogic Plus pode equipar opcionalmente as versões Way 1.4 e Sporting 1.4 do Uno. Agora ele é totalmente controlado por botões instalados no console central do modelo, dispensando o uso da alavanca. Atrás do volante, duas borboletas permitem trocas de marchas manualmente, algo incrível para os padrões dos carros brasileiros.
Entre as novidades estão a tela LCD de 3,5 polegadas de alta resolução, que conta com funções e novas informações como a indicação para troca de marchas para uma condução mais econômica, informações do áudio, revisão do veículo, velocidade com leitura digital, temperatura do motor e externa, econômetro digital, indicador de lâmpadas queimadas, número de horas de funcionamento do motor, entre outras.
Por dentro as entradas AUX, USB e tomada 12V foram reposicionadas no console central, o equipamento de som agora tem formato 2DIN. Os comandos dos vidros elétricos agora estão posicionados nos painéis de portas. Os comandos dos retrovisores externos elétricos também ficam na porta do motorista.
Os motores Fire Evo Flex 1.0 e 1.4 seguem sem alterações, mas com melhorias em sua ancoragem e isolamento acústico da carroceria reduzindo aproximadamente 17 por cento a vibração percebida no volante de direção com ar-condicionado ligado.
Todas as versões podem ainda ser equipadas com dois kits de personalização:
Kit Black-White - para o interno do carro: tecido exclusivo, ambiente interno na cor preta, maçanetas internas na cor preto brilhante, detalhes internos na cor branca [volante, quadro de instrumentos], faixa horizontal no painel com tecnologia Soft Coating tema Urban e sobre-tapetes exclusivos em carpete.
Kit Dark-Grey - para o externo do carro: adesivo personalizado no capô e tampa traseira, retrovisores na cor cinza fosco, spoiler na tampa traseira na cor cinza fosco, retrovisores externos com luzes indicadoras de direção integradas, faróis com máscara negra, revestimento externo nas colunas das portas, maçanetas na cor do veículo, grade dianteira na cor cinza fosco com anéis na cor preto brilhante.
Confira abaixo os preços da linha Uno 2015:
Uno Vivace 1.0 2p: R$ 26.370 (primeira versão do Novo Uno)
Uno Vivace 1.0 4p: R$ 28.500 (primeira versão do Novo Uno)
Uno Attractive 1.0: R$ 30.990
Uno Evolution 1.4: R$ 34.990
Uno Way 1.0: R$ 31.490
Uno Way 1.4: R$ 34.990
Uno Sporting 1.4: R$ 36.650
Nenhum comentário:
Postar um comentário