A Universidade Candido Mendes é uma das mais tradicionais instituição de ensino superior do País, uma vez que fundada em 1902, foi pioneira na América Latina ao lançar o primeiro curso de Economia do Brasil.
Administrada pela Mantenedora Sociedade Brasileira de Instrução, a mais antiga instituição de ensino privado do país, a UCAM tem como missão oferecer excelência acadêmica a preços acessíveis. Sua excelência acadêmica vem sendo comprovada através dos anos. Na última avaliação institucional realizada pelo MEC, a universidade, que conta com 13 campi e oferece 19 cursos de graduação, mestrado e doutorado a mais de 10 mil alunos, recebeu nota 4 (em uma escala de 1 a 5).
Contudo, nada disso foi capaz de evitar que a crise econômica vivida pelo país nos últimos anos, afetasse a instituição, o que acabou por ser agravado com a pandemia do Coronavírus, e tal cenário levou a Universidade Candido Mendes (UCAM) entrar com pedido de recuperação judicial, nesta segunda-feira (11/05), no Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, uma medida extrema para garantir um plano de reestruturação que possibilitar a manutenção do funcionamento da universidade.
Em nota, a universidade informou que enfrenta dificuldades financeiras desde a ampliação da oferta de cursos entre 2012 e 2014, quando chegou a ter 24 mil estudantes. Os problemas, no entanto, se agravaram com a crise econômica do país e, principalmente, com o quadro de quarentena devido à pandemia do coronavírus.
"Diante da pandemia do coronavírus e do cenário econômico de recessão dos últimos anos, foram adotadas todas as medidas legais possíveis para reduzir as perdas da instituição. No entanto, a UCAM atingiu o limite de sua capacidade de operação em condições adversas", diz a nota.
Atualmente, a Universidade Cândido Mendes tem 10 mil estudantes em 13 campi no estado do RJ. De acordo com a instituição, as aulas, dadas à distância devido ao isolamento social, vão ser mantidas durante o processo de recuperação judicial.
Fonte: https://g1.globo.com/
Foto: Reprodução de internet
Nenhum comentário:
Postar um comentário