9 de outubro de 2009

Golfe e rúgbi retornam às Olimpíadas e serão disputados a partir de 2016, no Rio

No congresso em Copenhague, COI aprova inclusão dos dois esportes. Torcida carioca poderá ver Tiger Woods, o atleta mais bem pago do mundo
Tiger Woods, o atleta mais bem pago do mundo, já pode reservar sua passagem para o Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico internacional aprovou nesta sexta-feira a inclusão do golfe no programa dos Jogos a partir de 2016, quando a capital carioca será a sede da competição. O rúgbi também estará de volta ao programa olímpico daqui a sete anos. Serão 28 esportes disputados no Rio. O Comitê Olímpico Brasileiro já havia anunciado que, em caso de aprovação, o rúgbi seria disputado no estádio de São Januário, do Vasco da Gama. O golfe ainda não tem local definido, mas deve ficar no Itanhangá, na Barra da Tijuca. As duas modalidades foram avaliadas nesta sexta, em Copenhague, no último dia do congresso que começou há uma semana e escolheu o Rio como sede de 2016. Assim como aconteceu na disputa entre Rio, Madri, Tóquio e Chicago, cada esporte levou seus representantes à Dinamarca e fez lobby com os integrantes do COI ao longo da semana. Tiger Woods não viajou, mas gravou um depoimento em vídeo para a apresentação. - Há milhões de jogadores de golfe pelo mundo que ficariam orgulhosos de representar seus países – afirmou Woods, no vídeo.
Votação tranquila

Golfe e rúgbi foram as duas modalidades selecionadas para a votação final em Copenhague, batendo ao longo do caminho esportes como beisebol, softbol, caratê, patinação e squash. Nesta sexta, as duas modalidades finalistas tiveram 20 minutos cada para fazer suas apresentações. A sessão de perguntas deveria durar 10 minutos, mas se estendeu por quase meia hora nos dois casos.

Para garantir a inclusão no programa olímpico, era preciso obter maioria simples na votação entre os 106 integrantes do COI. Nos dois casos, a vitória veio com folga. O golfe, que já foi esporte olímpico, mas não participava dos Jogos desde 1904, conseguiu 63 votos a favor e 27 contra. No caso do rúgbi, a facilidade foi ainda maior: 81 a 8 para a modalidade, que esteve nos Jogos até 1924. Foi a primeira inclusão de novos esportes no programa olímpico desde 1993, quando o triatlo foi aprovado para entrar nos Jogos de Sydney-2000.

Formatos de disputa O COI propôs que a competição de golfe seja disputada em oito dias (quatro para o masculino e quatro para o feminino), com 60 homens e 60 mulheres. O fomato será "stroke play" (por tacadas). Eles jogarão 72 buracos, 18 por dia. No rúgbi, a ideia é fazer as disputas em um período entre dois e quatro dias, com 12 equipes masculinas e 12 femininas (288 atletas). Os 12 times serão divididos em dois grupos, e os dois melhores de cada avançarão às semifinais.

Nenhum comentário: