27 de novembro de 2011

Massa é o primeiro ferrarista a ficar sem pódio em 30 anos

Fonte parcial: http://esporte.ig.com.br

Com o quinto lugar conseguido por Felipe Massa no Grande Prêmio do Brasil de 2011, o brasileiro fecha a temporada com uma marca nada positiva, qual seja, não ter subido ao pódio sequer uma vez neste ano. A última vez que um piloto da Ferrari viveu a mesma situação foi em 1981.

Há 30 anos, o francês Didier Pironi, em seu primeiro ano correndo pela Ferrari, passou a temporada inteira em branco, tendo como melhor colocação o quarto lugar no GP de Mônaco. Desde então, Massa é o primeiro piloto da escuderia italiana a ficar sem pódio em uma temporada completa.

Em 2011, o brasileiro sequer conseguiu repetir o melhor resultado de Pironi em 1981. Massa teve o quinto lugar, alcançado em seis ocasiões neste ano, como sua colocação mais alta na temporada.

No ano de 2009, Felipe participou das nove primeiras corridas do campeonato, mais da metade, e naquela ocasião só conseguiu um pódio, no GP da Alemanha, o último que participou. Ainda neste ano de 2009, Luca Badoer e Giancarlo Fisichella, que substituíram Massa, tiveram desempenhos pífios, e não conseguiram sequer pontuar.

O mais perto disto, para um piloto que participou da temporada inteira, ocorreu em 1996, quando o irlandês Eddie Irvine conseguiu apenas um terceiro lugar, no GP da Austrália, abertura do campeonato daquele ano, e ainda em 1993, quando Gerard Berger chegou uma unica vez em terceiro, no GP da Hungria.

Em 1986 Michelle Alboreto também subiu uma unica vez no pódio, mas foi em segundo lugar, no GP da Áustria.

Já no ano de 1980, ano em que defendia o título de 1979 conquistado por Jody Scheckter, a vergonha foi muito maior para Ferrari, pois a equipe somou apenas 08 pontos em toda a temporada e nenhum de seus dois pilotos, o campeão e Gilles Villeneuve,  subiram ao pódio.

Apenas para registro, o pior ano de Rubens Barrichello pela Ferrari foi o de 2005, onde conseguiu apenas quatro pódios, dois segundos e dois terceiros lugares.

O brasileiro também perde na comparação com seu companheiro de equipe, Fernando Alonso, que ganhou uma corrida, foi segundo em cinco e terceiro em outras quatro. Além disto, finalizou o campeonato com 139 pontos a menos que o espanhol, Massa largou atrás de Alonso em 15 das 19 provas do ano e só terminou à frente do bicampeão em três corridas.

O desfecho desta temporada estraga a festa de Massa, que completou neste domingo dez anos na Fórmula 1, mais não dez temporadas como titular, e 100 GPs pela Ferrari. O brasileiro tem contrato com a equipe até o final de 2012.

Nenhum comentário: